O que causa a formação de espuma no Lubrificante Industrial e como devemos evitá-la

A espuma desempenha um papel importe em vários processos produtivos, mas notadamente nos processos metalúrgicos a espuma interfere na operação, comprometendo a eficiência do lubrificante industrial, e por tanto, ela deve ser evitada ou no mínimo deve ser devidamente controlada.

Com o rápido avanço tecnológico, equipamentos são colocados no mercado para realizarem suas operações em um maior volume e em um curto espaço de tempo. Estes aumentos das velocidades de usinagem e corte somado ao aumento das pressões de trabalhos, representam um grande desafio para os fabricantes de antiespumante industrial e em paralelo, para o fabricante de lubrificantes industriais.

Cabe informar que a espuma ocorre como um resultado natural da recirculação e agitação da maioria dos óleos lubrificantes industriais utilizados no segmento metalúrgico. A sua presença pode ser potencializada através de fontes secundários presentes no processo como a contaminação química, a utilização de água “mole”, a ineficiência do próprio sistema como o baixo nível do reservatório, a presenta de vazamentos, a cavitação da bomba etc.

Entendendo a necessidade do controle da espuma no Lubrificante Industrial

A espuma quando não controlada pode prejudicar o desempenho do próprio lubrificante industrial, reduzindo a sua capacidade de resfriamento, de lubrificação e até o de remoção das aparas do processo. A espuma também pode contribuir para o transporte de impurezas para todo o sistema e equipamento, comprometendo a qualidade do acabamento das peças e da vida útil do próprio lubrificante industrial. Há também a possibilidade de o excesso de espuma causar o transbordamento do reservatório, que além de gerar sujidade no ambiente de trabalho, provoca perdas devido à inatividade do equipamento para que ocorra a limpeza e em alguns casos, a espuma poderá até causar danos à ferramenta de corte.

A adição de um antiespumante industrial correto ao lubrificante industrial contribui para eliminar a espuma existente e ajuda a prevenir e controlar a sua formação ao longo do processo. O antiespumante para lubrificante proporciona o aumento da velocidade da produção, a manutenção da qualidade da peça usinada, além de contribuir para melhora do trabalho e do aumento da vida útil do ferramental.

Devemos esclarecer que a grande maioria dos antiespumantes industriais são projetados para serem aplicados antes da formação da espuma, mas com no processo produtivo sempre ocorre uma diferença de tempo para a percepção da formação da espuma, hoje há no mercado antiespumante industrial adequado para ser utilizado quando a espuma já está formada, possuindo um atuação rápida e eficiente para a sua destruição.

Como escolher o Antiespumante Industrial mais eficaz para o processo?

É fato que o tipo de espuma formada e o tempo de sua geração variam de processo para processo. Por isso, é importante escolher uma solução de controle de espuma, com a adição de um antiespumante para lubrificante apropriado para cada aplicação específica. Por exemplo podemos citar que um antiespumante para óleo solúvel não terá a mesma eficiência ou utilidade que um antiespumante para óleo hidráulico. São processos diferentes que necessitam de um antiespumante industrial específico para cada equipamento.

Sem saber qual o tipo de espuma formada, o tipo de equipamento utilizado e como está sendo realizado o processo, é impossível de se corrigir “a distância” o problema, pois como mencionado, não há um antiespumante para lubrificante que possa ser aplicado em todos os processos.

Se você deseja obter mais informações sobre como escolher uma solução eficaz para o controle de espuma de seu processo, a melhor opção é consultar um fabricante de lubrificante industrial de confiança e com experiência na resolução deste tipo de problema.

Saiba que a CADIUM é uma conceituada empresa fabricante de lubrificantes industriais de alta qualidade e elevado desempenho, que está atuante no mercado nacional a mais de 25 anos, e que possui uma linha diversificada de produtos, inclusive comercializando no mercado produtos para a manutenção fabril como o antiespumante para óleo solúvel, o antiespumante para óleo hidráulico, entre outros produtos.

Para o atendimento das pequenas e médias empresas, a CADIUM está disponibilizando um site de e-commerce para a aquisição fracionada de seus produtos, onde até poderá ser adquirido o antiespumante para óleo solúvel MACRO MAX 730 em embalagens de 1 litro.

Para eliminar o problema de espuma em seu processo, consulte a CADIUM. Nossa equipe de colaboradores está prontamente disposta a indicar o melhor antiespumante industrial para o seu processo. Consulte a CADIUM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *