Antes de respondermos a este questionamento, vamos explicar o que é e qual a importância do óleo para bomba de vácuo.
O óleo lubrificante para bomba de vácuo é um produto específico formulado para operar em sistemas de vácuo. O óleo para auto vácuo atua tanto na lubrificação das partes móveis quanto na vedação interna da bomba, permitindo a criação e a manutenção do vácuo.
Dentre as principais funções do óleo para bomba de vácuo, destacamos
- Ação lubrificante: o óleo lubrificante para bomba de vácuo reduz o atrito e o desgaste entre partes móveis do equipamento;
- Vedação do sistema: o óleo para auto vácuo ajuda a manter o nível de vácuo ao preencher micro espaços entre rotores, palhetas e o corpo da bomba;
- Poder de Resfriamento: o óleo para bomba de vácuo contribui para dissipar o calor gerado pelo funcionamento contínuo do equipamento;
- Remoção de impurezas: o óleo lubrificante para bomba de vácuo ajuda a carregar as partículas e condensados para fora do sistema (em modelos com recirculação e filtragem).
Como características técnicas importantes do óleo para auto vácuo destacamos
Característica | Descrição |
Baixa pressão de vapor | Não evapora mesmo em níveis altos de vácuo. |
Alta estabilidade térmica | Não se degrada mesmo quando submetido a temperaturas elevadas (algo comum em operação contínua). |
Baixa volatilidade | Não gera a formação de vapores minimizando a contaminação do sistema. |
Pureza e limpeza | O óleo lubrificante para bomba de vácuo não contém impurezas ou contaminantes que prejudiquem o processo / equipamento. |
Boa compatibilidade química | O óleo para bomba de vácuo tem que ser compatível com os materiais da bomba e ser resistente à oxidação. |
Encontramos o óleo lubrificante para bomba de vácuo sendo utilizado
- Pela indústria farmacêutica;
- Em laboratórios químicos e analíticos;
- Nos sistemas de refrigeração e ar-condicionado;
- Nas bombas de vácuo para moldagem, secagem, desgaseificação e outros;
- Em equipamentos de laboratório como destiladores.
Tipos de Óleo para Bomba de Vácuo disponíveis no mercado
Óleo para Bomba de Vácuo de Base Mineral
Produzido a partir da mistura de óleos básicos derivados do petróleo, o óleo para bomba de vácuo possui os seguintes usos:
- O óleo de auto vácuo mineral é indicado para bombas de palheta rotativa e de vácuo médio.
- É o óleo para bomba de vácuo empregado na manutenção de sistemas HVAC, é de uso geral em laboratórios, oficinas e em processos industriais de embalagem a vácuo.
- É o tipo de óleo lubrificante para bomba de vácuo mais comum, com ampla disponibilidade e custo mais acessível.
Como limitações técnicas do óleo de auto vácuo de base mineral informamos
- A sua menor estabilidade térmica e química;
- O óleo para bomba de vácuo de base mineral pode oxidar mais rápido;
- O uso do óleo lubrificante para bomba de vácuo de base mineral em ambientes com gases corrosivos ou vapores agressivos não é indicado.
Óleo para Bomba de Vácuo de Base Sintética
Produzido a partir de compostos obtidos de sínteses químicas e petroquímicas, o óleo de auto vácuo de base sintética possui uma engenharia química avançada na sua formulação. Devido a esta formulação balanceada, se destacam as seguintes características do óleo lubrificante para bomba de vácuo de base sintética:
- É um lubrificante que possui uma alta estabilidade térmica e química;
- O óleo para bomba de vácuo de base sintética resiste melhor à oxidação e a contaminação.
Encontramos o óleo de auto vácuo de base sintética sendo utilizado em processos que são realizados com temperatura elevada, em operações de uso contínuo ou crítico. Os maiores consumidores do óleo lubrificante para bomba de vácuo de base sintética são a indústria farmacêutica, a alimentícia e os laboratórios.
Apesar do custo mais elevado em relação ao do óleo para bomba de vácuo de base mineral, o óleo para bomba de vácuo de base sintética proporciona um maior desempenho e uma maior durabilidade.
Óleo para Bomba de Vácuo de Base Semissintética
Podemos dizer que o óleo para bomba de vácuo de base semissintética é um lubrificante que mistura as boas propriedades de lubrificação do óleo mineral com a capacidade de refrigeração e de suportar altas cargas de trabalho encontradas em componentes sintéticos. Com isso, o óleo lubrificante para bomba de vácuo de base semissintética possui um ótimo compromisso entre o custo e o desempenho. É um lubrificante que possui uma melhor estabilidade do que o óleo de auto vácuo mineral, com um preço menor que o do óleo para bomba de vácuo sintético puro.
As aplicações típicas para o óleo para bomba de vácuo de base semissintética são as bombas que operam com cargas médias e os equipamento de uso industrial moderado.
Óleo para Bomba de Vácuo Siliconado
Formulado à base de silicone, o óleo de auto vácuo siliconado é um lubrificante altamente estável termicamente, que possui excelente resistência a produtos químicos agressivos.
Devido a estas características e por apresentar um elevado custo, o óleo para bomba de vácuo siliconado não é indicado para usos simples. As aplicações típicas do óleo lubrificante para bomba siliconado são encontradas na indústria química pesada, em laboratórios com vapores corrosivos e em bombas de vácuo usadas para a análise de gases.
Óleo para Bomba de Vácuo Perfluorado (PFPE)
É um óleo de auto vácuo inerte e totalmente estável. É resistente a ácidos, bases, oxigênio puro e solventes. Este óleo lubrificante para bomba de vácuo possui a característica de não ser inflamável, sendo usado em vácuo ultra alto (UHV).
Como aplicações típicas deste tipo de óleo de auto vácuo destacamos a indústria aeroespacial, o uso em equipamentos de vácuo de altíssima precisão, o emprego em câmaras de vácuo em aceleradores de partículas e semicondutores.
Não é necessário dizer que se trata de um óleo para bomba de vácuo de altíssimo custo para ser utilizado apenas em equipamentos e operações especiais.
Resumo dos Tipos de Óleo Lubrificante para Bomba de Vácuo
Tipo de Óleo | Custo | Estabilidade | Indicação Principal |
Mineral | Baixo | Média | Uso geral, aplicações simples |
Sintético | Médio | Alta | Uso contínuo, ambientes limpos, temperaturas altas |
Semissintético | Médio | Boa | Uso moderado, custo-benefício |
Siliconado | Alto | Muito alta | Ambientes corrosivos ou com vapores agressivos |
Perfluorado (PFPE) | Muito alto | Extremamente alta | Vácuo ultra alto, processos químicos extremos |
Afinal, qual é o melhor Óleo para Auto Vácuo?
A resposta para o questionamento acima depende de vários fatores ou das respostas para as seguintes perguntas:
- Qual é o tipo de tipo da bomba de vácuo necessário para o processo? De palheta rotativa, scroll, pistão, difusão etc.;
- Qual é o nível de vácuo necessário?
- Qual é aplicação? Uso industrial, laboratorial, farmacêutico, alimentos, vácuo profundo etc.;
- Quais são as condições de operação? Com presença de vapores ou gases agressivos; umidade elevada, variações de temperatura, resíduos ou contaminação;
- A bomba de vácuo terá um sistema de trabalho de uso contínuo ou não?
Com isso podemos afirmar que não existe um único “melhor óleo para bomba de vácuo” para poder ser utilizado em todas as bombas. O melhor óleo lubrificante para bomba de vácuo é o que atende ao seu tipo de bomba e à aplicação específica, com segurança, eficiência e durabilidade.
Mas, para não deixar o questionamento sem resposta, podemos ajudá-lo informando que normalmente encontramos os seguintes usos para os óleos para bomba de vácuo:
Óleo para bomba de vácuo mineral
Para uso em bomba de palheta rotativa e pistão em aplicações de uso geral como em oficinas, sistemas de refrigeração, de embalagem a vácuo, e outros;
Óleo para bomba de vácuo sintético
Para operações com baixa pressão de vapor, uso contínuo, alta temperatura, em laboratório ou indústria limpa;
Óleo para bomba de vácuo semissintético
É indicado para uso intenso ou em ambientes agressivos, pois melhora a durabilidade da bomba;
Óleo para bomba de vácuo siliconado ou perfuorado
Para uso em ambientes com vapores corrosivos, químicos agressivos, solventes sendo indicado apenas para aplicações especiais.
Informações importantes para o uso do Óleo para Bomba de Vácuo
- A frequência de troca do óleo lubrificante para bomba de vácuo depende do uso, mas geralmente ocorre a cada 500 a 2.000 horas de operação;
- A verificação visual do óleo de auto vácuo deve apresentar um produto claro e limpo. Se o óleo para bomba de vácuo estiver escuro, turvo ou formando espuma é hora de se realizar a sua troca;
- Saiba que a contaminação do óleo lubrificante para bomba de vácuo com água ou solventes reduz drasticamente o desempenho da bomba;
- Use somente óleo de auto vácuo específico para bomba de vácuo indicado pelo fabricante do equipamento. Nunca use óleos automotivos ou óleos hidráulicos para lubrificar o equipamento;
- O uso de um óleo para bomba de vácuo errado danifica a bomba, reduz a eficiência do vácuo e contamina o processo.
A aquisição de um Óleo Lubrificante para Bomba de Vácuo de qualidade
Para a aquisição de um óleo para bomba de vácuo de qualidade, não deixe de consultar a CADIUM. Com mais de 30 anos de atuação no mercado Brasileiro, disponibilizamos a linha VACCUM OIL RF de óleo de auto vácuo de base mineral em diversos graus de viscosidade, para o atendimento das necessidade da grande maioria dos equipamentos de vácuo comercializados no mercado Nacional.
Se você está necessitando adquirir um o melhor óleo para bomba de vácuo não deixe de consultar a CADIUM. Conheça a nossa linha de produtos acessando o link a seguir: Cadium – Óleos Lubrificantes Industriais.
Para facilitar o seu contato a CADIUM disponibiliza os seguintes canais de comunicação:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Aguardamos a sua consulta e obrigado por confiar na CADIUM e nos seus produtos.