O que é Óleo de Corte?

Nos processos de usinagem para reduzir o atrito entre a ferramenta de corte e a peça, é utilizado um lubrificante, que quando líquido é chamado de óleo de corte.

O óleo de corte em uma operação de usinagem, além da lubrificação, realiza vários outros tipos de ajuda ao processo, entre as quais destacamos:

  • O óleo de corte para usinagem propicia um melhor acabamento superficial na peça;
  • Evita que ocorra a soldagem da ferramenta de corte ao metal, principalmente na usinagem de materiais de ligas de alumínio. O óleo de corte para rosca possui propriedades antifricção e antisoldante;
  • O atrito na operação gera aquecimento e o óleo de corte para aço inox é utilizado para auxiliar na refrigeração da peça e da ferramenta de corte;
  • As distorções e erros dimensionais são minimizados com o uso do óleo de corte e rosca;
  • O óleo de corte para alumínio tem a função de auxiliar na remoção do cavaco metálico;
  • Uma proteção anticorrosiva e antioxidante ocorre com o uso do óleo de corte integral;
  • Devido às variações de temperatura geradas no processo de usinagem, o ponto de fulgor elevado do óleo de corte para brocas, contribui para diminuir os riscos de incêndio;
  • Prolongar a vida útil do ferramental é um benefício do uso de um óleo de corte para alumínio de qualidade.

Respondendo resumidamente ao questionamento acima, podemos dizer que o óleo de corte lubrificante líquido é utilizado nos processos de usinagem para facilitar a operação de corte.

Quais são os tipos de Óleos de Corte?

Basicamente os óleos de corte atualmente comercializados no mercado estão divididos em dois tipos: óleo de corte integral e o óleo de corte solúvel ou emulsionável.

  • Óleo de corte integral
    • São formulados com óleo mineral básico derivado do petróleo (óleo de corte mineral), ou compostos de base sintética (óleo de corte sintético) e há também os de base vegetal (óleo de corte vegetal). São óleos integrais, ou seja, não podem ser misturados à água, sendo utilizados puros. Como vantagem possuem um elevado poder de lubrificação.
  • Óleo de corte solúvel
    • São formulados com bases similares às informadas acima, mas há ainda uma quarta opção que é o óleo de corte solúvel semissintético. São óleos de corte que podem ser misturados à água formando soluções ou emulsões, na proporção de 1% a até 20% de óleo em água. Nesta categoria encontramos o óleo solúvel biodegradável, tão importante para a preservação de nosso meio ambiente. São lubrificantes de alto desempenho e baixo custo, mas que apresentam as desvantagens de promover a oxidação, já que são misturados à água, e possuem um menor poder lubrificante em comparação ao óleo de corte integral.

Qual é o melhor Óleo de Corte?

Esta é uma pergunta impossível de ser respondida sem que parâmetros sejam fornecidos, além do que, um óleo de corte para aço que apresenta desempenho superior em determinada operação, pode não atender adequadamente outra operação em um equipamento semelhante, onde este processo é realizado em velocidade diferente e com outro metal.

Até meados dos anos 90, as grandes empresas Petroleiras dominavam o mercado de fornecimento do lubrificante para usinagem, atendendo a quase todos os consumidores com 1 ou 2 óleos de corte para determinada operação. A evolução tecnológica, gerando a fabricação de vários tipos de equipamentos de usinagem, somada ao desenvolvimento de novas ligas metálicas, ocasionou uma mudança no  processo de usinagem. Hoje ele está muito diversificado e exigindo do fabricante de lubrificante, que o fornecimento do óleo de corte para torno seja adaptado ao seu processo. Com isso, o fabricante de lubrificante é quase que obrigado a desenvolver  um óleo de corte para rosca específico para cada equipamento ou operação de seu cliente. É normal hoje um fabricante de lubrificante possuir em sua linha de produtos mais de 100 tipos de óleo de corte para usinagem, algo impensável décadas atrás.

Onde comprar o Óleo de Corte? 

Normalmente o óleo de corte mineral é disponibilizado ao mercado nas seguintes embalagens:

  • Óleo de corte 5 litros;
  • Óleo de corte 20 litros;
  • Óleo de corte 200 litros;
  • Óleo de corte 1.000 litros em IBC plástico retornável ou não.

Para a aquisição de um óleo de corte para aço ou outro metal, consulte a CADIUM. Possuímos uma completa Linha de óleo de corte integral e de óleo de corte solúvel formulados em diversos tipos de bases para o atendimento dos mais diversos, complexos e severos serviços de usinagem. Consulte a CADIUM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *