Lubrificante multiuso para que serve? Conhecendo a lubrificação

“Lubrificante multiuso para que serve?”, é uma das perguntas com grande volume de consulta na internet. Então, resolvemos criar este texto para ajudar a explicar um pouco sobre este produto.

Mas antes de entrarmos no tema específico do lubrificante multiuso, vamos tecer alguns esclarecimentos.

Devemos informar que o óleo lubrificante tem por função básica diminuir o atrito entre as superfícies dos materiais, sendo metálicos ou não. Normalmente uma fina camada do óleo lubrificante para máquina é aplicada nas peças que estão em contato direto umas com as outras, para reduzir o atrito deste contato. Isto permite que estas peças deslizem uma sobre a outra sem impedimentos e com uma maior facilidade.

Tal ação propiciada pelo uso do óleo lubrificante também contribui para minimizar a geração de calor e os desgastes das peças. O uso de um óleo lubrificante para máquina para lubrificar um sistema propicia que as máquinas e equipamentos possam ser operadas de forma confiável, reduzindo assim o tempo de inatividade e os custos de manutenção. O óleo lubrificante atua fornecendo transmissão de energia ao sistema, contribui para o amortecimento das vibrações, veda e protege contra a oxidação e a corrosão.

O óleo lubrificante para máquina também propicia a redução de ruídos, auxilia na remoção de sujeiras e outros contaminantes, gera um melhor resfriamento do equipamento entre várias outras atribuições.

Com isso, podemos dizer que o óleo lubrificante não é um produto que apenas lubrifica. O óleo lubrificante para máquina contribui para reduzir as interferências mecânicas como as tensões de pressões e efeitos térmicos, além de resistir a interações com outras substâncias externas que podem contaminar o processo.

Lubrificante multiuso para que serve? Os tipos de lubrificantes

Atualmente existe no mercado uma infinidade de óleos lubrificantes desenvolvidos para as mais diversificadas aplicações. O óleo lubrificante para máquina tem o seu desempenho melhorado normalmente com a adição de aditivos que conferem ao produto propriedades que ele normalmente não possui naturalmente.

Podemos exemplificar um óleo lubrificante aditivado para suportar elevadas pressões de trabalho, como ocorre em um óleo hidráulico. Ou o óleo lubrificante para máquina que recebe uma aditivação para suportar baixas temperaturas de trabalho como ocorre com um óleo para compressor de refrigeração. Um outro exemplo é o óleo de corte para usinagem, que precisa possuir uma aditivação específica para suportar os grandes esforços operacionais que ocorrem nas operações de metalurgia.

Caros leitores, com este breve relato se pode observar que normalmente para cada processo é necessário o uso de um óleo lubrificante específico que contenha uma aditivação adequada para que o óleo lubrificante para máquina consiga atender às exigências operacionais a que este é submetido.

Então o caro leitor questiona: e o óleo lubrificante multiuso, onde ele entra “nesta história”?

Lubrificante multiuso para que serve? Conhecendo o produto

Para o questionamento acima sobre o óleo lubrificante multiuso respondemos com outra pergunta: se o lubrificante multiuso é tão bom, então qual o motivo de haver no mercado uma infinidade de óleo lubrificante para máquina para as mais diversificadas aplicações e equipamentos?

Para este novo questionamento a resposta é simples: o óleo lubrificante multiuso é mais um produto com um forte apelo de marketing, do que propriamente um óleo lubrificante que possa ser utilizado na lubrificação de qualquer máquina ou equipamento.

Isso então quer dizer que o óleo lubrificante multiuso não é um bom produto? Pelo contrário! O óleo lubrificante multiuso é um excelente óleo lubrificante, só que é um produto que apresenta certas limitações de uso.

Retornando ao texto acima, veja que mencionamos que para cada óleo lubrificante para máquina com aplicação específica, o fabricante de lubrificante industrial é obrigado a formulá-lo colocando aditivos específicos na sua composição.

No caso do óleo lubrificante multiuso como é um produto indicado para vários tipos de lubrificações, ele é um óleo lubrificante que não possui uma aditivação específica. Efetivamente a maioria do óleo lubrificante multiuso disponibilizado no mercado não possui aditivação alguma. Ou se possuir, é uma pequena aditivação antioxidante e antiespumante.

Por possuir uma aditivação muito limitada ou até nenhuma aditivação, o óleo lubrificante multiuso é um excelente produto para ser utilizado na lubrificação de maquinários e equipamentos simples. Entres os itens que normalmente podem ser lubrificados com um óleo lubrificante multiuso mencionamos cadeados, fechaduras, dobradiças, equipamentos de pesca, armamentos, ferramentas, máquinas de costura, correntes de bicicleta, cubos de roda, pinos de capô, mancais e rolamentos simples, partes móveis de máquinas, pequenas caixas de engrenagem entre outras aplicações.

Devemos também esclarecer que no mercado há vários tipos de óleo lubrificante multiuso sendo disponibilizados em embalagens com spray. Cabe informar que geralmente para este tipo de apresentação um propelente é adicionado na embalagem do óleo lubrificante multiuso.

Normalmente este propelente é um solvente. Para tirar dúvidas, leia a composição do óleo lubrificante multiuso e se há informação na embalagem da presença de solvente na fórmula e se há a indicação para se evitar o contato do óleo lubrificante multiuso com uma chama ou uma fonte de calor. Se bem que há óleo lubrificante multiuso em spray envasado junto à propelentes menos agressivos e não inflamáveis, mas são mais caros e normalmente destinados a alguma aplicação mais específica.

Em resumo, o solvente presente no óleo lubrificante multiuso atua como um produto de limpeza e desengripante, com isso, apesar do óleo lubrificante efetivamente não possuir uma aditivação elevada, este tipo de óleo lubrificante multiuso nesta embalagem transmite ao usuário uma sensação de produto “mágico” que resolve todos os problemas de lubrificação, o que não é verdade.

O óleo lubrificante multiuso é um excelente produto, mas cuidado onde este será aplicado, pois como mencionamos, é um produto indicado apenas para a lubrificação de mecanismos simples e equipamentos não complexos.

Lubrificante multiuso para que serve? A aquisição do produto

Saiba que a CADIUM possui em sua linha de produtos vários tipos de óleo lubrificante multiuso em diversas viscosidades e graus de pureza.

Conheça o linha KMIRA HL de óleo lubrificante multiuso, disponível em diversas viscosidades:  https://cadium.com.br/work/oleo-para-maquina-industrial-kmira-hl-10/

A linha AZION RF é uma linha de óleo lubrificante multiuso de elevado desempenho e baixo custo: https://cadium.com.br/work/vaselina-liquida-industrial-azion-10-rf-2/

Para aplicações que necessitam de um óleo lubrificante multiuso incolor e sem odor a CADIUM disponibiliza o FARBO 10 https://cadium.com.br/work/oleo-branco-para-maquina-de-costura-farbo-10-2/ e o ALCOR 0812 C https://cadium.com.br/work/vaselina-liquida-automotiva-alcor-0812-c/

Você sabia que a vaselina sólida industrial também é considerada um lubrificante multiuso, só que é um produto disponível na forma pastosa, para aplicações onde não pode ocorrer o escorrimento do produto. Acesse os links a seguir e conheças algumas de nossas vaselinas sólidas: https://cadium.com.br/work-category/vaselina-solida/

Para a obtenção de mais informações técnicas ou para a aquisição do óleo lubrificante multiuso entre em contato com a CADIUM através dos Canais de Comunicação a seguir:

  • e-mail: cadium@cadium.com.br;
  • WhatsApp: 11-97587-7837;
  • Telefone PABX: 11-4047-9292.

Aproveitamos também para informar que a CADIUM disponibiliza um site de e-commerce para a compra fracionada de seus produtos. Acesse o Link a seguir e confira: https://loja.cadium.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *