Vaselina para Borracha: o papel do produto na lubrificação e na manutenção de borracha

Sabemos que a borracha é um produto conhecido por sua elasticidade e flexibilidade, o que a torna um item muito importante e valioso para o uso industrial. Mas, devido às propriedades físicas da borracha, como o atrito e a adesão, há dificuldades para que sejam minimizados os problemas de desgaste e calor quando as superfícies deste composto entram em contato entre si ou com outros materiais. É fato que uma lubrificação adequada poderá minimizar ou suavizar esses problemas, aumentando o desempenho e a durabilidade dos componentes formados à base de borracha.

A vaselina para borracha tem um papel importante na lubrificação e na manutenção do elastômero de borracha. A vaselina para borracha contribui para reduzir o atrito entre as superfícies de borracha, impedindo o desgaste prematuro e estendendo a vida útil das peças

Uma outra função da vaselina para borracha é a de contribuir para dissipar o calor gerado durante o atrito, impedindo o superaquecimento e os possíveis danos ao elastômero.

Há aplicações em que a vaselina para borracha é utilizada como vedante do sistema, ou seja, a vaselina para borracha é usada em vedações de borracha, onde o lubrificante as impede de secarem, de criarem rachaduras ou se tornarem quebradiças com o tempo.

Conhecendo o mecanismo de lubrificação com o uso da Vaselina para Borracha

A vaselina para borracha funciona como um lubrificante, pois forma uma barreira fina e escorregadia entre duas superfícies, o que reduz o atrito e impede o contato direto entre elas. Por apresentar uma característica semissólida a vaselina para borracha aumenta a eficácia da sua adesão às superfícies, fornecendo uma lubrificação contínua, mesmo quando trabalhando sob pressão moderada.

Vantagens e limitações da lubrificação com uma Vaselina para Borracha

Vantagens

  • A vaselina para borracha é um produto de grande disponibilidade e fácil acesso, podendo ser adquirida até em lojas, supermercados e Home Centers;
  • A vaselina para borracha é um produto de fácil aplicação, e sua consistência pastosa contribui para diminuir o desperdício;
  • Podemos dizer que a vaselina para borracha é um produto que gera um efetivo ganho de custo, pois o seu preço de aquisição é bem inferior ao da maioria dos lubrificantes pastosos disponíveis no mercado.

Limitações

  • A vaselina para borracha possui uma limitação de uso em operações ou ambientes com temperaturas elevadas, o que altera a sua consistência e limita a eficácia do seu poder lubrificante;
  • Cuidados adicionais devem ser tomados quando se está aplicando a vaselina para borracha, pois devido à sua consistência pastosa, com o passar do tempo poeiras e detritos podem aderir às superfícies da borracha revestida com a vaselina, o que potencialmente poderá causar o aumento do atrito entre as superfícies;
  • Esta é uma das maiores limitações, pois há hoje disponível no mercado uma grande variedade de produtos fabricados com uma enorme diversidade de elastômeros, sendo que muitos não são compatíveis com a vaselina para borracha, o que faz com que o usuário ou o operador tenha que ter o exato conhecimento do tipo de elastómero que está presente no equipamento, e se este elastômero possui ou não restrições ao contato com a vaselina para borracha.

Quais tipos de elastômeros podemos lubrificar com a Vaselina para Borracha?

A vaselina para borracha poderá ser utilizada para lubrificar anéis de vedação feitos de borrachas sintéticas como Neoprene e Nitrila. No entanto, saber se o anel “oring” é feito de borracha natural ou de borracha sintética é onde está o problema, pois como a vaselina para borracha é feita com derivados de petróleo, estes produtos contribuem para degradar a borracha natural.

Como mencionado, a vaselina para borracha é um derivado de petróleo e estes compostos a base de hidrocarbonetos atacam borracha natural. Se você cobrir as juntas de borracha natural com vaselina para borracha com a intenção de preservá-las, infelizmente depois de algum tempo você observará o efeito oposto: a borracha se tornará porosa e você precisará substitui-la.

Em resumo podemos dizer que apesar da vaselina para borracha ser um bom lubrificante, apresentar um custo acessível e estar prontamente disponível para determinadas aplicações, ela não pode ser considerada a melhor opção de lubrificação sem que se conheça efetivamente qual é a constituição do elastômero que compõem a peça a ser lubrificada.

Vale lembrar que tanto em vedações industriais ou na utilização em juntas de borracha doméstica, a lubrificação correta pode fazer toda a diferença na manutenção da flexibilidade e eficácia das peças de borracha, por tanto, consulte o fabricante da peça antes iniciar um processo de lubrificação com  qualquer tipo de lubrificante sólido ou líquido, inclusive se estiver pretendendo utilizar a vaselina para borracha.

Em complemento a este assunto, sugerimos a leitura do texto no link a seguir: https://cadium.com.br/o-oleo-mineral-ataca-a-borracha/

Vaselina para Borracha onde comprar?

Na CADIUM a vaselina para borracha poderá ser adquirida de duas formas:

Para aquisições normais a solicitação deverá ser feita diretamente aos nossos colaboradores através dos seguintes canais de comunicação:

  • e-mail: cadium@cadium.com.br;
  • WhatsApp: 11-97587-7837;
  • Telefone PABX: 11-4047-9292.

Para a aquisição fracionada em pequenas embalagens a vaselina para borracha poderá ser adquirida diretamente no site de e-commerce da CADIUM acessando o link a seguir:

https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/vaselina/

Não deixe de consultar a CADIUM. Aguardamos o seu contato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *