Dicas sobre a Lubrificação de um Compressor

O óleo para compressor tem como funções reduzir o atrito e realizar a prevenção contra o desgaste do equipamento. O óleo para compressor também tem a importante função de proteger os componentes do compressor contra a oxidação e a corrosão. Além da lubrificação, a vedação  dos espaços submetidos à pressão e o auxílio no arrefecimento do sistema são outras funções importantes exercidas pelo óleo para compressor. Então facilmente podemos chegar à conclusão de que a manutenção da lubrificação de um compressor é um processo que deve ser rotineiro, não podendo ser negligenciado e muito menos, seu utilizado no equipamento um óleo para compressor de baixa qualidade ou inadequado. 

Quais os cuidados a serem tomados na escolha do Óleo para Compressor? 

O cuidado “número um” na escolha do óleo para compressor é o de sempre utilizar o lubrificante indicado pelo fabricante do equipamento e evitar a sua substituição por lubrificantes alternativos. Também não se pode negligenciar a manutenção e a troca regular do óleo para compressor, pois se este não lubrificar corretamente ou falhar, os componentes internos do compressor poderão ser destruídos rapidamente. Deve se ficar atento às recomendações para o uso de um óleo para compressor que seja indicado para múltiplas aplicações (o “famoso” lubrificante multiuso), pois cada equipamento possui requisitos específicos de lubrificação. É importante frisar que o uso de um óleo para compressor não especificado para o equipamento pode resultar e uma eficiência menor, com a redução das propriedades protetoras e de refrigeração do lubrificante. A utilização de um óleo para compressor com uma viscosidade diferente da indicada pelo fabricante, pode resultar em que o compressor não alcance o alto desempenho a que este necessita para desenvolver sua atividade. 

O que devemos saber sobre a vida útil de um Óleo para compressor?

É importante esclarecer que não é o tamanho do reservatório de óleo que determina quanto tempo dura o óleo para compressor. Um compressor que apresente uma vida útil reduzida do óleo para compressor ou que precise de um reservatório maior, pode ser um sinal de que o compressor está gerando mais calor durante a compressão. O calor gerado dentro compressor pode estar sendo ocasionado pelo excesso de óleo para compressor, que está passando pelos rotores devido a existência de uma folga grande entre os componentes do equipamento. A troca do óleo para compressor deve ser realizada baseando-se sempre nos números de horas de operação do equipamento e não apenas com base na expectativa de vida útil do óleo para compressor. Até pouco tempo atrás era recomendado que a substituição do filtro do  óleo para compressor fosse realizada a cada duas trocas do lubrificante, sendo que atualmente é recomendada que a substituição seja executada sempre em conjunto, para evitar que impurezas antigas contaminem o óleo para compressor novo.

Entendendo a importância da viscosidade do Óleo para Compressor

Um óleo para compressor com baixa viscosidade, inferior ao indicado pelo fabricante para o uso no equipamento, pode não gerar a pressão suficiente para a lubrificação do compressor. Já um óleo para compressor com uma viscosidade superior ao recomendado pode prejudicar a partida do equipamento, pois as partes altas do motor vão demorar mais tempo para receber o lubrificante. Quando é utilizado um óleo para compressor com uma viscosidade diferente da recomendada pelo fabricante do equipamento, pode ocorrer um desgaste maior e mais rápido do motor, comprometendo a sua vida útil e a sua produtividade. Para que não ocorram problemas de lubrificação do compressor, é importante que sempre seja utilizado um óleo para compressor que possua a viscosidade recomendada. Havendo dúvidas sobre qual a viscosidade do óleo para compressor a ser utilizada no compressor, o melhor é consultar o manual técnico ou buscar este tipo de informação na internet.

Qual o Óleo recomendado para Compressor?

Se você ainda tem dúvidas sobre o tipo de óleo para compressor mais recomendado para a lubrificação de seu equipamento, então entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES. Saiba que a CADIUM possui uma linha completa de óleo para compressor. Temos a linha KMIRA RF de óleo para compressor a ar de base parafínica, disponibilizada em diversos graus de viscosidades. Também produzimos a linha SEMANA TC de óleo para compressor de refrigeração, além das linhas POLYSINTHE S e SUMPOR SYNTH de óleo para compressor de base sintética. Não deixe de consultar a CADIUM. Nossa equipe de colaboradores está prontamente capacitada para indicar o melhor óleo para compressor para o seu equipamento. Aguardamos o seu contato.

 

YouTube video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.