Como escolher o Óleo para Redutor ideal para o seu equipamento?

Para se selecionar o tipo correto do óleo para redutor a ser usado em uma caixa de engrenagens, primeiro se deve entender o modo de operação da caixa de rolamentos câmbio. O fator de aplicação (KA – ver https://brainly.com.br/tarefa/20668839) identifica o tipo e a magnitude da carga que as engrenagens sofrerão. Acessando o link acima é fácil perceber que para se descobrir qual é o óleo para mancal de bomba correto a ser utilizado em um equipamento com engrenagens não é uma tarefa muito simples.

A seguir forneceremos algumas dicas de como se escolher o óleo para redutor de engrenagens de uma forma menor complexa e que permita um elevado grau de acerto na escolha do óleo lubrificante para redutor mais adequado ao equipamento.

Conhecendo um pouco mais sobre a escolha do Óleo para Lubrificação de Engrenagens

A viscosidade é a propriedade física mais importante de um óleo para lubrificação de engrenagens. Como a viscosidade do óleo para redutor muda com a temperatura, a taxa de mudança é uma propriedade importante identificada pelo Índice de Viscosidade (IV). Devemos informar que a grande maioria do óleo para mancal de bomba de base mineral (derivado do Petróleo) terá um IV de 95. Um óleo para redutor de engrenagens que apresente um IV mais baixo indica que a viscosidade do óleo lubrificante para redutor pode consideravelmente ser alterada com a mudança de temperatura, o que é um processo nada aceitável para qualquer processo de lubrificação.

Por outro lado, um óleo para lubrificação de engrenagens que apresenta um índice de viscosidade mais alto indica que ele possui uma taxa muito menor de mudança na viscosidade em relação à mudança das temperaturas durante o processo. A vantagem da aquisição de um óleo para redutor com IV alto é que, em temperaturas maiores ou mais baixas, o óleo para mancal de bomba tende a não aumentar a sua viscosidade. A capacidade de um óleo lubrificante para redutor de se manter dentro de pequeno diferencial de viscosidade ao longo da faixa de operação da caixa de engrenagens fornece uma película lubrificante mais consistente para as engrenagens e um desempenho de desgaste mais previsível.

Cabe informar que, se a viscosidade do óleo para redutor aumentar em 10%, isso poderá significar que está ocorrendo o aumento no desgaste de metais ou o risco de oxidação e desenvolvimento de alguns depósitos no óleo para mancal de bomba ou mesmo a contaminação do óleo para redutor de engrenagens com um pouco de água. No entanto, um declínio de 10% na viscosidade do óleo lubrificante para redutor pode significar a presença de alguma forma de contaminação no processo, de uma outra substância que está diluindo o lubrificante.

Em resumo podemos dizer que, para operações em que ocorre uma grande variação ou está sujeita a alterações severas de temperaturas, um óleo para lubrificação de engrenagens que apresenta um maior IV é a melhor opção. Tal condição normalmente é encontrada em um óleo para redutor de base sintética.

Como já mencionado, a viscosidade correta é um parâmetro importante na seleção adequada do óleo para mancal de bomba. O fabricante do sistema de engrenagens geralmente oferece uma recomendação de viscosidade para o óleo para redutor de engrenagens a ser usado no equipamento e essas recomendações devem ser seguidas na maioria dos casos. Se fabricante do equipamento não fornecer esta recomendação de viscosidade do óleo para redutor, ela pode ser selecionada de acordo com várias planilhas e gráficos.

Os diferentes comportamentos de viscosidade-temperatura e de viscosidade-pressão do óleo para mancal de bomba sintético em comparação com o óleo para redutor de engrenagens também devem ser levados em consideração.

A seleção da viscosidade correta é baseada na temperatura operacional esperada do óleo lubrificante para redutor, como a temperatura do cárter ou a temperatura do óleo injetado. Esta temperatura do óleo para lubrificação de engrenagens é calculada determinando a economia térmica da engrenagem, levando em consideração as perdas por atrito, medindo-se a temperatura do reservatório.

Pode ser necessário selecionar uma viscosidade mais baixa para garantir que o óleo para redutor seja fornecido durante uma partida a frio ou em temperaturas ambientes mais baixas. Em cada caso individual, é necessário verificar a viscosidade na temperatura inicial existente, especialmente no caso de sistemas de circulação de óleo para mancal de bomba.

Um método para determinar a viscosidade necessária para um acionamento por engrenagem reta e um acionamento por engrenagem helicoidal começa com o cálculo do fator força-velocidade. Devido ao comportamento diferente da viscosidade-temperatura (IV) de diferentes lubrificantes, diferentes graus de viscosidade ISO são selecionados para o mesmo número de viscosidade.

Entendendo os 3 atributos essenciais ao selecionar um óleo para redutor de engrenagens

O óleo para redutor de engrenagens é basicamente formulado com dois compostos extremamente importantes: o óleo base, que pode ser de mineral ou sintético, e os aditivos. Os aditivos conferem propriedades desejáveis ao óleo para lubrificação de engrenagens, suprimindo as indesejáveis. O pacote de aditivos é a espinha dorsal do desempenho do óleo para redutor, pois fornece o desempenho e a proteção de que se necessita para o processo. Ao se selecionar o óleo para redutor de engrenagens, há três atributos essenciais a serem considerados:

  1. O óleo lubrificante para redutor deve permanecer termicamente estável e não oxidar em altas temperaturas, evitando assim a criação de borra ou verniz. Evitar que o óleo para lubrificação de engrenagens oxide aumentará os intervalos de drenagem e substituição. Como regra geral, para cada aumento de 10º C na temperatura do óleo para mancal de bomba acima de 60° C, a oxidação reduzirá a vida útil do lubrificante pela metade.
  2. Para uma aplicação de caixa de engrenagens fechada que esteja muito carregada ou sujeita a cargas de choque, precisará de um óleo para redutor com propriedades de extrema pressão (EP). O óleo para redutor de engrenagens formulado com um aditivo EP conseguirá proteger as superfícies da engrenagem contra as pressões extremas de trabalho.
  3. O óleo lubrificante para redutor deve combater a contaminação que entra no sistema, principalmente a água. O óleo para mancal de bomba deve ser capaz de demulsificar, ou seja, permitir a fácil remoção da água da caixa de engrenagens.

Para evitar dificuldades com o desgaste dentário e falha prematura, deve-se escolher o óleo para redutor correto, mas não existe um único lubrificante que atenda a todos os processos ou o método de aplicação ideal para este óleo para redutor de engrenagens. Como já mencionado no início deste texto, a escolha do óleo lubrificante para redutor dependera da velocidade tangencial (m/s) e da velocidade de rotação (rpm) do equipamento.

Em baixa velocidade, a lubrificação com graxa pode ser uma boa escolha, mas para equipamentos que operam com velocidades médias e altas, a lubrificação do óleo para lubrificação de engrenagens por respingo e a lubrificação por circulação forçada são mais apropriadas.

A lubrificação por respingo (método de banho de óleo para mancal de bomba) é usada com um sistema fechado. Neste sistema as engrenagens rotativas respingam o óleo para redutor no sistema de engrenagens e nos rolamentos, mas é necessário que haja pelo menos 3m/s de velocidade tangencial para o processo ser eficaz. A lubrificação por respingo apresenta as limitações de não se conseguir manter o nível de óleo para redutor de engrenagens e do controle eficaz da temperatura.

Já na lubrificação por circulação forçada, o de óleo lubrificante para redutor é aplicado na parte de contato dos dentes por meio de uma bomba, cujo processo pode ser aplicado por gotejamento, spray e névoa de óleo. Para este processo é necessário um tanque para o óleo para lubrificação de engrenagens, bomba, filtro, tubulação e outros dispositivos para a realização da lubrificação forçada a óleo. Portanto, é um sistema usado apenas para aplicações especiais de caixa de engrenagens grandes ou de alta velocidade.

A melhor ajuda para a escolha do Óleo Lubrificante para Redutores

A escolha de um óleo para mancal de bomba não é algo tão simples que se possa ser feito sem conhecimentos técnicos específicos sobre o processo e o equipamento. Com isso, a melhor abordagem para se selecionar o óleo para redutor correto para uma determinada aplicação é a de se obter uma compreensão completa do tipo de engrenagem, da sua metalurgia, das condições operacionais do componente e discutir esses pontos com o fornecedor do óleo para redutor de engrenagens e com fabricante do equipamento.

O óleo lubrificante para redutor correto pode então ser selecionado com base na carga, velocidade, temperatura de operação e requisitos de aditivo para que uma película do óleo para lubrificação de engrenagens deva ser formada na superfície de contato dos dentes para minimizar o atrito e evitar o contato seco de metal com metal.

Para obter mais informações sobre o óleo para mancal de bomba, favor entrar em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES através dos seguintes canais de comunicação:

e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.

Mas, se você está precisando adquirir um óleo para redutor de qualidade para o seu processo, saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado Nacional, que possui uma ampla linha completa de produtos para a manutenção fabril, e disponibiliza uma completa linha de óleo redutor de engrenagens em diversas viscosidades para uso nos mais complexos tipos de sistemas de engrenagens. Conheça a linha de óleo lubrificante para redutor da CADIUM LUBRIFICANTES acessando os links a seguir:

Óleo para Lubrificação de engrenagens: embalagens de fornecimento dos produtos da CADIUM LUBRIFICANTES

A linha de óleo para mancal de bomba da CADIUM LUBRIFICANTES foi especialmente desenvolvida para a lubrificação e preservação das caixas de engrenagens, mancais e rolamentos, sendo disponibilizada a granel e nas seguintes embalagens:

Aguardamos a sua consulta e obrigado por confiar na CADIUM LUBRIFICANTES e nos nossos produtos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *