Vaselina Sólida Industrial para que serve?

Antes de responder à pergunta do enunciando “vaselina sólida industrial para que serve?”, vamos primeiro repassar algumas informações sobre o que é este produto.

A vaselina sólida industrial é um produto derivado do petróleo. Ela é produzida a partir da mistura de parafinas sólidas e óleos minerais de primeiro refino. A denominação vaselina vem do final dos anos 1.800, quando houve um grande aumento do processo de extração de petróleo, principalmente nos EUA. Um gel pegajoso se formava nas brocas de perfuração e posteriormente se descobriu ser um produto cicatrizante das feridas dos operadores. Este gel purificado recebeu o nome de petrolato, ou petrolato natural, e posteriormente passou a ser comercializado com o nome de vaselina.

É por este motivo que muitas pessoas ainda se referem à vaselina sólida com o nome de petrolato. A indústria farmacêutica ainda menciona a vaselina sólida em suas formulações com o nome de petrolato. Mas atualmente não mais se produz vaselina sólida através do petrolato natural, já que a sua incidência não gera um volume economicamente viável para ser industrializado.

A palavra industrial presente no nome da vaselina líquida industrial é proveniente da aplicação a que se destina o produto, ou seja, é indicado apenas para usos industriais, pois não possui um grau de pureza que permite que seja utilizado em contato com alimentos ou a pele humana. A palavra industrial também deriva do óleo básico mineral utilizado na fabricação do produto. Em uma vaselina sólida grau farmacêutico é utilizado um óleo mineral branco de elevada pureza e totalmente atóxico. Na fabricação da vaselina sólida industrial, é utilizado um óleo mineral básico comum, o mesmo utilizado para a fabricação dos lubrificantes industriais, do óleo para máquina de costura e dos óleos automotivos.

Aplicações da Vaselina Sólida Industrial

Como mencionado acima, a vaselina sólida industrial destina-se apenas ao uso industrial ou doméstico. Cabe informar que em razão da melhora do processo de refino dos derivados de petróleo, hoje é comercializada a vaselina sólida industrial tanto com a coloração amarelada como a totalmente branca. Com isso, devemos esclarecer que uma vaselina sólida industrial branca não pode ser utilizada para usos que tenham contato com a pele humana, pois apesar da cor semelhante à de uma vaselina sólida farmacêutica, o produto continua possuindo contaminantes indesejáveis.

Normalmente a vaselina sólida industrial possui um ponto de gota próximo a 60ºC. Isso quer dizer que o produto passa do estado sólido para estado líquido nesta temperatura. Com isso, devemos saber que a vaselina sólida industrial é um excelente lubrificante, mas que deve ser utilizado apenas em aplicações à temperatura ambiente. Em equipamentos e mecanismos que estão sujeitos a receber uma alta fonte externa de calor, é provável que a vaselina sólida industrial venha a se derreter e perder a sua finalidade.

A vaselina sólida industrial serve para

  • Proteger superfícies metálicas contra a queimadura de cimento, como as esquadrias de alumínio em uma construção;
  • Vaselina sólida industrial que facilita a passagem de cabos e fios pelas tubulações;
  • É utilizada para a conservação de máquinas e equipamentos contra a oxidação;
  • Na montagem de pneus é utilizada a vaselina sólida industrial;
  • Na conservação automotiva lubrifica canaletas de vidros, fechaduras, pinos de capô, dobradiças e outros;
  • No uso doméstico é utilizada na lubrificação de cadeados, fechaduras, portões, equipamentos de pesca, armas de fogo, ferramentas, etc.
  • Na indústria encontramos a vaselina sólida industrial sendo utilizada como desmoldante para borracha, desmoldante de espuma de poliuretano, na fabricação de tintas serigráficas, na lubrificação de correntes, rodas e engrenagens. A vaselina sólida industrial também é usada como veículo para a fabricação de polidores, ceras, papel carbono, e muitos outros insumos da indústria química.

Como podemos ver a vaselina sólida industrial é um produto muito versátil, sendo muito utilizada na lubrificação, conservação e proteção.

Onde comprar a Vaselina Sólida Industrial

No mercado a vaselina sólida industrial é disponibilizada nas seguintes embalagens:

  • Vaselina sólida industrial 500 g;
  • Vaselina sólida industrial 1 kg;
  • Vaselina sólida industrial 3 kg;
  • Vaselina sólida industrial 18 kg;
  • Vaselina sólida industrial 170 kg.

Saiba que a CADIUM é um fabricante de vaselina sólida industrial, atuante no mercado nacional desde 1994, fornecendo diversos tipos de vaselinas solidas em variados graus de consistência e de pureza. Além da linha de vaselina sólida industrial SPARK BASIC, fabricamos a linha de vaselina sólida farmacêutica SPARK VISKO e linha de vaselina sólida grau técnico SPARK CIRO. Se você está necessitando adquirir uma vaselina sólida, entre em contato com a CADIUM, pois temos o produto certo para a sua necessidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *