O uso do Óleo Mineral Alimentar é seguro?

Existe por parte de alguns profissionais, desconfianças sobre a qualidade e a segurança do uso do óleo mineral alimentar. Cabe informar que até o momento, não há um relatório publicado que tenha confirmado abertamente ou afirmado que o óleo mineral alimentar é inseguro para o consumo humano. Cabe também informar que os óleos minerais, os chamados óleos básicos minerais, que apresentam baixo grau de tratamento de purificação, são considerados tóxicos para uso em contato com a pele humano e alimentos, mas o óleo mineral alimentar é um produto altamente refinado e seguro para uso pela indústria alimentícia. Apesar de não haver muitas informações sobre os potenciais efeitos colaterais que o óleo mineral branco possa causar na saúde humana, as autoridades sanitárias recomendam que estes devem ser usados e consumidos com moderação em contato com alimentos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a afirmar que a dose mais segura de consumo do óleo mineral alimentar é de 20mg / kgBW, sendo que a EFSA (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar), indicou o uso de uma dose mais segura e conservadora do óleo mineral alimentar na quantidade de 12mg / kgBW. Estes valores indicam que claramente o óleo mineral branco não é uma grande ameaça à saúde, se o consumidor do produto mantiver a sua ingestão diária abaixo de 720mg. Com estes números pode se chegar à conclusão que o óleo mineral alimentar é seguro para os seres humanos. É fato que o óleo mineral alimentar é regularmente usado como aditivo alimentar na indústria alimentícia, e com isso, não há qualquer preocupação relacionada ao seu uso.

O FDA (Food and Drug Administration) e o regulamento para o uso do óleo mineral alimentar

O órgão Norte Americano de regulamentação fiscalização de alimentos, o FDA, estabelece que o óleo mineral branco de grau alimentar, ou simplesmente óleo mineral alimentar, deve ser aprovado para uso em alimentos e bebidas, desde que não exceda em mais de 10 partes por milhão em qualquer alimento a que seja adicionado. A Lei de Saúde e Educação Suplementar Dietética dos EUA, de 1994, exige que os produtos de nível alimentar que usem o óleo mineral branco grau alimentar em sua formulação, devem ser “seguros” para o consumo, sendo de responsabilidade dos fabricantes e não da FDA, o de garantir a segurança do produto.

O óleo mineral branco grau alimentar é normalmente utilizado em aplicações de manipulação de alimentos em razão de ser um produto inodoro e sem sabor, além de evitar a absorção de água. Com isso, o óleo mineral alimentar tem grande aplicação como conservante para utensílios de cozinha, tábuas de corte de madeira visando impedir a absorção de odores alimentares e líquidos alimentares, para lubrificar equipamentos de manipulação de alimentos, para polir e conservar superfícies de aço inoxidável e facas após contato com os alimentos.

Onde é utilizado o óleo mineral alimentar?

Para ser considerado um óleo mineral alimentar, um óleo mineral branco tem que atender aos requisitos rigorosos dos regulamentos da FDA (Food and Drug Administation) dos EUA e o Código de Regulamento Federal 21 CFR 172.878. Cabe informar que a regulamentação de referência que é utilizada em todo o mundo, sobre o óleo lubrificante de grau alimentício foi elaborada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que definiu as designações desses lubrificantes baseados em códigos de regulamentos federais utilizados nos EUA.

De acordo com a USDA, o óleo lubrificante grau alimentar, é classificado por três designações, a saber: o óleo lubrificante grau alimentício NSF H1 define os produtos que podem ter contato incidental com alimentos. Normalmente é uma designação usada em ambientes de processamento de alimentos, onde os lubrificantes atuam com a função da formação de uma película protetora em máquinas. O óleo lubrificante grau alimentício NSF H2 designa os produtos podem fazer a função de lubrificação em sistemas fechados, sem o contato direto com o alimento, como no caso de fluídos hidráulicos, lubrificantes para compressores e engrenagens, entre outros. Já o óleo lubrificante grau alimentar NSF H3, envolve os lubrificantes usados para a limpeza e a proteção contra ferrugem.

Outras aplicações pouco conhecidas do óleo mineral alimentar

O óleo mineral alimentar é usado em diversas aplicações entre as quais destacamos:

  • Óleo mineral branco empregado como desmoldante na fabricação balas, pães e biscoitos;
  • Na lubrificação de cortadores e facas, bandejas, churrasqueiras, panelas, ganchos e outros equipamentos de processamento de alimentos.
  • Óleo mineral alimentar tem grande uso no revestimento de cascas de frutas e legumes, para preservação e melhora da aparência;
  • O óleo mineral grau alimentar é utilizado como um desembaçador no processamento de açúcar de beterraba e do vinho;
  • No revestimento de casca de ovo o óleo mineral grau alimentício é utilizado para prolongar a vida útil do ovo;
  • em silos de armazenagem de grão, o óleo mineral alimentar é utilizado para o controle da poeira de grãos e para minimizar o risco de incêndio.
  • O óleo mineral branco de grau alimentar é utilizado como desmoldante fabricação de doces, peixes defumados, frutas secas e vegetais, carne seca, claras de ovo, alimentos desidratados e alimentos congelados.
  • Encontramos o uso do óleo mineral alimentar como auxiliar de processo em máquinas de salsicha e linguiça, máquinas de espaguete e macarrão, e em vários tipos de equipamentos de embalagem de carne.
  • O óleo mineral alimentício é usado como lubrificante de uso geral como revestimento preventivo contra a ferrugem em muitos tipos de equipamentos de processamento de alimentos.

Atualmente o óleo mineral branco de grau alimentar é largamente utilizado em toda a indústria de processamento de alimentos, e devido à sua grande versatilidade e ao seu baixo custo, se comparado à lubrificantes alternativos de base sintética, podemos dizer que este produto continuará por muito tempo fazendo parte do nosso cotidiano, sendo utilizado em processos e produtos que consumimos regularmente.

Havendo a necessidade da aquisição de um óleo mineral alimentar, ou se apenas precisar de alguma informação técnica sobre o produto, não deixe de consultar a CADIUM. Possuímos uma linha completa de óleos minerais branco para o atendimento das mais diversas aplicações, e a nossa equipe de colaboradores estará a sua disposição para o fornecimento das respostas à sua consulta. E te convidamos para acessar o Blog de nosso Site, onde neste você encontrará mais informações sobre o óleo mineral alimentar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *