A lubrificação de engrenagens pode ocorrer utilizando-se de quatro métodos de aplicação, a saber:
- o óleo lubrificante para engrenagem pode ser aplicado através de sistemas de pulverização ou atomização do lubrificante;
- a lubrificação de engrenagens pode ocorrer com a alimentação por gravidade ou com a alimentação por gotejamento do óleo para engrenagem;
- há sistemas onde ocorre o banho de óleo lubrificante de engrenagem, ocorrendo a imersão das engrenagens no óleo;
- aplicação manual do óleo para engrenagem, que é despejado através de gotejamento sobre os dentes da engrenagem ou com o uso de pincel.
Normalmente, para a lubrificação de engrenagens abertas deve ser utilizado o sistema por gotejamento do óleo para engrenagem de torno mecânico. Bons resultados também são obtidos quando o óleo lubrificante de engrenagem é aplicado por pulverização, desde que o volume do lubrificante seja suficiente para fluir através do equipamento de aplicação e atingir toda a engrenagem, pois óleos de engrenagens muito viscosos tendem a dificultar a aplicação por este método. Para aplicações manuais com o uso de pincel, deve-se ter o cuidado e a certeza de que o óleo para caixa de engrenagem está sendo aplicado uniformemente e lubrificando todos os dentes da engrenagem. Para a lubrificação de engrenagens abertas, recomenda-se o uso de um óleo lubrificante de engrenagem de elevada viscosidade, para que este consiga resistir com maior força a pressão de esmagamento do dentes, sem que ocorra a sua expulsão para fora do sistema.
Devemos informar que quando as engrenagens abertas são lubrificadas através de um sistema de respingo ou por imersão, o óleo de engrenagem industrial não pode ser tão viscoso ao ponto de dificultar a sua entrada nos dentes da engrenagem, ou de comprometer a sua bombeabilidade pelo sistema.
Entendendo um pouco mais sobre os sistemas de lubrificação de engrenagens
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Sistema de pulverização do óleo para engrenagem
Este sistema é composto de uma bomba, um controlador de vazão, um válvula de medição, um coletor de pulverização ou spray e bocais de pulverização do óleo para engrenagem. É num sistema de pulverização intermitente, onde as válvulas de medição direcionam o óleo de engrenagem para um bocal que o pulveriza o sobre as engrenagens com o auxílio da pressão do ar. O funcionamento deste tipo de sistema é muito simples, onde o óleo lubrificante de engrenagem aberta é direcionado para um bocal e uma quantidade predeterminada do lubrificante é despejada sobre a engrenagem, e tanto o sistema de ar quanto a bomba desligam até o próximo ciclo de lubrificação. O tempo de pulverização do óleo para engrenagem deve ser igual ao tempo que leva para que ocorra uma ou duas revoluções da engrenagem, para assim garantir uma cobertura completa. Devem ser realizadas Inspeções periódicas para garantir que uma quantidade suficiente do óleo de engrenagem esteja sendo aplicado, fornecendo uma proteção adequada aos dentes.
Encontramos muitas engrenagens abertas em fornos, moinhos, correias transportadoras entre outras, e a quantidade de óleo lubrificante de engrenagem a ser utilizado, dependerá do tipo de equipamento e da velocidade a que as engrenagens estarão sendo submetidas. Para algumas aplicações o tipo de óleo lubrificante para engrenagem também deverá ser levado em consideração, pois a utilização de um óleo sintético para engrenagem vem aumentando consideravelmente, notadamente em aplicações junto ao agronegócio e em seguimentos de mercado preocupados com questões ecológicas e na busca de lubrificantes oriundos de fontes renováveis.
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Sistema de alimentação de gravidade do óleo de engrenagem
O sistema por gotejamento do óleo de engrenagem é encontrado em moinhos, fornos, escavadeiras mineradoras, entre outras. Este sistema permite que o lubrificante para engrenagem aberta escorra na malha de engrenagem a uma taxa definida. É um método de aplicação limitado para uso em engrenagens abertas com velocidades de 7,5 metros por segundo ou menos. Para este tipo de sistema normalmente são utilizados um óleo lubrificante para engrenagem sintético de alta viscosidade.
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Sistema por banho de óleo lubrificante de engrenagem
O sistema por banho de óleo lubrificante para engrenagem ou lubrificação por imersão, é o método mais simples de lubrificar engrenagens abertas. Neste sistema as engrenagens abertas ficam mergulhadas no óleo lubrificante para engrenagem, sendo que este sistema por imersão geralmente é limitado par engrenagens que trabalhem com velocidades abaixo de 1,5 metros por segundo. Cabe informar que para uma perfeita lubrificação alguns sistemas contam com bombas de recirculação e sistemas de filtragem do óleo para engrenagem industrial. Moinho e fornos são os equipamentos e onde mais são encontrados sistemas por imersão e banho de óleo de engrenagem. Se o óleo lubrificante de engrenagem aberta a ser utilizado for um tipo de fluido de base sintética asfáltico, a viscosidade do fluido deve ser de no mínimo 1.000 centistokes (cSt) a 40 graus Celsius.
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Sistema de aplicação manual do óleo para caixa de engrenagem com o uso de pincel
Cabe informar que este sistema é um dos mais antigos e perigosos métodos utilizados para a aplicação do óleo para caixa de engrenagem aberta. Este tipo de sistema pode resultar em uma aplicação inadequada do óleo para engrenagem aberta, além da possibilidade da introdução de contaminantes junto ao equipamento. Devemos também destacar que este tipo de lubrificação de engrenagens gera sérios riscos de segurança ao operador, podendo causar ferimentos e até a morte deste, se descuidados com a aplicação ocorrerem.
Conhecendo um pouco mais sobre o óleo lubrificante para engrenagem aberta
É fato que a maioria dos óleos lubrificantes de engrenagem aberta são projetados para aderir nas superfícies onde são aplicados. Com isso os tubos em sistemas por gotejamento não devem ser espaçados mais longe do que 5 centímetros de distância das engrenagens.
Em sistemas de pulverização, certifique-se que as linhas de pulverização do óleo lubrificante para engrenagem realizam a perfeita cobertura das engrenagens e que o volume de ar e pressão estão adequadamente calibrados.
Ao adicionar um lubrificante para engrenagem no equipamento aumente gradualmente a carga e a velocidade para que ocorra a perfeita lubrificação de todo o sistema.
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