Aplicações e usos da Vaselina Industrial

Muitas pessoas não sabem, mas a denominação vaselina é uma marca comercial pertencente à Unilever: “Vaseline”.

O nome vaselina se tornou tão popular que virou sinônimo para o produto semissólido de consistência pastosa que teve a sua origem e descoberta em meados do século XIX.

Cabe esclarecer que o termo vaselina líquida utilizado para definir o óleo mineral derivado do petróleo é errado, pois a palavra vaselina é empregada para denominar um produto de consistência pastosa, portanto, se estamos falando de um produto semissólido, não é de se esperar que haja uma forma líquida para ele. Com isso, o termo vaselina líquida está errado, mas está enraizado no vocabulário de nosso cotidiano.

Conhecendo um pouco mais as diversas aplicações para a Vaselina Industrial

Como mencionado acima, este texto se dedicará a prestar informações sobre a vaselina industrial, produto semissólido de consistência pastosa, totalmente desvinculado da vaselina líquida, que possui outras características e aplicações.

  • A vaselina industrial é um produto muito utilizado para a lubrificação de equipamentos em geral e para a proteção de superfícies metálicas contra maresia e a oxidação;
  • A lubrificação é uma das maiores aplicações da vaselina industrial, onde encontramos o produto sendo empregado para a conservação e proteção de buchas, guarnições, batentes, pinos, gaxetas, alavancas, parafusos, arruelas, porcas, brocas, maçanetas, dobradiças entre várias outras peças e equipamentos;
  • A vaselina industrial contribui para reduzir o atrito e o desgaste de peças metálicas, garantindo além de uma operação suave, o aumento da vida útil das máquinas e equipamentos. Encontramos a vaselina industrial sendo empregada para lubrificar engrenagens, rolamentos e diversos mecanismos de deslizamento;
  • É a boa estabilidade mecânica da vaselina industrial que a faz ter um bom desempenho, mesmo sob temperaturas elevadas, por isso ela é empregada para lubrificar e proteger as antenas elétricas, as caneletas dos vidros de automóveis, os pinos de capô, os trilhos de portas, os cadeados, as fechaduras, as correntes e os portões de alumínio;
  • Como a vaselina industrial é indicada para ser usada em locais ou equipamentos onde a temperatura não ultrapasse os 60ºC, ela tem grande utilidade na orla litorânea, protegendo as superfícies metálicas contra a maresia, principalmente as esquadrias de alumínio;
  • A vaselina industrial também é empregada na construção civil, para a proteção de esquadrias e superfícies metálicas contra queimaduras de cimento;
  • A passagem de fios pelas tubulações e a proteção e lubrificação de instrumentos de medição é feita com o uso da vaselina industrial;
  • Uma das aplicações da vaselina industrial que muitas pessoas desconhecem, é que ela é muito usada como desmoldante para peças de gesso e de cimento. Também é usada na proteção de cabines de pintura para evitar o acúmulo de tinta e facilitar a limpeza do equipamento.

Podemos usar a Vaselina Industrial em aplicações domésticas?

A denominação de vaselina industrial é apenas uma referência usada para identificar à qualidade das matérias-primas e do processo de produção usados no produto. Uma vaselina sólida medicinal ou vaselina sólida USP, tem um grau de pureza elevado que permite o produto ser utilizado na fabricação de insumos cosméticos, farmacêuticos e alimentícios. Para comparação, é a vaselina sólida que encontramos sendo comercializada em farmácias.

Já a vaselina industrial é produzida com matérias-primas de elevada qualidade, mas que não possuem um grau de pureza que permita o seu contato com a pele ou com alimentos. É a vaselina sólida que normalmente encontramos sendo comercializada em Depósitos de Materiais para a Construção e Home Centers.

Apesar de levar esta denominação de vaselina industrial, saiba que ela é um produto que pode ser utilizado em várias aplicações em nossas residências. Cabe informar que a grande maioria da vaselina sólida medicinal comercializada no mercado apresenta uma coloração branca, sendo que a vaselina industrial é encontrada com colorações diversas, variando do branco, passado pelo amarelado (a mais comum) e chegando até a ser comercializada com coloração acastanhada.

Entre alguns usos domésticos da vaselina industrial que ainda não mencionamos, destacamos:

  • a vaselina industrial pode ser utilizada para lubrificar os zíperes e a guia e os encaixes dos seus “dentes”;
  • a hidratação e a impermeabilização de vestimentas e moveis revestidos de couro pode ser feita com a aplicação da vaselina industrial, desde que se utilize uma que não interfira na cor destes itens. Em artigos de couro, como sapatos, bolsas, cintos, a vaselina industrial ajuda a restaurar o brilho natural, fornecendo proteção contra o ressecamento e as rachaduras.
  • a vaselina industrial pode ser utilizada na proteção da madeira e dos móveis, em substituição às ceras e polidores;
  • a vaselina industrial é utilizada como desmoldante para a fabricação de peças de artesanato;
  • o bom isolamento elétrico é uma das características da vaselina industrial, pois ela atua como um isolador eficaz, criando uma barreira protetora entre materiais condutores, sendo ideal para revestir conectores elétricos e outros componentes como os terminais das baterias automotivas;
  • a vaselina industrial inibi a formação de ferrugem e oxidação em superfícies metálicas que são expostas à umidade, criando uma camada protetora ideal para a preservação de ferramentas, equipamentos, peças de máquinas e outros itens metálicos.

Vaselina Industrial para que serve?

Quando iniciamos a redação deste texto, dois dos questionamentos mais frequentes que encontramos na internet sobre este produto foram: vaselina sólida para que serve? E vaselina industrial para que serve? Saiba que no site da CADIUM, temos um blog com vários textos sobre o assunto, dando informações sobre a vaselina industrial, sobre a vaselina sólida USP e sobre vários outros produtos. Acesse o nosso site, digite a palavra de busca de seu interesse que provavelmente você encontrará um texto sobre este assunto: https://cadium.com.br/blog/.

Caso você não encontre a informação que necessita em nosso site, entre em contato com a CADIUM através dos Canais de Comunicação abaixo, que a nossa equipe de colaboradores tentará com a maior brevidade, responder à sua consulta.

  • e-mail: cadium@cadium.com.br;
  • WhatsApp: 11-97587-7837;
  • Telefone PABX: 11-4047-9292.

Vaselina Sólida Industrial onde comprar?

Vaselina sólida industrial onde comprar também é uma das perguntas frequentes que encontramos na internet. Saiba que para facilitar a aquisição da vaselina industrial, a CADIUM criou um site de e-commerce para o fornecimento fracionado de seus produtos.

Você poderá realizar uma aquisição direta de nossos produtos, inclusive da vaselina industrial acessando o link a seguir:

https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/vaselina/

Mais informações sobre a vaselina industrial poderão ser obtidas acessando as nossa divulgações nas seguintes mídias sociais:

  • com/cadiumlubrificantes
  • com/company/cadiumlubrificantes
  • Twitter: @CadiumLub

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *