Lubrificação de Mancais e Engrenagens: como saber escolher entre um Lubrificante Sintético e um Lubrificante Mineral?

Neste texto iremos fazer um comparativo dos prós os contras entre o uso de um óleo sintético para engrenagem formulado com Polialfaolefina (PAO), e um óleo para lubrificação de engrenagem de base mineral, formulado com produtos derivados do Petróleo.

Devemos iniciar mencionando que óleo de engrenagem sintético ou o óleo mineral para engrenagem são termos vagos que pode se referir a vários fluidos usados em vários tipos lubrificações de equipamento que possuam engrenagens, rolamentos ou mancais. Podemos encontrar o óleo sintético para engrenagem lubrificando componentes automotivos como o fluido de transmissão manual (MTF), ou o fluido de transmissão automática (ATF), mas neste texto focaremos o assunto sobre a análise do óleo para lubrificação de engrenagens de uso industrial.

Sobre o tema em questão a primeira informação que podemos fornecer é a de que não é recomendado se misturar diferentes tipos de óleo de engrenagem. A mistura de um óleo para lubrificação de engrenagem de base mineral com um óleo sintético para engrenagem pode resultar em desempenho imprevisível e potencialmente causar danos ao equipamento.

É fato que, com o avanço tecnológico, caixas de engrenagens cada vez menores estão sendo fabricadas, visando a produção de mais torque em um espaço menor. O advento de ferramentas de usinagem melhores e mais precisas, propiciou o aumento na quantidade de pressão que essas engrenagens agora devem suportar em espaços menores. Para lidar com este cenário, o óleo sintético para engrenagem foi desenvolvido, pois é um produto que lida melhor com essas condições extremas de lubrificação, em relação ao óleo de engrenagem mineral. A aditivação diferenciada aplicada ao óleo para lubrificação de engrenagem sintético ajuda a minimizar a formação de espuma, reduz a oxidação e auxilia na demulsibilidade desses óleos.

No entanto, um óleo para lubrificar rolamentos de base sintética apresenta o inconveniente de possuir um custo muito superior ao de um óleo mineral para redutor, e dependendo do tipo de equipamento, por vezes este custo maior não se justifica, pois o óleo de engrenagem mineral pode perfeitamente cumprir com o seu objetivo de lubrificar adequadamente o sistema.

Entendendo as diferenças entre um Óleo Sintético para Engrenagem e um Óleo Mineral para Redutor

Embora o uso de lubrificantes formulados com óleo para lubrificar rolamentos mineral seja bastante comum em acionamentos sem-fim, o emprego de um óleo sintético para engrenagem geralmente resulta em maior eficiência da engrenagem, inclusive em temperaturas operacionais mais baixas.

O óleo de engrenagem sintético formulado com PAOs possui um desempenho melhor do que o óleo mineral para redutor devido à sua resistência naturalmente maior à degradação térmica. Um óleo para lubrificação de engrenagens formulado com PAO é composto de moléculas saturadas, o que o torna um lubrificante mais estável. A natureza química destas moléculas propicia maior estabilidade hidrolítica e de demulsibilidade do lubrificante. O óleo sintético para engrenagem é um lubrificante que apresenta um índice de viscosidade (IV) mais alto e um ponto de fluidez mais baixo, permitindo que o lubrificante tenha um melhor desempenho em uma faixa de temperatura mais ampla.

As desvantagens do óleo de engrenagem sintético formulado com PAO está ligado além do seu elevado custo, na sua solubilidade. O óleo sintético para engrenagem com PAO geralmente apresenta uma baixa solubilidade, o que significa que não dissolvem os aditivos tão prontamente quanto o seu equivalente óleo mineral para redutor. O óleo para lubrificar rolamentos sintético também têm dificuldade em suspender os subprodutos da degradação da formação de verniz.

Se as condições de operação e o ambiente do equipamento não forem tão severas ou o impacto financeiro de uma falha não for tão significativo, o sistema poderá ser lubrificado com um óleo para lubrificação de engrenagens de base mineral, pois provavelmente não se obterá benefícios suficientes do óleo sintético para engrenagem para justificar o custo da troca.

Por outro lado, se o ambiente for muito severo, a temperatura for extremamente alta ou baixa, ou o impacto de uma falha for considerável o suficiente para justificar o custo mais elevado, a escolha de um óleo de engrenagem sintético dever ser a opção a ser adotada.

Em resumo, podemos dizer que o óleo para lubrificar rolamentos sintético deve ser empregado sempre que o óleo mineral para redutor atinge o seu limite máximo de desempenho e não pode mais suprir aos requisitos da lubrificação do equipamento, como por exemplo:

  • Operações em temperaturas muito baixas ou elevadas;
  • Existência de esforço de trabalho com cargas extremamente altas;
  • Presença de condições ambientais extraordinárias;
  • E em alguns caso, se não atender a requisitos especiais, como inflamabilidade ou incompatibilidade com outros itens do processo. 

A comparação entre um óleo mineral para redutor e um óleo sintético para engrenagem

Embora ambos os tipos de lubrificantes para engrenagens CLP atendam aos requisitos da norma DIN 51517 Parte 3, as bases do óleo para lubrificação de engrenagens mineral e do óleo de engrenagem sintético formulado com PAO possuem características distintas que tornam cada lubrificante mais adequado a perfis operacionais específicos. A tabela a seguir detalha algumas das diferenças entre estes lubrificantes para engrenagens:

Característica Base Mineral Base Sintética (PAO)
Capacidade de suportar cargas elevadas Alta (com aditivos EP) Alta (com aditivos EP)
Estabilidade térmica Boa Excelente
Vida útil do óleo Média Longa
Intervalo de troca Padrão Estendido
Fluidez em baixas temperaturas Limitada Excelente
Custo Mais acessível Mais elevado, mas com retorno operacional superior

Embora os aditivos possam melhorar muitas propriedades do óleo para lubrificação de engrenagens de base mineral, eles exercem uma limitada influência em algumas propriedades físicas do lubrificante como a resistência térmica, as propriedades de lubrificação sob baixa temperatura (fluidez, ponto de fluidez), o ponto de fulgor (não tão elevado) e uma maior perda por evaporação.

Apesar do óleo para lubrificar rolamentos sintético oferecer muitas vantagens, no entanto ele não supera o óleo de engrenagem mineral em todos os aspectos e em certos processos isso pode até resultar em alguma desvantagem.

Em comparação com o óleo mineral para redutor, os intervalos de troca do óleo para lubrificação de engrenagens de base sintética podem ser cinco vezes maiores nas mesmas condições térmicas. Apesar do preço de compra e dos custos de descarte do óleo para lubrificar rolamentos sintético serem maiores do que os de um óleo de engrenagem mineral, os intervalos prolongados de troca do lubrificante podem compensar esses custos quando se leva em consideração a vida útil prolongada do redutor.

Óleo de Engrenagem de elevada qualidade: conhecendo o produto ideal para a lubrificação de seu equipamento

Com mais de 30 anos de atuação no mercado Nacional fabricando lubrificantes industriais a produtos para a manutenção fabril de elevada qualidade e alto desempenho, a CADIUM LUBRIFICANTES desenvolveu uma linha de óleo para lubrificar rolamentos de base sintética (PAO) e de óleo mineral para redutor adequados para o uso nos mais complexos equipamentos, projetadas para atender a diferentes exigências operacionais, a saber:

Óleo para lubrificar rolamentos de base mineral – Linha KURZI RF

Desenvolvido com aditivos de extrema pressão, o KURZI RF da CADIUM LUBRIFICANTES é a solução ideal para sistemas que exigem manutenção programada e operação sob condições severas, como as encontradas em equipamentos de movimentação pesada ou máquinas de alta carga. O óleo mineral para redutor KURZI RF é formulado para suportar condições de trabalho intensas, proporcionando a proteção necessária para engrenagens que operam sob cargas elevadas.

Óleo para lubrificação de engrenagens de base sintética – Linha POLISYNTHE S (Base Polialfaolefina – PAO)

Lubrificante sintético desenvolvido para sistemas que operam sob altas temperaturas e exigem maiores intervalos de troca. Graças à sua composição sintética, o POLISYNTHE S é um óleo de engrenagem da CADIUM LUBRIFICANTES que oferece uma excelente estabilidade térmica, o que o torna ideal para aplicações onde a temperatura constante é um fator determinante, como em sistemas de transmissão que operam de forma contínua e em ambientes com exigências de desempenho ainda mais rigorosas.

Por que os Lubrificantes da CADIUM são a escolha ideal para a lubrificação de engrenagens, rolamentos e mancais?

A escolha entre o óleo mineral para redutor KURZI RF e o óleo para lubrificar rolamentos de base sintética (PAO) POLISYBTE S deve ser baseada em uma série de fatores que influenciam diretamente o desempenho do sistema:

  • Perfil operacional da planta: Sistemas intermitentes ou com períodos de operação contínuos exige um óleo de engrenagem com características específicas de desempenho;
  • Temperatura de trabalho: Operações que exigem alta temperatura constante se beneficiam mais do óleo para lubrificação de engrenagens de base sintético, pois este lubrificante oferece uma melhor estabilidade térmica;
  • Facilidade para paradas para manutenção: Empresas que possuem maior flexibilidade para programar a manutenção de suas máquinas podem optar pelo uso de um óleo para lubrificar rolamentos de base mineral;
  • Preocupações ambientais e de sustentabilidade: Optar por um óleo de engrenagem de base sintética, como o POLISYNTHE S da CADIUM LUBRIFICANTES, contribui para a redução da frequência de descarte do lubrificante usado, um aspecto importante para muitas indústrias que buscam minimizar o impacto ambiental do seu processo.

As Linhas de óleo para lubrificação de engrenagens KURZI RF e POLISYNTHE S, garante elevada proteção e o desempenho superior que os sistemas de engrenagens precisam. Se você busca a máxima eficiência operacional, menor tempo de inatividade e maior durabilidade, as opções de óleo de engrenagem CLP da CADIUM LUBRIFRICANTES são a escolha certa para a lubrificação de seu equipamento.

Sabendo adquirir o melhor Óleo para Lubrificar Rolamentos para o seu equipamento

Para mais informações sobre o óleo para lubrificar rolamentos ou para a aquisição de um óleo para lubrificação de engrenagens de base sintética ou base mineral de elevada qualidade, favor entrar em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES através dos seguintes canais de comunicação:

e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.

Conhecendo as condições de fornecimento do Óleo para Lubrificação de Engrenagens da CADIUM LUBRIFICANTES

O óleo para engrenagem da CADIUM LUBRIFICANTES é disponibilizado a granel e nas seguintes embalagens:

Aguardamos a sua consulta e obrigado por confiar na CADIUM LUBRIFICANTES e nos nossos produtos.

 

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