Como realizar a escolha correta do Protetivo Anticorrosivo Temporário

Há vários itens que precisam ser considerados na seleção do tipo do protetivo anticorrosivo para o processo de usinagem. Provavelmente a decisão mais importante para esta escolha seja saber sobre a necessidade ou não de que o protetivo anticorrosivo temporário apresente ou não propriedades desaguantes.

Cabe esclarecer que o protetivo anticorrosivo temporário tipo desaguante pode ser utilizado havendo ou não a necessidade desta propriedade, pois geralmente a proteção anticorrosiva do lubrificante não difere de um óleo protetivo anticorrosivo não desaguante.

O uso de um óleo protetivo para metais do tipo desaguante em operações que não necessita deste tipo de produto, só tem o inconveniente do fator econômico, já que a sua maior aditivação normalmente mais cara será desperdiçada. Há também o fator da saúde ocupacional, pois um óleo protetivo para aço com ação desaguante gera mais vapores ou odores que um óleo protetivo para peças usinadas não desaguante.

Quando se opta pela escolha de um óleo protetivo para moldes, se no processo houver a possibilidade da contaminação por produtos ácidos (decapagem de metais), ou produtos alcalinos (soluções de corte / decapagem), o protetivo anticorrosivo desaguante a ser utilizado precisa possuir uma formulação perfeitamente balanceada, pois geralmente a contaminação ácida ou alcalina propicia uma forte ação sobre a demulsibilidade do óleo protetivo para metais, reduzindo a sua eficiência.

A seleção do Protetivo Anticorrosivo através da película formada

A escolha de um óleo protetivo para aço que forma uma película oleosa, tem a vantagem de que a película formada é autoreparadora, ou seja, os danos causados à película desaparecem por si só. Mas o uso de um protetivo anticorrosivo oleoso apresenta limitações operacionais, pois podem causar o escorregamento em chapas empilhadas.

Com o passar do tempo e sob temperaturas elevadas, o óleo protetivo para peças usinadas de película oleosa também poderá escorrer das peças armazenadas, comprometendo o processo de proteção anticorrosiva. O óleo protetivo para molde de base oleosa geralmente é indicado para uso para curtos ou médios períodos de proteção. Possui a vantagem de normalmente apresentar um custo menor.

A utilização de um protetivo anticorrosivo de película graxosa, também conhecido por protetivo corrosivo ceroso, reduz o risco de escorregamento das chapas e peças, sendo também um lubrificante autoreparador. É fato que a sua remoção é mais difícil, e que, apesar do seu custo superior ao do óleo protetivo anticorrosivo oleoso, o protetivo anticorrosivo ceroso é o lubrificante mais indicado para a proteção por longos períodos.

O protetivo anticorrosivo tipo verniz, forma uma película rígida e duradora por um longo período. É um óleo protetivo para metais que normalmente não necessita ser removido antes da pintura. O óleo protetivo para aço tipo verniz é difícil de ser removido, e quando a película é danificada esta não se repara por si e deixa a zona de risco desprotegida da proteção contra a corrosão. O óleo protetivo para molde tipo verniz é indicado para aplicação em peças que são transportadas entre as unidades fabris.

Sua grande aplicação é encontrada nas peças metálicas que são transportadas por via marítima, ou que sejam estocadas próximo à área litorânea, pois é um protetivo anticorrosivo que contribui para evitar o ataque das peças e equipamentos metálicos pela ação da maresia e pela oxidação causada em ambientes corrosivos. É um óleo protetivo para metais que também pode ser usado para o embelezamento das peças.

Para processos, onde há a necessidade de que a proteção anticorrosiva seja rápida, e onde a aplicação do protetivo anticorrosivo não interfira na manipulação posterior da peça usinada, é indicado a utilização de óleo protetivo secativo. Normalmente o período de secagem do óleo protetivo secativo gira em torno de 2 horas, ao ar livre e em temperatura ambiente, onde só após tal período as peças são enviadas ao processo de embalagem. Cabe esclarecer que é desaconselhável embalar as peças não totalmente secas, pois os resíduos de solventes presentes no óleo protetivo secativo, podem contribuir para enfraquecer a película formada, resultando em uma fraca proteção anticorrosiva.

Outros fatores que influenciam na escolha do Protetivo Anticorrosivo

O tempo de proteção que o protetivo anticorrosivo irá proporcionar deve ser definido de acordo com o tempo necessário entre a fabricação e o uso da peça.

O tipo de agressão corrosiva a que a peça será submetida deverá definir o quanto resistente será a película formada pelo óleo protetivo anticorrosivo, sendo este resistente à uma atmosfera marítima (ataque salino e da umidade), resistente a uma atmosfera industrial (ataque ácido, poeiras, umidade), ou a uma combinação dos dois fatores.

O estado da superfície metálica que receberá o óleo protetivo para metais influencia na escolha do lubrificante, pois, superfícies metálicas retificadas estão mais sujeitas ao ataque corrosivo, do que as que recebem outro tipo de acabamento.

Notadamente para o óleo protetivo secativo, deve ser considerado o ponto de fulgor do lubrificante, onde será necessária a adoção de sistemas de exaustão para a remoção dos vapores, para minimizar riscos de incêndios.

A compatibilidade do óleo protetivo para aço com outros materiais deve de previamente analisada. Para o óleo protetivo secativo, a presença de solventes na formulação do produto pode ser um fator a danificar os enrolamentos de motores elétricos e para a deterioração de peças e componentes de borracha. Para evitar problemas de inflamabilidade ou da dispersão de vapores no ambiente de trabalho, a utilização de protetivo anticorrosivo formulado à base de água pode ser a solução.

Caro leitor, se você chegou até aqui, é por que este assunto foi de seu interesse. Saiba que semanalmente a CADIUM publica nas redes sociais textos ligados à lubrificação industrial e a manutenção fabril. Siga a CADIUM nas redes sociais, pois em breve um novo texto sobre óleo protetivo anticorrosivo será divulgado.

Agora, se você está necessitando adquiris um óleo protetivo para metais, saiba que a CADIUM possui uma linha completa de protetivo anticorrosivo: https://cadium.com.br/work-category/oleo-protetivo-temporario/ Não deixe de consultar a CADIUM. A nossa equipe de técnicos é altamente qualificada para indicar o melhor óleo protetivo para aço para o seu processo.

Aguardamos o seu contato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *