A importância da escolha do Óleo Lubrificante de Rolamento

Para que os rolamentos possam operar de maneira confiável, deve-se evitar o contato direto de metal com metal entre os corpos rolantes, e para que isso ocorra, é necessário a aplicação de um lubrificante de rolamento de qualidade.

O lubrificante para rolamento tem a função de formar um filme lubrificante entre as duas partes metálicas, inibindo o contato direto entre as superfícies, propiciando a redução do desgaste e da força necessária para colocar o sistema em movimento.

Além da lubrificação de rolamento ter a função reduzir o atrito e evitar o contato metálico entre os elementos do sistema, ela auxilia na refrigeração, inibindo o superaquecimento, contribuindo para reduzir as vibrações, protegendo as superfícies do rolamento contra a corrosão, além de atuar como vedante e isolante.

A escolha do óleo para rolamento correto permitirá que as peças do sistema trabalhem de forma confiável e com uma maior vida útil.

Como escolher o melhor lubrificante de rolamento?

Os rolamentos podem ser lubrificados com graxa ou com óleo. Neste blog iremos discorrer a lubrificação de rolamentos realizada com óleo.

A escolha de um óleo lubrificante de rolamento está intimamente ligada às condições operacionais a que este é submetida, envolvendo principalmente a faixa de temperatura de uso, as velocidades e a influência do ambiente externo sobre o equipamento.

Por mais moderno que seja o óleo lubrificante de rolamento e por maior que seja a sua aditivação, o trabalho mecânico, o envelhecimento ou a contaminação a que este é submetido, gradualmente vai comprometendo as suas propriedades de lubrificação. Com isso é importante que o óleo lubrificante para rolamento seja submetido a uma manutenção preventiva, sendo adequadamente filtrado e trocado em intervalos regulares.

Para se lubrificar rolamentos deve-se sempre selecionar o óleo lubrificante de rolamento recomendado pelo fabricante do equipamento. Deve-se primeiramente observar a viscosidade indicada para lubrificante para rolamento, e o seu índice de viscosidade, que é a medição da variação da viscosidade de acordo com a alteração da temperatura.

A viscosidade do óleo lubrificante para rolamento pode ser definida como a resistência que o lubrificante possui para se deformar sobre pressões de trabalho. Basicamente podemos dizer que um óleo para rolamento com viscosidade adequada, forma um filme lubrificante suficiente para impedir o atrito entre as partes metálicas, além de possuir uma fluidez adequada para lubrificar todo o equipamento e evitar o superaquecimento.

Em um rolamento, a temperatura de funcionamento mais favorável é obtida quando se usa o mínimo de volume de óleo lubrificante de rolamento necessário para garantir o seu funcionamento. A quantidade do óleo lubrificante para rolamento também é um fator importante, pois pode variar dependendo da função que o lubrificante de rolamento deve exercer. Se a lubrificação do rolamento tem funções adicionais como a vedação ou a remoção de calor, é provável que a quantidade necessária do óleo lubrificante de rolamento seja maior.

Quando devemos utilizar o óleo lubrificante para rolamento?

O óleo lubrificante para rolamento geralmente é utilizado somente quando altas velocidades ou temperaturas elevadas não permitem o uso da graxa. O óleo lubrificante de rolamento também é empregado quando o calor gerado por atrito ou de origem externa precisa ser removido do rolamento. Também é empregado quando os demais componentes do equipamento necessitam serem lubrificados com o óleo para rolamento. Para velocidades muito altas é necessário que uma quantidade não muito excessiva de óleo lubrificante entre no rolamento, contribuindo para que a temperatura de trabalho não aumente mais do que o necessário.

A lubrificação de rolamento com o uso de lubrificante líquido mais comum é realizada com óleo é o banho de óleo para rolamento. Neste sistema, o óleo de rolamento é captado pelos componentes rotativos e distribuído dentro do rolamento. O nível do óleo lubrificante para rolamento deve ficar abaixo do centro da esfera ou do rolete que ocupa a posição mais baixa, porém este sistema só pode ser adotado para operações em pequenas velocidades. O óleo lubrificante de rolamento é absorvido por elementos giratórios do rolamento e depois circula através do mesmo até voltar ao depósito.

Em operações em alta velocidade ocorre um aumento na temperatura de trabalho, o que pode causar a aceleração do envelhecimento do óleo para rolamento. Para evitar que isso ocorra, é necessário que a lubrificação do rolamento seja feita por circulação de óleo, com o auxílio de uma bomba, sendo que após passar pelo rolamento, o óleo para rolamento deve sofrer um processo de filtração, e ser resfriado antes de retornar ao ponto de lubrificação.

A lubrificação de rolamentos pode ser feita por jato de óleo, onde se injeta o óleo para rolamento sob alta pressão em um dos lados do rolamento, sendo alto o suficiente para que parte do óleo penetre na turbulência que rodeia o rolamento. Outra forma de lubrificação de rolamentos é por atomização, onde são pulverizadas quantidades muito pequenas do óleo para rolamento, permitindo que o rolamento opere sob temperaturas mais baixas ou em velocidades mais altas do que se aplicado por outro método.

Em geral os equipamentos operam com rotações entre 60 e 3.600 r.p.m.. Para as operações em baixas rotações é indicado o uso de um óleo lubrificante para rolamento mais viscoso, e para as altas rotações é indicado um óleo lubrificante de rolamento com menor viscosidade. Lembrando que um óleo lubrificante de rolamento com viscosidade baixa gera torques de partidas mais baixos e com isso possibilita que o equipamento atinja rotações mais elevadas, além de melhorar a refrigeração do sistema. A viscosidade mais elevada de um óleo lubrificante de rolamento aumenta a capacidade de carga, a vida útil e de trabalho dos rolamentos.

Onde encontrar o melhor óleo lubrificante para rolamentos?

Saiba que a CADIUM é uma empresa fabricante de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção fabril com mais de 25 anos de atuação no mercado nacional, possuindo uma completa linha de óleos lubrificantes de rolamentos, tanto os de base mineral (linha KURZI RF), como os de base sintética (linha POLYSINTHE S). Se você está à procura do melhor óleo lubrificante para rolamentos, não deixe de consultar a CADIUM. Nossa equipe de colaboradores estará prontamente capacitada para indicar o melhor óleo lubrificante de rolamento para o seu equipamento. Consulte a CADIUM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *