Lubrificação de Cabos de Aço: noções básicas que devemos saber sobre o processo

Independente da sua composição e da sua forma, lubrificar cabos de aço é uma operação difícil que requer muita atenção. Há os cabos de aço fabricados com núcleo plástico, mas na sua grande maioria os cabos são constituídos exclusivamente de matérias de aço, que são particularmente mais difíceis de serem lubrificados, e com isso, é importante considerar cuidadosamente a questão da relubrificação de campo ao selecionar o tipo lubrificação a ser aplicado em um cabo de aço.

Iniciamos este texto explicando que a lubrificação dos cabos de aço possui duas funções principais:

  • A primeira é a de reduzir o atrito à medida que os fios de aço individuais se movem uns sobre os outros.
  • A segunda é a de fornecer proteção de corrosão e a lubrificação tanto dos fios internos com os das superfícies externas.

Podemos dizer que basicamente existem dois tipos de lubrificante para cabo de aço, que são o penetrante e o de revestimento.

O lubrificante para cabo de aço com ação penetrante normalmente contém solvente em sua formulação, cuja função é carregar o óleo lubrificante para o interior do cabo de aço, que após a sua evaporação, gera a formação deum filme lubrificante com a função de proteger e lubrificar cada fio do cabo de aço.

Já o lubrificante para cabo de aço de revestimento, tem a ação de penetrar superficialmente entre os fios de aço, realizando a selagem externa do cabo para evitar a entrada da umidade e reduzindo assim o desgaste e a corrosão provocada pelo contato e o atrito externo.

Na lubrificação de cabo de aço, ambos os tipos de lubrificantes são utilizados, mas a maioria dos cabos de aço estão propensos a receberem uma lubrificação interna insuficiente. Devido a este motivo, normalmente recomenda-se que a lubrificação do cabo de aço seja realizada com uma aplicação combinada dos dois produtos, onde o óleo para cabo de açopenetrante é usado para saturar o núcleo e em seguida é utilizado um óleo para lubrificar cabo de aço de revestimento com a função de selar e proteger a superfície externa. Cabe informar que o lubrificante para cabo de aço pode ser disponibilizado em vários tipos de acordo com as matérias-primas utilizadas na sua formulação, como produtos de origem mineral (derivados do petróleo), sintéticos, asfálticos ou a base de derivados vegetais, podendo ainda ser na consistência fluída de um óleo, ou pastosa de uma graxa.

Características do óleos utilizados na Lubrificação de Cabos de Aço

  • Óleo para lubrificar cabos de aço de base mineral:

O óleo para cabo de aço formulado com óleos básicos proporciona uma excelente proteção contra a corrosão e uma boa resistência à água.Normalmente são lubrificantes translúcidos, permitindo que o técnico realize uma inspeção visível da lubrificação dos cabos.O ponto negativo do uso do óleo para cabo de aço mineral é que ele pode escorrer quando submetido a temperaturas elevadas, mas tem a vantagem de manter a sua consistência em condições de baixas temperaturas.

  • Óleo para lubrificar cabos de aço de base asfáltica:

Geralmente o óleo para cabo de aço de base asfáltica é um lubrificante tipo revestimento que seca após a aplicação, gerando uma superfície endurecida e muito escura, o que dificulta a inspeção por parte do operador. É um óleo para lubrificar cabo de açocom elevada aderência, sendo indicado para condições de armazenamento prolongado, mas tendem a rachar e se tornar mais frágil em climas frios.

  • Óleo para lubrificação de cabos de aço de base vegetal.

Tanto o óleo para cabo de aço mineral como o óleo para lubrificação de cabo de aço de base vegetalpenetram melhor nos fios, são mais fáceis de aplicar e devido à esta ação penetrante, são produtos que conferem excelente proteção contra o desgaste e à corrosão. A propriedade fluida destes lubrificantes ajuda a lavar o cabo de aço, removendo os contaminantes externos abrasivos. Hoje há o apelo ecológico para a utilização de lubrificantes oriundo de fontes renováveis. No caso da lubrificação de cabo de aço a utilização de um lubrificante de base vegetal não irá apresentar um desempenho muito superior se comparado ao de um óleo para cabo de aço mineral, que é um lubrificante que apresenta um custo muito menor.

Cuidados a se tomar quando da Lubrificação de Cabos de Aço

Infelizmente não há uma regra clara que determina qual é a frequência em que se deve realizar a lubrificação de cabos de aço. Tal condição vai depender das condições de trabalho a que o cabo de aço é submetido, do ambiente e do tipo de lubrificante empregado. O cabo de aço deve ser lubrificado em uma frequência necessária para manter as suas partes externas em boas condições, e para evitar que o óleo ou graxa anteriormente aplicada endureça.

Devemos lembrar que lubrificar em excesso além de ser um desperdício de lubrificante e dinheiro, boa parte pode ficar acumulada no cabo de aço, contribuindo para sujar o equipamento.

Uma grande falha observada na lubrificação de cabo de aço, é o esquecimento do uso do lubrificante nas voltas finais do cabo que ficam retidas e dificilmente saem de dentro do tambor, algo que deve der evitado. Todo o comprimento do cabo de aço, inclusive o fixo no tambor, deve ser lubrificado contra a corrosão, notadamente nas áreas mais sujeita aos atritos e desgaste por fadiga.

Em algumas operações de lubrificação de cabos de aço se faz necessário o uso de graxas, notadamente em situações ambientais extremas, mas o uso desta apresenta o inconveniente de dificultar a inspeção dos cabos quando ocorre o rompimento de um fio.

Já a lubrificação de cabos de aço com o uso de óleo é uma operação que gera menos desperdício,é mais simples de se realizar, podendo ser feita através de pulverização localizada, sem a necessidade do contato direto com o cabo, algo necessário em uma aplicação de graxa.

Gostou da informações prestadas neste texto sobre a lubrificação de cabos de aço? Então aguarde que em breve no blog do site da CADIUM e nas mídias sociais, uma novo texto sobre este assunto será publicado. E havendo a necessidade da aquisição de algum lubrificante industrial ou de um óleo para lubrificar cabo de aço de qualidade, não deixe de consultar a CADIUM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *