A cavitação da bomba de engrenagem é um problema sério que pode ter várias causas. Algumas destas causas podem estar relacionadas a problemas de design de sistemas e componentes da bombas, enquanto outros mais comuns, estão mais relacionados à manutenção do equipamento.
Devemos informar que a cavitação ocorre quando bolhas de ar ou vapor se formam no fluido da linha de sucção e são subsequentemente implodidas na bomba que pressuriza o óleo para redutores industriais. Este processo culmina com a formação de micro jatos de óleo para caixa de redutor batendo e erodindo as superfícies adjacentes do equipamento.
Para entender melhor o processo de cavitação da bomba de engrenagem, a seguir descrevemos algumas das possíveis causas deste processo e o seu efeito sobre o óleo para caixa de redutor:
Design do tanque de acondicionamento do óleo para redutores de velocidade
A turbulência no tanque agita o ar no óleo lubrificante para engrenagem ou este processo não permite que o ar seja adequadamente liberado do óleo para redutores industriais. Tal processo pode ser gerado por retornos em queda do óleo para caixa de redutor, pelo baixo nível do óleo para redutores industriais, pela existência no equipamento de um tanque muito pequeno, entre outras falhas de concepção do equipamento.
Vazamentos na linha de sucção do óleo para caixa de redutor
A existência de vazamentos entre o tanque e a bomba podem introduzir a formação de ar no óleo para redutores de velocidade, e muitas vezes, este problema está associado à falha na vedação do eixo da bomba, o que permite a entrada de ar.
Restrição da linha de sucção do óleo para redutores de velocidade
Por vezes, as linhas de sucção do equipamento são muito longas, muito estreitas ou simplesmente conectadas, por exemplo, a um filtro de sucção entupido, o que acaba resultando na formação da cavitação da bomba de engrenagem.
Posicionamento incorreto da bomba do óleo para redutores industriais
Dependendo da viscosidade do óleo lubrificante para engrenagem e das condições da linha de sucção, se a bomba estiver localizada em uma posição alta que dificulte que o óleo flua prontamente do tanque para a entrada da bomba, a ocorrência de cavitação da bomba de engrenagem é algo muito provável que ocorrerá no equipamento.
Problemas com a liberação de ar
Com o passar do tempo e da utilização regular do equipamento, o óleo para redutores industriais envelhece, fica contaminado e tal processo faz com que as propriedades de liberação de ar fiquem prejudicadas. Isso significa que, uma vez que as bolhas de ar se formam dentro do equipamento, elas ficam presas no óleo para caixa de redutor e não se desprendem quanto este chega ao reservatório. A contaminação por umidade e a oxidação do óleo para redutores de velocidade são os grandes geradores deste tipo de problema.
Vapor de água no óleo lubrificante para engrenagem
Quando o óleo para redutores industriais aquece durante o processo, ele é contaminado com a água (umidade do ar). O vapor de água superaquecido forma bolhas no óleo para caixa de redutor, o que contribui para provocar a cavitação da bomba de engrenagem.
Viscosidade elevada do óleo para redutores de velocidade
Quando a temperatura do reservatório do óleo lubrificante para engrenagem fica muito baixa (por exemplo, durante as condições de partida no inverno), a viscosidade pode ser muito alta para permitir que o óleo para redutores industriais realize um fluxo adequado por entre a linha de sucção e a bomba.
Aprendendo um pouco mais sobre a cavitação da bomba de engrenagem
Todas as bombas operam criando baixa pressão na entrada e permitindo que a pressão atmosférica (ou do sistema) empurre o fluido para dentro da bomba e esse processo torna as bombas suscetíveis ao fenômeno da cavitação, que nada mais é do que a formação de bolhas (cavidades de vapor) dentro do óleo para caixa de redutor quando a pressão diminui rapidamente abaixo da pressão de vapor do líquido. Isso forma uma bolha dentro do óleo para redutores de velocidade que normalmente dura um curto período, antes de entrar em colapso novamente. O colapso gerado é violento, produzindo um barulho alto e muitas vezes danificando superfícies próximas. Mesmo metais fortes serão perfurados quando submetidos ao jato forte e localizado resultante da implosão da bolha. Se não for controlado, o dano pode eventualmente destruir a bomba.
A cavitação da bomba de engrenagem é um problema sério que pode ter efeitos prejudiciais no desempenho e longevidade da bomba. Por este motivo, entender as causas da cavitação e tomar medidas proativas para preveni-la e resolvê-la, são condições fundamentais que os operadores das bombas devem tomar para poder garantir a operação confiável e evitar reparos dispendiosos no equipamento.
Como vimos, há muitos fatores que podem influenciar na formação da cavitação da bomba de engrenagem entre os quais destacamos que a viscosidade inadequada do óleo para redutores de velocidade influencia no processo, como a rugosidade e os diâmetros internos do sistema de tubulação, ou uma válvula estando parcialmente fechada ou havendo alguma outra obstrução escondida dentro dos tubos pode gerar a cavitação.
Mas, há alguns caminhos que se pode seguir para se evitar a cavitação da bomba de engrenagem, que mencionamos a seguir:
- Aumentar o nível mínimo do óleo lubrificante para engrenagem no tanque de abastecimento;
- Abaixar no que for possível, o nível da bomba em relação ao equipamento / engrenagens;
- Reduzir o comprimento dos tubos de entrada da bomba;
- Aumentar o diâmetro dos tubos de entrada;
- Reduzir a viscosidade do óleo para redutores industriais, aquecendo o lubrificante e isolando o tanque e os tubos;
- Certificar que as linhas e filtros estejam limpos e livres de acúmulos, para evitar que o fluxo do óleo para caixa de redutor seja restringindo;
- Diminuir a velocidade da bomba visando reduzir o fluxo do óleo para redutores de velocidade, pois caso a cavitação esteja ocorrendo de forma intermitente (ou seja, quando o tanque está quase vazio ou a viscosidade é alta), a velocidade poderá ser reduzida manualmente ou usando controles lógicos;
- Aumentando o tamanho da bomba também se consegue manter o fluxo do óleo lubrificante para engrenagem em uma velocidade de bombeio mais baixa.
Quando ocorre cavitação, ela pode levar a uma série de problemas, como o desempenho reduzido da bomba de óleo para redutores industriais, o aumento dos níveis de ruído e diversos danos aos componentes da bomba. Para evitar a cavitação da bomba de engrenagem, é importante garantir que a bomba seja bem dimensionada para a aplicação e as condições de operação, como a seleção correta da velocidade da bomba, da adequada viscosidade do óleo para caixa de redutor e da correta a pressão de entrada do sistema. A manutenção regular e o monitoramento do desempenho da bomba de óleo para redutores de velocidade podem ajudar a identificar e resolver quaisquer problemas de cavitação antes que eles aumentem. Se for detectada a cavitação da bomba de engrenagem, é importante tomar medidas imediatas para se evitar mais danos.
Informações adicionais para se evitar a cavitação da bomba do Óleo Lubrificante para Engrenagem
O problema de cavitação da bomba de engrenagem pode ser solucionado ao se consultar o fabricante do óleo para redutores industriais.
Com mais de 30 anos de atuação no mercado Nacional fabricando óleo para caixa de redutor de elevado desempenho, a CADIUM LUBRIFICANTE possui uma equipe técnica altamente capacitada e treinada para indicar o melhor óleo para redutores de velocidade para o seu equipamento e soluções para resolver o seu problema de cavitação da bomba de engrenagem. Para entrar em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES disponibilizamos os seguintes canais de comunicação:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Conheça a linha de óleo lubrificante para engrenagem da CADIUM LUBRIFICANTES acessando os links a seguir:
- Óleo para redutores industriais – Linha POLISYNTHE S (Base Sintética) https://cadium.com.br/work/oleo-para-engrenagem-torno-mecanico-polisynthe-s-68/
- Óleo para redutores industriais – Linha KURZI RF (Linha Mineral) https://cadium.com.br/work/oleo-para-caixa-de-engrenagem-kurzi-68-rf/
Embalagens de fornecimento do Óleo para Caixa de Redutor da CADIUM LUBRIFICANTES
A linha de óleo para redutores de velocidade da CADIUM LUBRIFICANTES foi especialmente desenvolvida para a lubrificação das caixas de engrenagens, mancais e rolamentos, sendo disponibilizada a granel e nas seguintes embalagens:
- Óleo Lubrificante para Engrenagem 1 l – frasco plástico;
- Óleo Lubrificante para Engrenagem 5 l – bombona plástica;
- Óleo Lubrificante para Engrenagem 20 l – bombona plástica;
- Óleo Lubrificante para Engrenagem 200 l – tambor metálico / bombona plástica.
Aguardamos a sua consulta e obrigado por confiar na CADIUM LUBRIFICANTES e nos nossos produtos.