Por que o Óleo Mineral Branco ainda é a melhor escolha para uso pelas Indústrias?

O óleo mineral branco é um produto altamente refinado, sendo composto por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos e acíclicos saturados. É um óleo inodoro, insípido, incolor, hidrofóbico, e não sofre alteração de cor com o passar do tempo. O óleo mineral branco é um composto biologicamente e quimicamente estável, e não suporta o crescimento bacteriano patogênico, o que o torna a escolha ideal e padrão para a maioria das empresas que necessitam utilizar um insumo derivado do petróleo.

O grande uso e importância da aplicação do óleo mineral branco pelas indústrias, se deve principalmente à sua natureza química, já que é um produto inerte, o que o torna benéfico para o uso em inúmeras aplicações. Apesar do avanço tecnológico, com a descoberta de nossos produtos ou a crescente utilização de produtos com apelos ecológicos, vindos de fontes renováveis, o óleo mineral branco ainda possui grande presença junto às indústrias cosméticas e farmacêuticas, servindo como base de mistura para a fabricação de diversos produtos, notadamente os destinados aos cuidados pessoais, como loções, cremes, cápsulas de gelatina, pomadas, laxantes, protetores solares, óleo para bebê, entre outros. A indústria farmacêutica veterinária faz uso do óleo mineral branco para a fabricação de vacinas.

A presença do uso do óleo mineral branco junto à diversas aplicações e segmentos distintos de mercados, se deve ao fato deste resistir à umidade, além de possuir as propriedades de estender, amolecer, suavizar e lubrificar quando empregado em diversos tipos de formulações. Saiba que a indústria de plásticos é uma grande consumidora de óleo mineral branco, que utiliza o produto como lubrificante de fluxo ou plastificante na fabricação de polímeros, elastômeros termoplásticos, poliolefinas e poliestireno. O óleo mineral branco tem a função de controlar e melhorar a taxa de fluxo de derretimento do polímero acabado para liberar propriedades ou alterar suas características físicas.

A aplicação do óleo mineral branco é tão diversa, que observamos o seu uso como supressor de poeira em silos de armazenagens de grãos, ou como matéria-prima para a fabricação de óleos e graxas utilizados na lubrificação de equipamentos usados na manipulação de alimentos. O óleo mineral branco também é encontrado na produção de vinagre, do açúcar de beterraba, para melhorar o processo de tratamento de couro, em papel de embrulho alimentar para manter os alimentos crocantes na embalagem, entre outras aplicações.

O que mais devemos saber sobre o óleo mineral branco?

A extração do petróleo, que teve grande impulso a partir da segunda metade do século 19, propiciou a obtenção do óleo mineral branco, que a partir de meados do século 20, se tornou um dos produtos mais frequentemente usado e consumido no cotidiano de pessoas em todo o mundo.

O óleo mineral branco é um produto transparente, incolor, não fluorescente, que é obtido da destilação do petróleo e posteriormente submetido à um processo de remoção dos compostos contaminantes como enxofre, metais pesados, compostos nitrogenados, entre outros. A purificação do óleo mineral branco pode ser feita por dois tipos de processos: o por sulfonação (lavagem com ácido sulfúrico concentrado), que é um processo mais primitivo e com o inconveniente de gerar um alto volume do resíduo ácido tóxico para ser descartado, e com isso, atualmente poucas unidades fabris no mundo utilizam este processo.

O outro processo, mais moderno e que gera um mínimo de resíduo e impacto ambiental, é o da hidrogenação catalítica. Neste processo, o óleo mineral branco é submetido à altas pressões de hidrogênio, onde ocorre com maior facilidade a remoção do compostos de enxofre, dos hidrocarbonetos insaturados, das aminas aromáticas e dos compostos aromáticos do óleo, sem a geração de resíduos e deixando um produto final, o óleo mineral branco, totalmente inerte e puro de compostos contaminantes.

O uso do óleo mineral branco pela indústria se intensificou ao longo do século 20, devido à sua característica de não se dissolver em álcool ou água, além de possuir boa solubilidade em solventes orgânicos como benzeno e clorofórmio. De acordo com a sua composição química e o tipo de tratamento à que é submetido, o óleo mineral branco é classificado em: óleo mineral branco grau farmacêutico e óleo mineral branco grau técnico. Equivocadamente encontramos no mercado pessoas se referindo ao óleo mineral branco pela descrição de vaselina líquida. Para evitar nos alongarmos sobre este assunto, aconselhamos a leitura do texto a seguir: https://cadium.com.br/oleo-mineral-e-vaselina-liquida-e-a-mesma-coisa/

Por que o óleo mineral branco ainda é um produto indispensável para as indústrias cosméticas, farmacêuticas e alimentícias?

Por se um produto que a muito tempo vem sendo utilizado pelas indústrias cosméticas e farmacêuticas, o óleo mineral branco já foi submetido a inúmeros tipos e quantidades de testes para comprovar o seu potencial de não comprometimento da saúde humana. O que podemos dizer a favor do óleo mineral branco, é que uma das suas melhores características é a de não ficar por muito tempo no corpo, pois é um produto que não apresenta grupo químico de risco, e, portanto, é removido do corpo naturalmente. Com isso muitas empresas utilizam em suas fórmulas o óleo mineral branco para aplicações que tenham contato direto ou indireto com a pele humana e com alimentos.

Não há como negar que o óleo mineral branco está entre os produtos oleosos mais comuns usados e consumidos no planeta, e seu uso e a sua popularidade continua aumentando ao longo dos anos. O óleo mineral branco é encontrado em tudo, desde um simples brinquedo infantil, até em uma loção protetora solar, estando presente em muitos itens que você usa ou consome em seu dia a dia. Muitas pessoas nem sabem que o óleo mineral branco é muito utilizado na indústria alimentícia.

Por ser um produto seguro de se consumir, o óleo mineral branco é utilizado como conservante para utensílios de cozinha, em tábuas de corte de madeira para impedir a absorção de odores e líquidos alimentares, como desmoldante de doces, balas e biscoitos, como antiespumante e na fabricação de aditivos alimentares. O óleo mineral branco também é usado para lubrificar equipamentos de manipulação de alimentos, para polir superfícies de aço inoxidável e limpar e manter facas após contato com os alimentos, além de ser um produto adequado para uso na lubrificação de equipamentos de processamento de alimentos onde o contato incidental com alimentos pode ocorrer.

Como o óleo mineral branco deve ser utilizado?

Você sabia que a CADIUM possui uma completa linha de óleo mineral branco, comercializando tanto o óleo mineral branco grau técnico, como o óleo mineral branco grau farmacêutico, disponíveis em diversos graus de viscosidades, de 70 SSU à 40ºC até 600 SSU, para o atendimento de diversos tipos de aplicações. Para a obtenção de informações sobre o tipo de óleo mineral branco mais adequado para a sua aplicação, entre em contato com a CADIUM, onde a nossa equipe técnica e comercial estará disponível para indicar o melhor produto para o atendimento da sua necessidade. Se você está necessitando adquirir o óleo mineral branco, não deixe de consultar a CADIUM.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *