Óleo de Processo para Borracha: conhecendo um pouco mais este produto

Os materiais feitos de borracha são amplamente empregados na vida cotidiana. As borrachas, tanto as artificiais quanto as naturais, são usadas para fabricar diversos produtos. O uso mais comum da borracha é o seu emprego na fabricação de pneus, elásticos, produtos para uso automotivo, na construção civil, na indústria química e em aplicações médicas.

A maior parte das matérias-primas que compões a formulação de uma borracha são os elastômeros, as cargas minerais (enchimentos de reforço), os óleos de processo e os amaciantes à base de óleo. Em muitas formulações também são adicionados aditivos como estabilizantes, antioxidantes e agentes de processamento. O óleo para borracha (parafínico, naftênico e aromático) participa da formulação em composições completamente diferentes de acordo coma finalidade do seu desempenho na borracha, atuando no processo ora como amaciante, ora como extensor ou plastificante.

O que são Óleos de Processo para Borracha?

Os óleos de processo para borracha são derivados obtidos do fracionamento e refino do petróleo bruto. São produzidos pelo processo de destilação, onde cada viscosidade do óleo para borracha é obtida em uma faixa específica de temperatura (destilação).

Saiba que o óleo de processo para borracha é amplamente utilizado em várias indústrias e em diversos produtos de uso industrial e doméstico. O óleo para borracha é oferecido em diferentes graus de viscosidade e graus de pureza, o que permite o seu uso na fabricação de vários produtos de borracha, tanto naturais quanto sintéticas.

O óleo de processo para borracha é usado durante a mistura das matérias-primas empregadas para a fabricação da borracha. O óleo para borracha ajuda na dispersão de cargas e melhora as características de fluxo do composto durante o processamento.

Quais são os tipos de Óleos de Processo para Borracha?

O óleo de processo para borracha é classificado em três grupos básicos, de acordo com a composição carbônica da molécula do produto, a saber:

Óleo de processo aromático (ou óleo aromático para borracha)

O óleo para borracha de base aromática geralmente apresenta uma cor escura e é compatível com a maioria dos polímeros de borracha. É um óleo aromático para borracha amplamente utilizado na fabricação de pneus, de borracha de rodagem, correias transportadoras, componentes automotivos, tapetes etc., notadamente em produtos onde a cor final não é importante.

Óleo de processo parafínico (ou óleo parafínico para borracha)

O óleo parafínico para borracha geralmente é um fluído de cor clara disponibilizado em uma ampla faixa de viscosidade, que apresenta um alto ponto de anilina e um elevado ponto de fulgor. O óleo de processo parafínico é amplamente utilizado na fabricação de tubos butílicos, produtos à base de borracha EPDM, como perfis, tubos de mangueira e componentes automotivos.

O óleo parafínico para borracha é disponibilizado ao mercado em uma gama diversificada de viscosidade que varia de 10 a 1.200 cSt à 40ºC. Este mesmo óleo de processo quando submetido a um rigoroso processo de tratamento e purificação, é transformado em um óleo branco mineral,o que acaba ampliando as suas opções de usos para a fabricação de borrachas claras como solas de calçados, borrachas atóxicas entre outras.

Óleo de processo naftênico (ou óleo naftênico para borracha)

O óleo naftênico para borracha têm boa estabilidade de cor, elevada solubilidade e excelente estabilidade térmica. O óleo de processo naftênico é amplamente utilizado na fabricação de calçados, tubos de GLP, bolsas de água quente, produtos moldados e extrudados. O óleo naftênico para borracha também é empregado como lubrificante de banbury nas indústrias de borracha.

As diferenças entre um Óleo Parafínico para Borracha e um Óleo Naftênico para Borracha

É fato que a uma das principais influências no grau de inchaço da borracha é exercida pela composição química do óleo de processo. Normalmente o óleo parafínico para borracha que apresenta um alto índice de viscosidade geralmente causa o encolhimento da borracha, sendo que o óleo naftênico para borracha causa o seu inchaço.

Em uma análise muito simples, podemos dizer que o inchaço da borracha depende do teor de hidrocarbonetos aromáticos presentes no óleo de processo. Quanto mais baixo for o ponto de anilina do óleo de processo para borracha, maior será a propriedade de “lavagem” que este óleo irá exercer sobre a borracha, e consequente causando o seu aumento em volume.

Na indústria de borrachas as formulações são divididas em dois tipos: as formulações de borracha estendidas com óleo de processo e as não estendidas com óleo de processo.

Podemos definir a utilização do óleo de processo para borracha nas formulações em função das seguintes vantagens:

  • Redução do ciclo de mistura, melhorando o processamento do produto;
  • Facilidade no controle de viscosidade da borracha produzida.

O óleo de processo atua na produção da borracha como um óleo plastificante, sendo utilizado na formulação do polímero, agindo no processamento e nas propriedades finais do produto.

O óleo de processo também atua na formulação da borracha como um óleo extensor, sendo utilizado no amaciamento do polímero, permitindo uma maior flexibilidade de itens a serem produzidos.

Podemos destacar como um dos principais benefícios do uso de um óleo parafínico para borracha parafínico em uma formulação de borracha, o fato do fluído propiciar um desempenho superior em relação aos outros óleos de processo para borracha.

O óleo parafínico para borracha possui um alto índice de viscosidade, uma baixa acidez e uma aparência clara e brilhante que contribui para a melhora do aspecto visual da peça. O óleo de processo parafínico também apresenta uma grande estabilidade a longo prazo, um elevado ponto de fulgor e uma eficiência incomparável.

Onde adquirir um Óleo de Processo de qualidade?

A CADIUM dispõem para os seus clientes uma ampla variedade de óleos de processo de borracha, tanto a linha de óleo parafínico para borracha como a de óleo naftênico para borracha. Para conhecer um pouco mais sobre as caraterísticas deste óleos de processo, acesse os links a seguir: 

Óleo de Processo Parafínico

  • Óleo Parafínico para Borracha – Viscosidade 10 cSt – ALPAR 0911 R
  • Óleo Parafínico para Borracha – Viscosidade 30 cSt – ALPAR 2533 R
  • Óleo Parafínico para Borracha – Viscosidade 45 cSt – ALPAR 4248 R
  • Óleo Parafínico para Borracha – Viscosidade 55 cSt – ALPAR NM 60
  • Óleo Parafínico para Borracha – Viscosidade 100 cSt – ALPAR NP 100
  • Óleo Parafínico para Borracha – Viscosidade 10 cSt – ALPAR B 445 R

Óleo de Processo Naftênico

  • Óleo Naftênico para Borracha – Viscosidade 10 cSt – ALNAP 09 T
  • Óleo Naftênico para Borracha – Viscosidade 20 cSt – ALNAP 20 T
  • Óleo Naftênico para Borracha – Viscosidade 140 cSt – ALNAP 140 T
  • Óleo Naftênico para Borracha – Viscosidade 400 cSt – ALNAP 400 T 

Óleo Incolor para Borracha

  • Óleo para Borracha Incolor – Linha ALOGRO M

Os nossos óleos de processo são disponibilizados em diversas especificações para uso pela indústria de borracha em aplicações bem diversificadas como a produção de solas de calçados, no processamento de borracha EPDM, borrachas de cor clara, entre outras. Os nossos óleos de processo apresentam as fundamentais caraterísticas para se obter um bom desempenho na produção de borrachas.

São óleos de processo puros (do primeiro refino, sem misturas), que apresentam uma composição estável, possuem um baixa volatilidade e um elevado ponto de fulgor, o que confere uma maior segurança à operação e menos perdas ao processo.

Os óleos de processo da CADIUM têm um papel importante na indústria de borracha, pois oferece excelente desempenho, propriedades químicas superiores, estabilidade a longo prazo e elevada eficiência de rendimento. Os óleos de processo da CADIUM foram desenvolvidos para oferecer aos nossos clientes exatamente o que eles procuram: atender às suas necessidades e superar as suas expectativas.

Como obter mais informações sobre os Óleos de Processo?

Saiba que semanalmente a CADIUM publica nas mídias sociais um novo texto sobre óleos de processo, lubrificantes industriais ou produtos para a manutenção fabril. Se inscreva e acompanhe a CADIUM e tenha acesso a estas publicações.

www.cadium.com.br/blog/

  • facebook.com/cadiumlubrificantes
  • linkedin.com/company/cadiumlubrificantes
  • Twitter: @CadiumLub

Também recomendamos que para a aquisição de um óleo de processo para borracha de qualidade, não deixe de consultar a CADIUM. Possuímos uma completa linha de óleos de processo em diversos graus de viscosidades, inclusive para a aquisição fracionada de pequenos volumes, que poderá ser realizada diretamente em nosso site de e-commerce: https://loja.cadium.com.br/.

Aguardamos o seu contato.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *