Óleo Mineral Branco: vamos tirar as suas dúvidas sobre o que é este produto

Os melhores produtos para uso farmacêutico são atóxicos, absolutamente inofensivos ao contato humano, não causam reações alérgicas e irritações e quase não são absorvidos pela superfície da pele ou membranas mucosas. Estas são algumas das características do óleo mineral branco, que o torna um produto chave para ser utilizado em várias formulações em diversos segmentos de mercado.

Características do Óleo Mineral Branco

O óleo mineral branco é um produto derivado do petróleo, formado por compostos parafínicos (óleo mineral parafínico) e/ou naftênicos (óleo mineral naftênico), que são submetidos a um processo de refinamento e purificação, onde os compostos aromáticos presentes no óleo básico são totalmente eliminados ou reduzidos a uma quantidade mínima. O óleo mineral branco medicinal é incolor, insípido, inodoro, hidrofóbico e não muda de cor com o tempo.

Como não é uma substância homogênea, podemos dizer que o óleo mineral branco é uma mistura de um grande número de frações, que são hidrocarbonetos com diferentes pontos de ebulição, diferentes pressões de vapor, sem falar nas diferenças de outras propriedades. O óleo branco grau usp possui pH neutro, e à luz do dia ele é fluorescente. Praticamente insolúvel em água, o óleo mineral branco é ligeiramente solúvel em etanol 96%.

Para aplicações em insumos cosméticos e alimentícios, o óleo mineral branco medicinal apresenta a vantagem de ser um produto que se funde facilmente com ceras, estearina, gorduras duras, não amarga e não se altera com a ação de álcalis e ácidos. Como curiosidade, podemos informar que o óleo mineral branco grau usp quando tomado por via oral, não é absorvido pelo corpo (exceto por pequenos vestígios) e não pode atuar como nutriente, tanto que pode ser utilizado para temperar saladas de pessoas que estão em dieta de emagrecimento, apesar de não deixar odor ou sabor no alimento. Apenas serve para dar oleosidade.

A origem Óleo Mineral Branco

Cabe informar que inicialmente o óleo mineral branco foi obtido como um subproduto da produção de sulfonatos, onde o óleo mineral parafínico e o óleo mineral naftênico foram tratados com ácido sulfúrico. Neste processo de sulfonação, ocorria a remoção de todos os compostos insaturados e aromáticos presentes no óleo básico, inclusive as impurezas de nitrogênio e enxofre, de compostos tóxicos, compostos formadores de cor e de produtos inibidores naturais da oxidação. Surgia ai um óleo sem odor e totalmente incolor, que comparado aos óleos básico minerais disponibilizados no mercado com colorações variando do amarelado para o castanho, passou erroneamente a ser chamado de óleo branco mineral. Que de branco não tem nada, pois trata-se de um óleo incolor.

As segmentações de mercado do Óleo Mineral Branco

O mercado do óleo mineral branco medicinal é muito amplo, mas podemos segmentá-lo por quatro tipos: aplicação, grau, óleo base e viscosidade.

APLICAÇÃO

Por aplicação, o mercado do óleo mineral branco é dividido em:

  • Plásticos e elastômeros;
  • Adesivos;
  • Produtos cosméticos e de higiene pessoal;
  • Agricultura;
  • Têxteis;
  • Alimentos e bebidas;
  • Produtos farmacêuticos;
  • Metalurgia, produtos químicos e outras aplicações.

GRAU

Por grau, entenda-se que estamos falando em grau de pureza que o óleo mineral branco grau usp possui, e isso está ligado ao tipo de tratamento de refino e de remoção de contaminantes que o óleo parafínico mineral é submetido. Encontramos as seguintes divisões por grau para o óleo mineral branco:

ÓLEO BASE

O óleo mineral branco medicinal também pode ser classificado de acordo com a origem do óleo básico utilizado e o tipo de refinamento que este óleo básico é submetido.

Não vamos entrar no detalhamento desta classificação, onde maiores informações poderão ser obtidas acessando o link a seguir. https://cadium.com.br/qual-a-diferenca-entre-um-oleo-branco-mineral-usp-70-do-grupo-i-e-o-oleo-branco-mineral-usp-70-do-grupo-ii/. Podemos dizer que o óleo mineral branco grau usp é classificado de acordo com o óleo básico que faz parte da sua composição, por:

  • Óleo básico do Grupo 1;
  • Óleo básico do Grupo 2;
  • Óleo básico do Grupo 3.

VISCOSIDADE

Por viscosidade, o mercado é dividido em consumidores do óleo mineral branco medicinal de baixa viscosidade, onde se concentra a grande maioria as empresas que utilizam este produto. A seguir há os consumidores de óleo mineral branco de média e de alta viscosidade, que são normalmente empresas que possuem aplicações ou formulações onde são necessários produtos que possuam elevado ponto de fulgor, condição só disponibilizada por óleos minerais brancos com viscosidades mais elevadas.

Óleo Mineral Branco onde comprar?

Quer saber mais sobre o óleo mineral branco grau medicinal ou o óleo mineral branco técnico, é só acompanhar a CADIUM nas midias sociais, pois periodicamente publicamos um novo texto sobre o assunto. Acesse e se inscreva:

www.cadium.com.br/blog/

  • facebook.com/cadiumlubrificantes
  • linkedin.com/company/cadiumlubrificantes
  • Twitter: @CadiumLub

Agora se o seu interesse é o de adquirir um óleo mineral branco de qualidade, entre em contato com a CADIUM pelo e-mail cadium@cadium.com.br, pelo WhatsApp 11-97587-7837, ou pelo telefone 11-4047-9292, que a nossa equipe de colaboradores prontamente irá oferecer o melhor produto para a sua necessidade.

E se você necessita de uma pequena quantidade deste produto, saiba que a CADIUM também disponibiliza a aquisição fracionada de seus óleos minerais brancos através do seu site de e-commerce. Acesse: https://loja.cadium.com.br/.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *