Lubrificação de Rolamentos: principais erros a serem evitados!

Para um bom funcionamento dos rolamentos é fundamental ter cuidado e atenção com o tipo de óleo lubrificante de rolamento utilizado, e saber quais são as características do rolamento e de como o sistema funciona.

O mais importante em uma operação de lubrificação de rolamento é a escolha de um óleo para lubrificação de rolamento que possua a viscosidade apropriada para a carga, velocidade e temperatura operacional. Um óleo lubrificante de rolamento excessivamente viscoso gera calor devido ao atrito interno, aumentando a exigência da força exercida pelo rolamento.

Já um óleo lubrificante para rolamento com viscosidade insuficiente não forma um filme suficientemente espesso nas zonas de contato para impedir o contato metálico, o que pode resultar em uma fadiga prematura do rolamento. Outra característica muito importante do óleo para rolamento é ter a capacidade de proteger contra a oxidação e corrosão o rolamento, propiciando a ampliação da vida útil do mesmo.

Mas mesmo com cuidados de manutenção preventiva sendo adotados para a lubrificação de rolamentos, erros acontecem e a seguir destacamos alguns destes.

Óleo Lubrificante para Rolamento: insuficiente lubrificação

A lubrificação insuficiente é facilmente identificada, pois as peças mal lubrificadas com o óleo para rolamento sobreaquecem e emitem ruído. Se tal erro não for corrigido, a lubrificação insuficiente do óleo de rolamento pode gerar falha nos rolamento, levando-os à fadiga e até a sua inutilização. Para que esta falha não ocorra, deve-se realizar regularmente o monitoramento do rolamento, da operação do sistema e do nível do óleo lubrificante de rolamento, para evitar a ocorrência de perdas por vazamentos.

Óleo Lubrificante de Rolamento: excessiva lubrificação

Da mesma forma que a falta de óleo lubrificante para rolamento pode causar problemas, a colocação de um volume excessivo também pode comprometer o desempenho do rolamento, que poderá até levar a peça a sair do lugar entre outras falhas. Na lubrificação de rolamentos deve sempre se prestar atenção aos limites máximos e mínimos de óleo de rolamento indicados pelo fabricante.

Óleo de Rolamento: utilização do lubrificante errado

Um rolamento é projetado para operar sob certas condições e para trabalhar com um óleo de rolamento específico. Se na lubrificação de rolamentos é utilizado um óleo para rolamento com propriedades físico-químicas diferentes, isso pode ocasionar falha na operação e até a perda da garantia do equipamento. Por isso, é sempre recomendável seguir as instruções do fabricante do rolamento quanto ao tipo de lubrificante a ser utilizado.

Óleo para Rolamento: mistura de lubrificantes

A mistura de óleos lubrificantes para rolamentos leva a problemas similares aos do uso de lubrificantes errados, pois ela altera as propriedades físico-químicas do lubrificante indicado para o equipamento.

Óleo Lubrificante de Rolamentos: contaminação do lubrificante

Um dos problemas mais graves na lubrificação de rolamento é a presença de contaminantes no óleo para rolamento. Estes contaminantes normalmente provêm de fontes externas como sujeiras e partículas do ambiente de trabalho, ou que estão em suspensão no ar. O desgaste do próprio equipamento também pode formar materiais particulados que são prejudiciais ao óleo para rolamento,  podem comprometer o rolamento levando a falhas catastróficas. Devido à dificuldade da sua remoção, este problema deve ser evitado adotando-se uma rigorosa inspeção do sistema e a implantação de um eficiente sistema de filtragem do óleo lubrificante para rolamentos.

Para aumentar a vida útil dos rolamentos, deve-se sempre optar pela utilização do óleo lubrificante para rolamento novo e limpo, de um equipamento que possua um eficiente sistema de filtração, bombeamento e circulação do óleo, e de preferência que possua  aplicação pelo método de jato de óleo ou por atomização.

O que mais devemos saber sobre a Lubrificação de Rolamentos?

O óleo lubrificante para rolamento é muito importante, pois desempenha outras funções secundárias muito importantes no rolamento como o de gerar a vedação do sistema a fim de prevenir vazamentos, a penetração de impurezas e até mesmo da umidade.

Para que um rolamento trabalhe corretamente, ele precisa ser adequadamente lubrificado para evitar que ocorra o atrito e o contato metálico direto entre os corpos rolantes, as pistas e as gaiolas. O óleo lubrificante de rolamento é importante para prevenir desgastes e proteger a superfície contra a oxidação e a corrosão.

Em resumo podemos dizer que a escolha do tipo lubrificação de rolamento é algo muito importante e deve ser realizada conforme cada tipo de aplicação, devendo haver um plano de manutenção previamente estabelecido e seguido para que este componente não se danifique devido a uma lubrificação imprecisa.

Para a aquisição de um óleo lubrificante para rolamento de elevada qualidade, não deixe de consultar a CADIUM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *