Dicas de lubrificação com óleo sintético para engrenagens

Existem vários tipos de transmissão de engrenagens. Elas podem operar expostas aos ambientes ou serem fechadas em uma caixa. Possuem diversos tamanhos, sendo pequenas ou grandes e são produzidas com diversos materiais. As engrenagens ainda podem operar em ambientes frios, quentes, úmidos ou agressivos. Seja qual for o caso, o uso de óleo sintético para engrenagens é uma excelente escolha para eliminar a possibilidade de trabalho a seco e preservar o maquinário.

Recomendações de lubrificação com óleo para engrenagem

Conjuntos engrenados devem ser lubrificados de forma que todas as superfícies dos dentes sejam protegidas. Além disso, é recomendado utilizar um óleo para engrenagem adequado e a lubrificação deve ser mantida sempre no nível indicado pelo fabricante, pois caso contrário, o excesso de óleo provoca um “efeito turbina” e acaba gerando superaquecimento.

Da mesma forma, uma lubrificação deficiente pode causar trincas superficiais devido às vibrações do emperramento momentâneo e consequente deslizamento. Já a circulação excessiva do óleo de engrenagem pode causar o que se chama de “frenagem hidráulica”, que provoca perda de potência do conjunto.

Manutenção do óleo para caixa de engrenagem

A manutenção do óleo para caixa de engrenagem é fundamental para o bom funcionamento do sistema, já que a presença de impurezas ou corpos estranhos (limalha, por exemplo) no lubrificante industrial pode provocar desgaste abrasivo. Falhas na lubrificação ou a aplicação inadequada do óleo de engrenagem industrial podem causar sérias perdas financeiras e materiais e inclusive paradas não programadas da produção.

Vantagens do óleo sintético para engrenagens

O uso de um óleo sintético para engrenagens ajuda a reduzir os custos de energia e manutenção e proporciona maior vida útil do sistema, extensão dos intervalos de lubrificação e redução de consumo de lubrificante. O óleo para engrenagens industriais, de base sintética, proporciona melhor desempenho mesmo quando submetido a condições extremas de operação, pois possui aditivos especiais que melhoram o desempenho global do sistema.

Escolha do óleo para engrenagens industriais

Escolher o óleo lubrificante para engrenagens adequado é de fundamental importância para evitar o desgaste, a corrosão e o ruído do conjunto. Com os lubrificantes para engrenagens industriais sintéticos da Cadium, todas as aplicações de engrenagem tornam-se mais estáveis e seguras. O POLYSINTHE é um lubrificante sintético, produzido com polialfaolefinas, de alto desempenho, que atende a classificação HLP e CLP. Já a linha LAGRO possui óleo para engrenagens industriais sintético à base de ésteres vegetais, que proporciona atendimento integral da norma internacional DIN 51517 parte 3.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *