A Usinagem do Ferro Fundido e a necessidade do uso de um Óleo para Corte

O ferro fundido é um metal maleável, que ao ser usinado, produz uma grande quantidade de cavacos finos e muito abrasivos. São materiais quimicamente muito reativos que exercem sobre a emulsão do óleo de corte solúvel, um efeito de empobrecê-la, reduzindo a concentração e gerando um maior fator de corrosão sobre a peça usinada.

A emulsão do óleo solúvel para corte sofre uma ação química, que resulta na formação de sabões de ferro, o que contribui para deixar instável a emulsão, alterando inclusive a sua coloração, que pode variar do rosa, vermelho ou marrom. Tal efeito não ocorre sobre o óleo de corte integral, mas este fluído propicia uma maior dificuldade de decantação dos cavacos, o que exige que o equipamento possua um sistema de purificação mais complexo.

O uso do Fluído de Corte na usinagem de Ferro Fundido

Devemos informar que no passado, havia muita restrição ao uso de um óleo para furar ferro fundido, pois nem todos os fluídos de usinagem eram compatíveis com o metal, causando a quebra prematura da emulsão e como consequência, muitos processos passaram a ser realizados sem a utilização de um óleo para corte de ferro fundido.

A usinagem do ferro fundido sem a utilização de um óleo lubrificante para ferro fundido gera a formação das finas partículas durante o corte do metal, que podem se disseminar pelas imediações do equipamento e da área de trabalho, gerando problemas de contaminação do ambiente e do operador.

Atualmente a indústria de lubrificante desenvolveu um óleo para corte de ferro fundido formulado com produtos especiais e aditivação de última geração, proporcionando um fluído de corte que resiste a longos períodos de uso, além de também assegurar uma boa proteção anticorrosiva ao metal usinado.

Cabe informar, que mesmo com a melhora da qualidade do óleo mineral para ferro fundido, no processo de usinagem do ferro fundido é fundamental que os cavacos gerados no processo sejam removidos com a maior frequência possível. Tal procedimento é necessário, pois alguns finos cavacos de ferro fundido possuem a capacidade de reduzir o teor de nitrito de sódio presente no óleo mineral para ferro fundido, caso este lubrificante seja aditivado com este composto. A redução do teor de nitrito de sódio na emulsão do óleo para corte de ferro fundido torna ineficiente a sua ação como inibidor de ferrugem.

A função do Óleo de Corte para Ferro Fundido no processo de usinagem

O óleo de corte para ferro fundido tem como funções principais no processo de usinagem deste metal o de refrigerar, lubrificar, melhorar do acabamento da superfície, reduzir o desgaste das ferramentas, remover os cavacos da área de corte, além da realizar a proteção contra corrosão da peça usinada.

Na usinagem de desbaste do ferro fundido, o óleo mineral para ferro fundido propicia uma economia considerável no processo, pois permite o aumento efetivo da vida útil da ferramenta de corte. É fato que uma usinagem a seco do ferro fundido provoca um maior desgaste de entalhe no ferramental, elevando os custos de produção.

Um bom óleo lubrificante para ferro fundido possui a capacidade de absorver o calor gerado pelo processo, não mancha a peça a ser trabalhada, apresenta durante o uso um odor leve e tolerável, é resistente à oxidação, além de apresentar uma excelente estabilidade durante a operação e após o trabalho, mesmo quando armazenado.

O óleo mineral para ferro fundido que apresente uma transparência adequada durante o uso, possui um grande diferencial de qualidade, pois permite que o operador possa visualizar a operação de usinagem sem que ocorra o encobrimento das peças.

Saiba que a CADIUM é uma indústria de lubrificante que possui uma das melhores opções em fluídos de usinagem para ferro fundido. Venha conhecer a nossa linha AKRA de óleo mineral para ferro fundido de base integral, que são lubrificantes desenvolvidos para os diversos processos que envolvem a usinagem de metais ferrosos. O nosso lubrificante ARMILI S 60, é uma ótima alternativa de fluído de corte solúvel se opção da usinagem for pelo uso de um óleo de corte semissintético solúvel.

Ainda tem dúvidas sobre o óleo para corte de ferro fundido? Se for o caso, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco, que nossa equipe técnica é altamente capacitada e prontamente responderá à sua consulta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *