A importância para a indústria do uso de um Óleo para Brunimento de qualidade

Didaticamente podemos dizer que a usinagem por brunimento é realizada com uma ferramenta especial de retificação, que é constituída de segmentos de materiais abrasivos, montados em grupo. Durante o processo de brunimento, os grãos ativos do brunidor entram em contato com a superfície da peça metálica, realizando um movimento relativamente lento de giro, deslocando o brunidor ao longo da superfície de revolução, aplicando movimentos alternativos de pouca amplitude e com uma frequência relativamente grande. Ao girar, o brunidor faz um movimento vertical oscilante de subir e descer.

 Em termos de aplicação podemos dizer que a operação de brunimento interno é realizada em peças metálicas como cilindro de motores, canos de canhão, cilindros de freios, alojamento de êmbolo hidráulico, cilindro mestre, cilindro de roda, comandos hidráulicos e válvulas, cilindro de embreagem, matrizes para parafuso entre outros. E geralmente encontramos o processo de brunimento externo aplicado na usinagem de eixos e árvores.

Saiba que em um serviço de usinagem por brunimento, 90% do custo envolvido no processo refere-se à mão e obra empregada. Pouco menos de 10% refere-se aos custos com os abrasivos, sendo que 1% ou menos deste montante refere-se ao custo com o óleo para brunimento. Para um item que tem um peso quase que desprezível no processo, então por que o óleo de brunimento tem papel tão importante neste serviço de usinagem?

Entendendo a importância do Óleo de Brunimento no processo de usinagem

 Infelizmente a grande maioria dos usuários do óleo para brunimento de camisa relevam a importância do produto, e por vezes chegam a utilizar lubrificantes não adequados ou de baixa qualidade para a realização do processo, analisando a aquisição do produto apenas através o prisma de um item que “por ser uma despesa”, precisa ser adquirido à um custo baixo.

É fato que o uso de um óleo de brunimento de cilindro de qualidade além de contribuir para prolongar a vida do ferramental, gera um melhor acabamento, evita que o cavaco fique aderido à ferramenta de corte ou à peça, além de propiciar a remoção de riscos nas peças.

Na busca da redução de custos, e veja que estamos falando de um óleo para brunimento que representa menos de 1% do valor da operação, muitos usuários realizam o processo utilizando o óleo diesel ou a querosene, produtos de baixa lubricidade, elevada inflamabilidade, alta toxidade e que não são adequados para uma operação onde se deseja produtividade e qualidade no processo.

 Problemas gerados pelo uso de um Óleo para Brunimento inadequado ou de baixa qualidade

Entre os vários problemas que podem surgir no processo, pelo uso de um óleo de brunimento dos cilindros inadequado, podemos destacar:

  • Um óleo de brunimento de motor não adequado poderá não impedir que pequenos cavacos fiquem soldados no abrasivo, o que manterá a peça afastada da ferramenta de corte, gerando riscos nesta e a perda de produtividade;
  • O aumento do consumo do abrasivo também é observado quanto é utilizado um óleo de brunimento de cilindro de má qualidade;
  • A baixa lubricidade do óleo de brunimento de tubos pode interferir no volume de material que se precisa remover do processo;
  • O alto desgaste provocado pelo atrito gerado no processo de brunimento exige que o lubrificante possua um elevado poder refrigerante, características que não são encontradas em uma querosene, mas é algo presente em um óleo de brunimento de usinagem de qualidade;
  • Um óleo para brunimento de qualidade não é agressivo ao ambiente e nem ao operador, sendo que a utilização de óleo diesel ou da querosene neste processo, além de ser contra as atuais Normas Trabalhistas, são produtos que exalam vapores extremamente agressivos à saúde dos operadores.
  • Um ponto de fulgor elevado (temperatura em que o produto pega fogo quando em contato com uma chama), é uma característica encontrada somente em um óleo de brunimento de camisa de qualidade, o que restringe e evita qualquer tipo de periculosidade na operação.

Como realizar a aquisição de um Óleo para Brunimento de qualidade?

É importante que o usuário do óleo de brunimento de cilindro realize a aquisição do lubrificante, junto à uma empresa conceituada. Também é importante que o usuário do óleo de brunimento de motor exija deste fornecedor a FISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos), e neste documento observe os componentes utilizados na formulação do produto, bem como fique atento ao Ponto de Fulgor informado para o produto, pois quanto menor este for, mas vapores este liberará no ambiente e maior será a possibilidade do óleo de brunimento de tubos se inflamar.

Saiba que a CADIUM é uma empresa atuante no mercado nacional a mais de 25 anos, fornecendo lubrificantes industriais e produtos para a manutenção fabril de elevada qualidade e alto desempenho. Se você está necessitando adquirir um óleo para brunimento de qualidade e que gere um alto acabamento e um grande rendimento, consulte a CADIUM. Temos o óleo integral para brunimento adequado para o seu processo. Aguardamos a sua consulta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *