Soluções simples para a preservação do Óleo Lubrificante Hidráulico – Parte 2

Os sistemas hidráulicos oferecem uma elevada relação potência/peso, permitindo a realização de operações com precisão e suavidade, mesmo sob condições extremas de pressão e carga. O óleo lubrificante hidráulico permite que os operadores regulem eficazmente a força e a velocidade do equipamento, mas para garantir que este permaneça em boas condições de operação, a funcionalidade do óleo lubrificante hidráulico deve ser acompanhada com muita atenção e constância.

Como contribuir para preservar a qualidade do Óleo Lubrificante Hidráulico?

Saiba que a presença de bolhas de ar ou de espuma no óleo lubrificante hidráulico pode resultar em um comportamento errático no sistema, afetando diretamente a sua eficiência e segurança.

Quanto há a detecção de espuma ou bolhas no fluído hidráulico é necessário que se faça a imediata sangria do sistema para se remover qualquer ar preso. Este processo deve ser feito regularmente. Cabe informar que o uso de um óleo lubrificante hidráulico de qualidade, com a viscosidade adequada exigida para uso no equipamento, além da realização de manutenções regulares e adequadas das vedações e conexões do equipamento contribui para evitar que tal problema ocorra.

Entendendo os problemas das vibrações no equipamento

As vibrações provenientes da operação do motor, da bomba ou de outras fontes próximas ao equipamento pode causar danos ao sistema hidráulico, desgastes prematuros e até mesmo uma falha crítica. Tais vibrações também podem afetar o desempenho do óleo lubrificante hidráulico e consequentemente a precisão dos controles do sistema.

Por tanto, se deve proteger e isolar adequadamente o sistema das fontes de vibração, além de se verificar regularmente se há acessórios ou componentes soltos. Para minimizar este problema se deve sempre utilizar materiais resistentes à vibração. Outro fato que pode ajudar a reduzir a vibração e garantir o bom desempenho do óleo lubrificante hidráulico é sempre se certificar que todas as peças móveis do equipamento estão perfeitamente alinhadas.

A corrosão: um vilão que age na surdina comprometendo o desempenho do Óleo Lubrificante Hidráulico

A corrosão é uma preocupação significativa e muito crítica para os sistemas hidráulicos, pois ela pode causar graves danos aos componentes do equipamento, gerando vazamentos, falhas e até acidentes. A corrosão pode se formar devido a vários fatores, sendo os mais comuns relacionados à umidade no ambiente de trabalho, a presença de contaminantes ou a proteção inadequada do equipamento.

Para que a qualidade do óleo lubrificante hidráulico e do equipamento não seja comprometida, uma limpeza regular do sistema deve ser feita. Este problema pode ser evitado através da realização da inspeção de sinais de oxidações, do uso de materiais e revestimentos resistentes à corrosão e da adoção de condições de armazenamento e isolamento adequadas do equipamento. A substituição de componentes oxidados e desgastados, além da utilização de um fluido hidráulico de qualidade são medidas essenciais para evitar a degradação prematura de equipamento.

A manutenção ineficiente e o seu impacto no Óleo Lubrificante Hidráulico

Todos nós sabemos que as vedações são componentes extremamente importantes dentro de um sistema hidráulico, sendo que a sua falha poderá resultar na geração de vazamentos, na contaminação do óleo hidráulico lubrificante e até a perda de controle do equipamento. Problemas com as vedações do sistema hidráulico geralmente ocorrem devido ao desgaste, a temperaturas extremas ou por uma lubrificação inadequada do fluído hidráulico.

No processo de manutenção do sistema hidráulico se deve constantemente inspecionar as vedações na busca de sinais de danos ou desgastes. Se tais sinais forem detectados, estas vedações precisam ser imediatamente substituídas. Cabe reforçar que, por mais cara que sejam, sempre se deve utilizar vedações de qualidade e garantir que a lubrificação destas com o óleo lubrificante hidráulico seja adequada, pois isso também contribui para evitar falhas na vedação.

Na manutenção do sistema hidráulico também se deve garantir que todos os componentes do equipamento estejam perfeitamente alinhados. Parece ser uma observação óbvia, mas encontramos muitos equipamentos operando com graves desalinhamentos, o que além de comprometer a vida útil do sistema, também pode comprometer a eficiência do fluído hidráulico.

Óleo Lubrificante Hidráulico: aqui está a solução mais simples para garantir a qualidade do produto

A solução mais simples, mas não única para garantir a qualidade do óleo lubrificante hidráulico, é a de se seguir as recomendações do fabricante do equipamento.

Danos graves aos componentes do sistema hidráulico, vazamentos, mau funcionamento, além de riscos à segurança do operador podem ocorrer se for adicionado ao sistema um óleo lubrificante hidráulico de baixa qualidade, ou que possua uma viscosidade diferente da indicada pelo fabricante, ou que apesente uma base ou uma aditivação não adequada para operação do equipamento.

A aquisição e utilização do óleo lubrificante hidráulico recomendado pelo fabricante do equipamento, a verificação constante do estado do fluído lubrificante, a manutenção dos níveis recomendados do fluido lubrificante, além da substituição regular do óleo lubrificante hidráulico segundo as recomendações dadas pelo fabricante do óleo lubrificante industrial, são ações simples e fáceis de serem executadas, que garantirá o perfeito funcionamento do sistema e irá prolongar a vida útil do equipamento.

O que mais devemos saber sobre o sistema hidráulico e o Óleo Lubrificante Hidráulico?

Os sistemas hidráulicos são essenciais para operações de diversos tipos de equipamentos, sendo um sistema relativamente simples de bombeio de um óleo lubrificante hidráulico, que gera eficiência e confiabilidade a diversos processos. Mas, não é porque a sua manutenção é simplificada que ela poderá ser menosprezada.

Uma manutenção ineficiente tanto do equipamento como do óleo lubrificante hidráulico poderá levar a paradas operacionais não desejadas e até à geração de elevados prejuízos financeiros, por tanto, faça as manutenções regulares. E quando do surgimento de um problema, sempre siga as recomendações dadas pelo fabricante do equipamento ou consulte um mecânico qualificado, para que seja mantida a segurança e o desempenho do seu sistema hidráulico.

Óleo Hidráulico 68 e Óleo Hidráulico Preço

Referente à sistemas hidráulicos saiba que óleo hidráulico 68 e óleo hidráulico preço são as palavras de busca mais acessadas na internet para este tipo de produto.

Se você quer adquirir um óleo hidráulico 68 ou obter informações sobre óleo hidráulico preço, sabia que a CADIUM possui uma completa linha de óleo lubrificante hidráulico. Acesse o nosso site no link a seguir e confira: https://cadium.com.br/work-category/oleo-para-sistemas-hidraulicos/

Para mais informações técnicas ou comerciais sobre o óleo hidráulico 68 ou o do óleo lubrificante hidráulico de base mineral, sintética ou vegetal, além do óleo hidráulico biodegradável, é só entrar em contato com a CADIUM através dos Canais de Comunicação abaixo que você será prontamente atendido pela equipe de Colaboradores:

  • e-mail: cadium@cadium.com.br;
  • WhatsApp: 11-97587-7837;
  • Telefone PABX: 11-4047-9292.

Saiba que a aquisição do óleo lubrificante hidráulico ou do óleo hidráulico 68 em pequenas quantidades poderá ser feita no site de e-commerce da CADIUM. Para mais informações acesse o link a seguir: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/oleo-hidraulico/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *