Soluções fáceis para Descontaminar um Óleo Lubrificante

O título acima é muito sugestivo e deve chamar a atenção de muitos usuários de óleos lubrificantes, mas na verdade, não há um meio fácil ou a colocação de um simples aditivo que seja capaz de resolver o problema de contaminação.

O único aditivo que existe para descontaminar um óleo lubrificante para máquinas é o de não se negligenciar o controle na aplicação e na manutenção do produto durante a sua vida útil.

Por melhores que sejam os óleos lubrificantes pneumáticos e que sejam formulados como os aditivos mais modernos disponíveis no mercado, eles não conseguem resolver problemas de más práticas de lubrificação. O texto em questão sugere a existência soluções fáceis para a descontaminação do óleo lubrificante mineral, ou com a adição de aditivos “mágicos” que resolvam rapidamente uma falha do produto, mas como já antecipamos isso não existe, como demonstraremos a seguir.

Presença de sujeira no óleo lubrificante

Não há um aditivo que possa ser adicionado ao óleo lubrificante hidráulico, que contribuía para remover a contaminação por sujeira presente no produto. Esta sujeira não surgiu por acaso no óleo lubrificante. Ela foi proveniente de algum descuido com o elemento filtrante do equipamento ou com a ausência da troca regular do mesmo. Trata-se de um problema operacional e não de uma falha do óleo lubrificante para máquinas.

Óleo lubrificante multipropósito

O usuário do óleo lubrificante antigotejante tem que entender que cada equipamento exige um óleo lubrificante para máquina específico para cada operação. Da mesma forma que nunca se deve improvisar o uso de uma ferramenta, tão não se pode considerar que como tal produto é um lubrificante industrial, ele pode ser empregado para lubrificar qualquer equipamento. O uso de um óleo lubrificante hidráulico para lubrificar uma guia de barramento é um erro comum que só resulta no comprometimento da qualidade do processo e do equipamento. A escolha do óleo lubrificante industrial correto para cada processo é o primeiro passo para o aumento da vida útil do equipamento.

Óleo lubrificante repelente de água

Por mais que as aditivações mais modernas contribuam para minimizar o problema da mistura da água com o óleo lubrificante industrial, asolução do problema está em descobrir e evitar que a água contamine o sistema e prejudique o processo e o equipamento. A presença de água em um óleo lubrificante pneumático acelera o desgaste, o crescimento de bactérias, gera atrito, ocasiona a formação de verniz e oxidação, entre outros problemas. Por tanto, controlar a entrada de água no sistema é o melhor “aditivo” que se pode “adicionar” a num óleo lubrificante mineral.

 Óleo lubrificante que não forma verniz e lodo

Normalmente o verniz e o lodo são gerados em um equipamento devido à degradação do óleo lubrificante hidráulico. Esta é uma situação difícil de ser eliminada, pois grande parte de sua formação está ligada a necessidade da troca do óleo lubrificante industrial. Aditivos adicionados ao óleo lubrificante não inflamável contribuem para minimizar e retardar o aparecimento destes problemas, mas chega um momento que a troca do óleo lubrificante para máquinas é inevitável, e o retardamento desta substituição só tem como resultado a possibilidade de deterioração do equipamento.

Óleo lubrificante exterminador de fuligem

Este é um tema que poucos dão a devida atenção, mas a presença de fuligem dispersa em um óleo lubrificante não pode ser facilmente eliminada. A fuligem em um óleo lubrificante pode interferir na ação dos aditivos polares e removê-los do serviço que deveriam realizar, interferindo na formação do filme lubrificante, notadamente nas paredes de cilindros de motores, causando um desgaste prematuro de todo o sistema. Se a fuligem não pode ser eliminada com a adição de ativos, então a sua formação de ver observada e controlada.

O uso de um óleo lubrificante é suficiente para o funcionamento do equipamento

Um dos grandes erros nos processos de lubrificação é considerar que qualquer volume de óleo lubrificante é suficiente para lubrificar o equipamento. Muitos maçais, engrenagens e rolamentos apresentam falhas devido ao uso em excesso de óleo lubrificante para máquinas. A utilização de um volume inadequado de óleo lubrificante industrial pode gerar danos nas vedações, causar a geração do aumento de calor em zonas específicas do equipamento, além de contribuir para a aceleração do desgaste e da degradação do óleo lubrificante pneumático. Nenhum aditivo tem a capacidade de corrigir condições inapropriadas de volumes de óleo lubrificante hidráulicos utilizados nos equipamentos.

Qualquer óleo lubrificante é ideal para a lubrificação de um equipamento

No nosso cotidiano, quando estamos à busca de algum produto, quando nos deparamos com uma oferta de um item muito abaixo do valor médio encontrado no mercado, nos questionamos se a qualidade deste é adequada ou se o mesmo provém de uma fonte idônea. Tal raciocínio de aplica quando da aquisição de um óleo lubrificante antigotejante. Quando um óleo lubrificante industrial possui um preço muito inferior ao ofertado pela concorrência, temos que realizar a seguinte análise: estamos comparando o mesmo tipo de produto?

O rendimento dos produtos comparados é igual? Com a crescente inovação tecnológica e a necessidade do uso de um óleo lubrificante para máquinas que atenda aos processos complexos de usinagem, a remoção de um aditivo de uma formulação de um óleo lubrificante industrial pode resultar em uma significativa redução do seu preço de venda, mas a curto ou médio prazo isso poderá significar uma perda de qualidade no processo produtivo. Por tanto, a aquisição de um óleo lubrificante mineral não pode estar pautada apenas no preço, mas no seu desempenho comparado com outros óleos lubrificantes para máquinas similares.

O que devemos aprender sobre a forma mais fácil de descontaminar um óleo lubrificante?

Por melhor que seja, um óleo lubrificante industrial não consegue sozinho desempenhar perfeitamente o seu papel de preservar e aumentar a vida útil do equipamento. É necessária a combinação perfeita do óleo lubrificante para máquina ideal e com qualidade, com a adoção de boas práticas de manutenção. Também cabe informar que óleos lubrificantes de alta qualidade isoladamente não conseguem gerar a economia e o desempenho necessário, se o seu uso não for monitorado e inspeções e análises regulares sejam  realizadas.

A evolução tecnológica dos óleos lubrificantes industriais e dos aditivos utilizados em suas formulações é um fato que não podemos negar, mas sem que ocorram procedimentos de acompanhamento e manutenção dos equipamentos, não há milagres que estes produtos possam fazer em caso de contaminações ou negligências na sua manipulação.

Se os profissionais da sua empresa estão necessitando desenvolver uma cultura de excelência em lubrificação, consulte a CADIUM. Nossos técnicos estão capacitados para indicar o óleo lubrificante de máquina mais adequado ao seu processo, e para capacitar os usuários destes produtos para obterem o seu melhor aproveitamento. Aguardamos a sua consulta!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *