Qual óleo é usado na Bomba de Vácuo de Ordenhadeira?

A bomba de vácuo utilizada nos processos de ordenha, é um equipamento complexo e que exige os devidos cuidados de manutenção para a obtenção do melhor rendimento do processo, e óleo de ordenhadeira é um dos itens que não deve ter a sua análise e substituição negligenciada quando da manutenção do equipamento.

É fato que em uma bomba de vácuo de ordenhadeira, a lubrificação com o óleo para ordenhadeira junto ao cabeçote é algo extremamente importante para que o sistema funcione com perfeição, sendo que uma lubrificação insuficiente, ou uma falha na sua circulação, comprometerá o funcionamento da bomba de vácuo para ordenha, e em pouco tempo o equipamento poderá ficar inoperante.

Saibam que em média a bomba de vácuo para ordenhadeira requer um fluxo volumétrico de óleo para ordenha de cerca de 30 a 60 litros por hora, sendo que vazamentos ou falhas na vedação do sistema podem comprometer a formação do vácuo e isso nada tem a ver com o tipo ou a qualidade do óleo de ordenhadeira que está sendo utilizado no equipamento.

Tipos de Óleo de Ordenhadeira

No mercado hoje estão disponíveis dois tipos de óleo de ordenhadeira. O lubrificante mais consumido é o de base mineral, pois apresenta um menor custo e é produzido através da mistura de óleos minerais derivados do petróleo e aditivos. Há também o óleo para ordenha de base sintética, mais caro, mas é um lubrificante que possui uma maior resistência térmica e qualidades químicas superior ao do óleo de base mineral, que proporciona um alto desempenho, mesmo em condições extremas de temperatura.

Que precauções devemos tomar na escolha do Óleo para Ordenhadeira?

É importante deixar claro que quem determina o tipo de óleo para ordenhadeira a ser utilizado, é o fabricante do equipamento.

A utilização de um óleo para ordenha com validade vencida ou a utilização de um óleo de ordenha contaminado, poderá causar o desgaste prematuro da bomba de vácuo para ordenhadeira.

O adiamento da troca do óleo de ordenhadeira ou a utilização de um óleo para ordenhadeira vencido pode contribuir para a redução da vida útil da bomba de vácuo da ordenha, pois, este lubrificante normalmente contém muitas partículas de sujeira da abrasão mecânica do motor ou partículas de fuligem dos gases de escape, que são agressivas ao sistema da bomba de vácuo para ordenha.

A manutenção da bomba de vácuo da ordenhadeira tem quer algo rotineiro, pois quando ocorre um fornecimento insuficiente ou defeituoso do óleo de ordenhadeira, o equipamento sofrerá sérios danos, mesmo após um tempo relativamente curto de uso.

A falta de óleo para ordenha no equipamento é um ponto crítico para a bomba de vácuo da ordenha, pois, a ausência do lubrificante pode causar o  emperramento do sistema e gerar mais danos em outros lugares do equipamento.

Antes de colocar para operar uma nova bomba de vácuo para ordenhadeira, é fundamental verificar se a alimentação do óleo para ordenha está sendo realizada corretamente. E não se deve esquecer de manter tudo muito limpo, pois fragmentos de juntas e depósitos presentes no óleo de ordenhadeira podem bloquear os orifícios de lubrificação.

Como deve ser feita a escolha correta do Óleo de Ordenhadeira?

O óleo de ordenhadeira é um lubrificante formulado especialmente para a lubrificação de bomba de vácuo para ordenhadeira. O óleo para ordenha possui a importante função de lubrificar e resfriar adequadamente a bomba de vácuo para ordenha, sendo que uma falha desta lubrificação poderá ocasionar a parada do equipamento e a necessidade do seu reparo.Então não invente e não improvise um lubrificante para o uso na sua bomba de vácuo para ordenha. Utilize o óleo para ordenhadeira formulado especificamente para este uso e na viscosidade indicada pelo fabricante do equipamento.

Para a aquisição de um óleo para bomba de vácuo da ordenha de qualidade, consulte a CADIUM. Disponibilizamos a linha VACCUM OIL RF de óleo de ordenha de base mineral em diversos graus de viscosidade, e a Linha SUMPOR SYNTH de óleo para ordenha de base sintética para o atendimento das necessidades da grande maioria dos equipamentos de bombas de vácuo para ordenha disponíveis no mercado. Consulte a CADIUM.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *