Se focarmos nosso texto apenas nos tipos de óleos de corte integrais de base mineral disponíveis no mercado, podemos descrever uma relação enorme de lubrificantes que são comercializados para diversos tipos de processos de usinagem. Destacamos a seguir, alguns deles, a saber:
- óleo mineral integral puro;
- óleo mineral integral com matéria graxa;
- óleo mineral integral com cloro;
- óleo mineral integral com composto sulfurado;
- óleo mineral integral com matéria graxa sulfurizada;
- óleo mineral integral clorado e sulfurizado;
- óleo mineral integral com cloro e matéria graxa sulfurizada;
- óleo mineral integral com fósforo;
- óleo mineral integral com fósforo, enxofre e cloro.
Devemos ressaltar que há muitas outras combinações de aditivações possíveis, que são utilizadas pelo fabricante de lubrificante industrial, de acordo com a operação de usinagem a ser realizada.
Aplicações do Fluído de Corte Integral
O fluído de corte integral é fornecido pelo fabricante de lubrificante industrial pronto para a aplicação, sem que o usuário do lubrificante requeira uma maior atenção na manipulação e uso do produto.
Como mencionado acima, além do óleo corte integral para usinagem ser disponibilizado com uma gama bem diversificada de níveis de aditivação, o lubrificante também é formulado em diversos graus de viscosidades, permitindo assim o seu uso em uma ampla quantidade de operações e equipamentos.
Além do uso para corte em geral, encontramos o óleo integral para usinagem sendo empregado em diversos processos de usinagem, onde a seguir descrevemos algumas destas aplicações:
Óleo para Eletroerosão ou Óleo Dielétrico para Eletroerosão
Para este processo é utilizado um fluído de corte integral com baixa viscosidade, entre 3 e 5 cSt à 60ºC, que possua um alto ponto de fulgor, superior à 120ºC, que apresente uma boa capacidade de refrigeração, uma alta rigidez dielétrica, uma mínima geração de vapores entre outras características.
Óleo para Brochamento ou Óleo para Brochadeira
O óleo de corte integral utilizado no processo de brochamento normalmente possui uma viscosidade que varia de 15 a 25 cSt à 40ºC, e o lubrificante contém uma elevada aditivação de aproximadamente 30% de composto clorado e de matérias graxas. Com isso a presença de óleo básico mineral presente no óleo integral para usinagem é pequena, tornando o óleo para brochadeira como se fosse constituído quase que exclusivamente de aditivos.
Óleo para Retífica ou Óleo para Retificação de Motor
Normalmente no processo de retificação é utilizado um fluído de corte integral com viscosidade variando de 10 a 30 cSt à 40ºC. São utilizados óleos de corte convencionais, mas em alguns processos, o óleo integral para usinagem recebe uma aditivação adicional com matéria graxa e cloro.
Para operações de retificação extremamente severa, encontramos o óleo integral para usinagem recebendo uma aditivação de matéria graxa e enxofre e o lubrificante é formulado com uma viscosidade mais elevada, em torno de 100 cSt à 40ºC.
Óleo para Brunimento ou Óleo de Brunimento
Até pouco tempo atrás o querosene era utilizado para a realização desta operação. Com o aumento da exigência da segurança operacional e da saúde do trabalhador, o óleo para brunimento passou a ser disponibilizado na forma de um óleo de corte integral, com uma viscosidade variando entre 4 e 6 cSt à 40ºC, e para alguns processos específicos, é disponibilizado um óleo de brunimento com viscosidade entre 10 e 15 cSt à 40ºC.
Este lubrificante recebe uma aditivação com matérias graxas e aditivos antidesgaste, que conferem ao produto uma excelente umectação nas superfícies de contato.
Óleo para Rosquear ou Óleo para Rosqueadeira
No processo de rosqueamento externo, a velocidade de corte é baixa e com isso, a necessidade de lubrificação do óleo integral para usinagem é elevada. Para desempenhar tal função, o óleo para rosquear recebe uma elevada carga de aditivação E.P. (aditivo de extrema pressão).
Para os processos de rosqueamento de ferro e aço de média para baixa usinabilidade, normalmente é empregado um óleo para rosqueadeira que contenha uma aditivação sulfoclorada. Para a usinagem de metais com ligas de alumínio ou cobre, um óleo para rosquear aditivado apenas com matéria graxa é suficiente para a realização da operação.
Fluído de Corte para Furação ou Fluído de Corte para Brocas
Para este processo é utilizado um óleo de média para baixa viscosidade. Normalmente o óleo de corte integral utilizado nos processos de brochamento também atende às necessidade de lubrificação de uma usinagem de furação.
É fato que há vários outros tipos de processos de usinagem, onde pode ser empregado um óleo de corte integral. A intenção deste texto não é a de realizar o detalhamento de todos os tipos de lubrificantes disponíveis, mas apenas o de mostrar a diversificação de fluídos que há no mercado, e informar que cada óleo integral para usinagem recebe uma aditivação específica, ou possui uma viscosidade ideal para atender à necessidade de determinada operação de usinagem.
Propriedades do Fluído de Corte Integral
Para obter mais informações sobre as propriedades do fluído de corte integral, acesse o nosso blog em nosso site (https://cadium.com.br/blog/), ou acompanhe as publicações da CADIUM nas mídias sociais, pois este será o tema do nosso próximo texto a ser divulgado. Aguarde.
Comercializamos o produto no nosso E-commerce nas seguintes embalagens:
- Fluído de corte integral 1 Litro;
- Fluído de corte integral 5 Litros;
- Fluído de corte integral 20 Litros.
Faça sua compra agora clicando no link: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/oleo-de-corte-integral/
Saiba também que a CADIUM possui uma linha completa de fluido de corte integral e fluído de corte solúvel, para o atendimento dos mais complexos e modernos processos de usinagem. Consulte a CADIUM para a aquisição de um lubrificante para o seu processo.