Óleo Protetivo Desaguante: por que é um produto fundamental no processo de usinagem?

Muitas peças e produtos usinados antes de serem vendidos aos clientes ou para serem reprocessados dentro das empresas, permanecem dias e por vezes meses estocados dentro de armazéns. Mesmo armazenados ao abrigo de intempéries, não é necessário muito esforço para se prever que produtos metálicos tendem a aumentar o processo de oxidação e corrosão, notadamente em ambientes onde há uma elevada umidade.

Para evitar que isso ocorra só há uma alternativa: utilizar um bom óleo protetivo desaguante que forme uma película sobre o metal, impedindo o avanço da oxidação.

Um óleo protetivo desaguante é um lubrificante capaz de prover a proteção temporária contra a oxidação causada pela umidade, por poeiras e contaminantes gerados de uma atmosfera quimicamente ativa, formando um filme protetor na superfície das peças metálicas. A proteção propiciada pelo óleo protetivo desaguante é o efeito causado pelos inibidores de corrosão e outros aditivos que são adicionados na formulação do fluído protetivo anticorrosivo.

Estes inibidores são moléculas polares que possuem propriedades repelentes de água e protegem a superfície metálica do ataque da água, do oxigênio e de outras substâncias quimicamente ativas.

É certo que quanto mais tempo uma peça metálica permanecer armazenada, maior será a proteção exigida para o óleo protetivo anticorrosivo.

Geralmente quando um óleo protetivo desaguante possui uma boa compatibilidade com o óleo lubrificante de corte utilizado no processo de usinagem, maior será a garantia que o metal permanecerá por mais tempo sem que ocorra a oxidação durante o período de estocagem.

Óleo Protetivo Desaguante: informações importantes sobre o produto

O óleo protetivo desaguante pode formar uma fina película oleosa sobre a superfície metálica, e por ser um lubrificante protetivo formulado a base de água, costuma deixar uma película protetora que não interfere no aspecto visual da peça, sendo que dependendo na necessidade e tempo de armazenamento, é um óleo protetivo anticorrosivo que gera uma ação protetiva de 3 a 48 meses após aplicado.

A aplicação do óleo protetivo desaguante pode ser feita com pincel ou por pulverização (spray), mas normalmente para um melhor desempenho e rendimento recomenda-se que a aplicação seja feita por imersão, principalmente quando o fluido é de película cerosa, graxosa e oleosa.

É sempre recomendado a realização da limpeza e o preparo adequado da superfície metálica antes da aplicação do óleo protetivo anticorrosivo, para que a aderência do fluído à superfície seja eficiente.

Aplicações para o Óleo Protetivo Desaguante

A tubeiras, indústrias fabricantes de tubos metálicos, são grandes usuárias de óleo protetivo desaguante, já que os tubos metálicos normalmente ficam expostos a diversos ambientes (industrial, marítimo, entre outros) e a capacidade de resistência dos materiais à corrosão depende diretamente do óleo protetivo anticorrosivo adequado para cada tipo de ambiente onde serão armazenados.

Como o óleo protetivo desaguante possui a característica de repelir as partículas de água existentes na peça, e é esse o motivo do uso do termo desaguante, ele pode ser utilizado na proteção anticorrosiva de peças metálicas provenientes de processos de usinagem e ou retificação com óleos solúveis ou integrais, de processos de decapagem química, de fosfatização, de soldagem, entre outros.

Normalmente um óleo protetivo desaguante se destaca em relação aos outros fluídos anticorrosivos em razão de não possuir solvente na sua formulação, consequentemente apresenta um ponto de inflamação elevado, o que possibilita o seu uso inclusive em operações quanto este sofre aquecimento. A excelente proteção contra as atmosferas ácidas é uma das suas melhores características.

Quer saber mais sobre o óleo protetivo desaguante? Está necessitando adquirir um óleo protetivo anticorrosivo de elevada qualidade?

Entre em contato com a CADIUM, pois temos uma linha completa de fluídos protetivos anticorrosivos. Aguardamos o seu contato pelo fone (11) 4047-9292, pelo WhatsApp (11) 97587-7837, ou pelo e-mail cadium@cadium.com.br. Consulte a CADIUM.

 

YouTube video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *