Qual é o melhor Óleo para Engrenagem Industrial?
O óleo sintético para engrenagem industrial é fabricado com compostos químicos oriundos da indústria petroquímica, sendo o melhor lubrificante para engrenagem em termos de qualidade, apesar de apresentar um preço de aquisição mais elevado.
O óleo sintético para engrenagem industrial é formulado com polímeros, poliglicóis ou polialfaolefinas e por possuir uma qualidade superior de lubrificação e desempenho, é utilizado em operações onde óleo mineral para engrenagem não pode ser empregado, ou em processos onde há restrições ambientais ou trabalhistas.
O óleo engrenagem mineral é um excelente lubrificante, mas apresenta uma menor compatibilidade com os materiais sintéticos e elastômeros e devido a este motivo a lubrificação dos mancais e das engrenagens com um óleo sintético para redutor apresenta um resultado melhor.
O que é um Óleo para Engrenagem Hipóide ou Óleo para Engrenagem Helicoidal?
Um redutor de velocidade é um mecanismo composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo e geram um movimento, sendo que para que este sistema funcione, ele precisa ser lubrificado com um óleo para engrenagem hipóide também chamado de óleo para engrenagem helicoidal.
As engrenagens de um redutor de velocidade operam aos pares, com os dentes de uma engrenagem se encaixando nos dentes de outra, sendo que como ocorre um grande atrito entre estes dentes, o óleo para engrenagem hipóide ou o óleo para engrenagem helicoidal é utilizado para evitar o travamento do sistema.
Normalmente um redutor de velocidade é encaixado a uma saída de um motor que opera em alta velocidade ou este redutor pode ser ligado a outro equipamento mecânico com menor velocidade de rotação com elevado torque, mas para ambos os casos, as engrenagens são banhadas em um óleo para engrenagem helicoidal ou em um óleo para engrenagem hipóide que possuem a função de reduzir a temperatura provocada pelo atrito das engrenagens do sistema.
Qual a melhor Especificação do Óleo para Caixa de Engrenagem do Torno?
A especificação do óleo para caixa de engrenagem do torno deve garantir que o óleo lubrificante para engrenagem possua uma aditivação adequada para proteger do atrito e do desgaste as faces metálicas das engrenagens do redutor.
A especificação do óleo para caixa de engrenagem do torno deve garantir que o óleo lubrificante para engrenagem não seja agressivo aos selos de vedações do sistema, para evitar que surjam rompimentos das vedações e gere vazamentos.
É fundamental quem a especificação do óleo para caixa de engrenagem do torno informe que o óleo lubrificante para engrenagem possui um pacote de aditivos antioxidantes em sua formulação para que este proteja da corrosão as partes metálicas da caixa de engrenagem.
Quais as características que um Óleo para Caixa de Engrenagem deve possuir?
É importante que um óleo para caixa de engrenagem não ataque a pintura das caixas das engrenagens.
O óleo para caixa de engrenagem necessita ser de boa qualidade, possuindo a capacidade de lubrificar os dentes das engrenagens e de também dissipar o calor gerado pelo atrito dos dentes dos redutores de velocidade.
Uma característica importante que um bom óleo para caixa de engrenagem precisa ter e o de não perder suas características de adesividade inclusive quando estiver operando em altas temperaturas, sob elevadas pressões e a grandes velocidades.
Óleo Sintético para Engrenagem e Óleo Mineral para Engrenagem, qual é a diferença?
O óleo mineral para engrenagem que é um produto formulado com aditivos especiais e óleos básicos minerais derivados do petróleo, sendo um óleo lubrificante para engrenagem por poder ser empregado na lubrificação de diversos tipos de caixas engrenagens tanto as abertas como as fechadas, mas principalmente por possuir um baixo custo.
O óleo sintético para engrenagem é um lubrificante que pode conter em sua composição produtos petroquímicos a base de Polialfaolefina (PAO) ou Poliglicol (PG) e tem como uma das suas principais características a de possui uma elevada resistência às altas temperaturas em relação ao óleo mineral para engrenagem.
Estudos técnicos recentemente realizados, constatam que um redutor lubrificado com óleo mineral para engrenagem consegue operar por até no máximo 4.000 horas até que seja necessária a sua troca, sendo que um mesmo equipamento em trabalho nas mesmas condições de operação, sendo lubrificado com um óleo sintético para engrenagem a base de Polialfaolefina (PAO) opera por até 9.000 horas, já o óleo sintético para engrenagem fabricado com Poliglicol (PG), consegue operar por aproximadamente 13.000 horas, até a sua substituição.
Qual o lubrificante recomendado como Óleo para Engrenagem e Redutor de Velocidade?
Para as caixas de redutores onde as engrenagens são cilíndricas, cônicas de dentes retos ou helicoidais, ou as do tipo espinhas de peixe, o óleo para engrenagem e redutor de velocidade não pode possuir uma baixa viscosidade, para que o lubrificante de engrenagem não seja expelido pelo giro dos dentes e também não pode ser viscoso de mais para não gere a perda de potência do sistema, sendo ideal o emprego de um óleo para engrenagem 90 ou um óleo para engrenagem 150.
Quando a caixa de engrenagem estiver trabalhando próxima a uma fonte de calor, é necessário que seja usado um óleo para engrenagem e redutor de velocidade com uma elevada viscosidade para compensar o aumento de temperatura, sendo que um óleo para engrenagem 220 ou um óleo para engrenagem 320 poderá ser utilizado.
Para a lubrificação onde o equipamento estiver instalado em locais frios, um óleo para engrenagem e redutor de velocidade que possua uma viscosidade baixa é o recomendado e o óleo para engrenagem 32 poderá ser aplicado.
O que pode ocorrer com o uso de um Óleo para Caixa de Engrenagem inadequado?
As engrenagens instaladas dentro da caixa de redução necessita de muita energia para entrarem e se manterem em movimento em razão do atrito que ocorre entre os dentes, sendo que a consequência deste trabalho é o aumento da temperatura do equipamento e o uso de um óleo para caixa de engrenagem de inadequado ou de má qualidade poderá comprometer a lubrificação do sistema.
O óleo para caixa de engrenagem que não conseguir lubrificar adequadamente o sistema por ter a sua viscosidade modificada durante o processo, poderá ocasionar a não formação do filme lubrificante entre as engrenagens, gerando um aumento do atrito, da temperatura e do desgaste das engrenagens.
Um óleo para caixa de engrenagem que tenha uma má qualidade ou seja inadequadamente aditivado, não conseguirá refrigerar o sistema e não impedirá o aumento da temperatura do sistema, o que poderá de comprometer as vedações, causar oxidação e o encurtamento da vida útil das engrenagens.
Conhecendo um pouco mais das aplicações do Óleo para Engrenagem Industrial
Nas caixas de engrenagem que possuem um elevado grau de redução com diversos jogos de engrenagens, o óleo para engrenagem industrial precisa apresentar uma viscosidade dimensionada para atender a lubrificação do pinhão de menor velocidade, pois quanto mais alta é a velocidade do pinhão, menor deverá ser a viscosidade do óleo para caixa de engrenagem e vice-versa.
Para que um óleo para engrenagem industrial tenha condições de formar uma película lubrificante junto às engrenagens quando estas sofrerem uma carga maior, este lubrificante para engrenagem deve possuir em sua formulação aditivos de extrema pressão.
As engrenagens podem ser lubrificadas pelo óleo para engrenagem industrial através do uso do bombeamento do lubrificante para engrenagem que é salpicado sobre as engrenagens ou a aplicação por imersão onde estas ficam mergulhadas no lubrificante.
Quais os tipos de Lubrificantes para Engrenagens estão disponíveis no mercado?
Os tipos de lubrificantes para engrenagens disponíveis no mercado hoje são dois de dois tipos de acordo com a base utilizada na sua fabricação: o óleo mineral para engrenagem e o óleo sintético para engrenagem.
Um tipo de lubrificante para engrenagens que está disponível no mercado é o óleo sintético para engrenagem que é um óleo lubrificante compatível com a maioria dos elastômeros e dos plásticos, possui uma ótima estabilidade térmica, uma boa estabilidade à oxidação, apresenta boa proteção contra a corrosão, além e possuir uma excelente adesividade.
O tipo de lubrificante para engrenagem que hoje é mais utilizado é o óleo mineral para engrenagem por possuir um custo menor, mas o óleo sintético para engrenagem está cada vez mais ampliando a sua importância e participação no mercado, pois apresenta características que o faz destacar notadamente no que se refere aos aspectos da segurança do trabalho e da preocupação com o meio ambiente.
Quais as viscosidades do Óleo para Engrenagem?
Saiba que tanto o óleo sintético para engrenagem como o óleo mineral para engrenagem estão disponibilizados no mercado em várias viscosidades, a saber:
- óleo para engrenagem 32;
- óleo para engrenagem 68;
- óleo para engrenagem 90 ou óleo para engrenagem 100;
- óleo para engrenagem 140 ou óleo para engrenagem 150;
- óleo para engrenagem 220;
- óleo para engrenagem 250;
- óleo para engrenagem 320;
- óleo para engrenagem 46;
- óleo para engrenagem 680;
- óleo para engrenagem 1000;
- óleo para engrenagem 1500.
São as viscosidades do óleo mineral para engrenagem que mais são utilizadas nas caixas redutoras de engrenagens.
O óleo sintético para engrenagem possui duas viscosidades que são as mais consumidas: a do óleo engrenagem 100 e a do óleo engrenagem 1000.
Onde comprar o melhor Óleo de Engrenagem?
A CADIUM LUBRIFICANTES é uma indústria fabricante óleo de engrenagem atuando como fabricante de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção industrial, com penetração em todo o território, comercializando entre vários produtos o óleo de engrenagem destacado abaixo:
- Óleo sintético para engrenagem Polisynthe 100
- Óleo sintético para engrenagem Polisynthe 1000
- Óleo mineral para engrenagem Kurzi RF
Se você está na busca de informações técnicas ou da FISPQ do óleo sintético para engrenagem ou da Fispq do óleo mineral para engrenagem, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, pois a nossa equipe técnica está capacitada para indicar o óleo de engrenagem industrial adequado para a sua necessidade.