Conhecendo um pouco mais sobre a utilização dos Óleos Básicos Minerais – Parte 1

Os óleos básicos minerais são utilizados em várias aplicações, sendo uma das mais importantes na fabricação de lubrificante, fluído isolante elétrico (óleo para transformador), graxa, óleo de corte para usinagem, vaselina sólida, plastificante para borracha e óleo para a indústria cosmética e farmacêutica.

Ao longo do final do século 19 e até os dias de hoje, o óleo básico mineral se tornou um produto fundamental para a indústria e muito contribuiu para a melhora dos processos produtivos.

O uso do Óleo Básico Mineral na fabricação de Lubrificantes

Neste blog iremos focar a importância da utilização do óleo básico mineral (óleo básico parafínico e óleo básico naftênico) na fabricação dos lubrificantes.

Podemos dividir os óleos básicos minerais em dois tipos químicos principais: os óleos básicos parafínicos, que apresentam uma forma molecular linear, e os óleos minerais naftênicos, cuja estrutura molecular apresenta um formato de anel.

Os óleos básicos parafínicos são os mais utilizados para a fabricação de lubrificantes, tanto os de uso industrial como o automotivo, pois possuem uma elevada fluidez e uma ótima resistência à oxidação.

Já os óleo básicos naftênicos apresentam um desempenho limitado como lubrificante, mas apresentam elevado desempenho quando utilizados como óleo isolante dielétrico (na fabricação do óleo para transformador), além de apresentar um bom desempenho sob baixas temperaturas, sendo um óleo básico muito utilizado na fabricação do óleo para compressor de refrigeração.

O óleo básico mineral em alguns lubrificantes industriais pode representar até 99% da sua composição. Já na fabricação do óleo lubrificante automotivo esta porcentagem de pode variar de 80 a 95% da mistura, sendo que o restante é completado com a adição de aditivos de acordo com a aplicação e uso, que visam melhor as propriedades do óleo básico mineral ou ampliar as qualidades de desempenho do lubrificante.

Em resumo podemos dizer que o óleo básico mineral (tanto o óleo básico parafínico como o óleo básico naftênico)  é um elemento fundamental da produção de um bom lubrificante. Quanto maior é qualidade do óleo básico mineral, mais eficaz será a sua ação de proteção, limpeza e lubrificação das peças de equipamentos e motores.

Por que é importante que um lubrificante seja feito com um óleo Básico Mineral de boa qualidade?

É sabido que um óleo lubrificante de boa qualidade resultará em um menor desgaste nos motores e equipamentos, pois este irá contribuir para um menor número de paradas para manutenção, e apresentará uma maior durabilidade, um maior tempo para se degradar, deteriorar ou oxidar, propiciando o aumento da vida útil do equipamento.

É óbvio que as condições inadequadas de uso de um óleo lubrificante contribuem para a sua perda de eficiência. A utilização do óleo lubrificante em condições extremas de operação como elevadas cargas, tipo de operação, velocidades e temperaturas acima do que o produto pode suportar, com certeza isso irá comprometer o desempenho do óleo lubrificante.

Mas, se considerarmos o uso adequado e dentro do especificado do óleo lubrificante, tanto o de uso industrial como o automotivo, se este for formulado com um óleo lubrificante básico de elevada qualidade e pureza (formulado com óleo básico do grupo II ou óleo básico do grupo III), este lubrificante apresentará um alto desempenho, que poderá facilmente exceder o desempenho de um óleo lubrificante mineral convencional (formulado com óleo básico do grupo I), e apresentar um desempenho similar ou até superior ao de um óleo lubrificante semissintético.

A aditivação é muito importante na fabricação de um óleo lubrificante, mas o uso de um óleo básico mineral de boa qualidade na sua composição, propicia uma maior proteção às partes móveis e mecânicas do equipamento, além de gerar um menor consumo do óleo lubrificante por evaporação, contribuindo para a realização de um melhor desempenho do sistema, além do aumento dos intervalos de troca e de uma maior proteção contra o desgaste.

Quais são as principais características para o uso do Óleo Básico Mineral nos lubrificantes?

O óleo básico mineral, tanto o óleo básico parafínico como o óleo básico naftênico, é obtido do refino do petróleo. O processo de transformação do petróleo até chegar ao óleo básico mineral provém da destilação do petróleo bruto em junção com a pressão atmosférica, que através da mistura de diversos hidrocarbonetos origina o óleo básico.

Como o petróleo é um produto de origem mineral, o seu derivado, o óleo básico mineral é encontrado no mercado com diversas denominações, como: óleo lubrificante básico, óleo básico, óleo básico parafínico, óleo parafínico, óleo mineral parafínico, óleo básico naftênico, óleo naftênico, óleo mineral naftênico, óleo base, parafina líquida, vaselina líquida, óleo mineral e óleo mineral básico.

O óleo básico mineral tem grande aplicação na fabricação de lubrificante industrial, lubrificante automotivo e óleo para a indústria farmacêutica (o óleo branco mineral), devido ao seu menor custo em relação ao de produtos similares de base sintética (síntese química ou petroquímica).

Cabe informar que o óleo lubrificante básico mineral é considerado uma matéria-prima nobre, e que corresponde a apenas uma pequena fração do petróleo que é tratado e destilado dentro de uma refinaria, algo próximo a 15% do volume total do petróleo tratado.

Como o óleo lubrificante básico apresenta elevado índice de influência no desempenho do óleo lubrificante, duas características principais e mais importantes este produto deve apresentar: uma elevada estabilidade à oxidação e uma viscosidade uniforme, mesmo com o aumento da temperatura, características que são encontradas em um bom óleo básico parafínico.

Óleo Básico Mineral: tipos, disponibilidade, preços e informações técnicas.

Este texto de blog visa colaborar fornecendo algumas informações que julgamos serem importantes para um melhor conhecimento do óleo básico mineral e da sua importância para a indústria e o nosso cotidiano.

Agora, se você está necessitando obter a fispq do óleo básico mineral, o seu preço ou outras informações sobre a sua aplicação, fique ciente que a CADIUM possui uma completa linha de óleo lubrificante básico, tanto o óleo básico parafínico como o óleo básico naftênico, disponíveis em diversas viscosidades. Para maiores informações envie uma mensagem através de nosso site, ou se preferir telefone, que a nossa equipe técnica e comercial estará disponível para atendê-lo. Antecipadamente agradecemos o seu interesse e a sua consulta.

 

YouTube video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *