Os fluídos refrigerantes para compressores devem possuir a capacidade de absorver e transferir o calor. Existem vários tipos de fluídos refrigerantes para compressores, que são selecionados com base na temperatura de operação desejada. Os fluídos refrigerantes para compressores devem ser capazes de mudar prontamente o fluído refrigerante para compressor do estado líquido para o gasoso. Essa mudança de estado é o que permite a queda repentina de temperatura após passar pelo medidor. Dependendo do tipo de fluído refrigerante para compressor utilizado, poderá se obter uma refrigeração com uma temperatura muito baixa.
O óleo refrigerante para compressor desempenha diversas funções em um sistema de compressor, além da função principal de lubrificar. O óleo refrigerante para compressor atua como fluido de resfriamento e como selante. É por este motivo que é muito importante escolher o óleo refrigerante para compressor adequado para o compressor de refrigeração. Não podemos deixar de informar que a melhor escolha do óleo refrigerante para compressor ideal para o equipamento é a indicada pelo fabricante do equipamento.
O óleo refrigerante para compressor é uma mistura de aditivos específicos e óleos básicos que fornecem as propriedades lubrificantes necessárias ao fluído, e ao mesmo tempo conferem a propriedade de tornar o lubrificante compatível com o fluído refrigerante. Devemos informar que a incompatibilidade entre o óleo refrigerante para compressor e o fluído refrigerante poderá culminar em resultados desastrosos para o equipamento. Por tanto, a escolha do óleo refrigerante para compressor é fundamental para o bom desempenho do compressor de refrigeração.
Embora a compatibilidade entre o fluído refrigerante e o óleo refrigerante para compressor seja talvez a questão mais crítica em termos de lubrificação de um compressor de refrigeração, existem outras questões a serem avaliadas como a contaminação por umidade. Este tipo de contaminação pode ser muito prejudicial para o óleo refrigerante para compressor de base sintética, pois normalmente este tipo de lubrificante é hidroliticamente instável.
A umidade reage com o óleo refrigerante para compressor de base sintética formando ácidos, que como consequência acaba alterando a viscosidade do fluído refrigerante e prejudicando as suas propriedades lubrificantes. Este problema pode levar à falha prematura do compressor, bem como gerar um resfriamento inadequado do sistema.
A importância do óleo refrigerante para compressor
Se o óleo refrigerante para compressor de base sintética não estiver na câmara de compressão, é menos provável que ele se misture com o fluído refrigerante e cause problemas. Entretanto, em compressores úmidos ou inundados, o óleo refrigerante para compressor de base sintética está presente na câmara de compressão e consequentemente acaba se misturando com o fluído refrigerante. Nestes sistemas, a compatibilidade do óleo refrigerante para compressor de base sintética com o fluído refrigerante é fundamental.
O óleo refrigerante para compressor fica no compressor de refrigeração para lubrificá-lo, mas parte do óleo refrigerante para compressor fluirá pelas linhas, e em certos casos, um coletor de óleo deve ser empregado para evitar que o óleo refrigerante para compressor obstrua as linhas e reduza a capacidade de resfriamento do sistema.
O óleo refrigerante para compressor é vital para o funcionamento do sistema de ar-condicionado, pois não apenas lubrifica os componentes internos do compressor, mas também atua como agente de vedação dos componentes de borracha, como mangueiras e vedações. O óleo refrigerante para compressor também absorve o calor e evita danos elétricos ao compressor.
O óleo refrigerante para compressor de base sintética apresenta uma vida útil mais longa e lida melhor com os rigores do sistema do que um óleo refrigerante para compressor de base mineral.
Para garantir a compatibilidade com os vários materiais nestes sistemas, é importante utilizar apenas um óleo refrigerante para compressor com a qualidade certa e na quantidade correta.
Conhecendo os tipos de Óleo Refrigerante para Compressor
Existem quatro tipos principais de óleo refrigerante para compressor e seu uso depende muito do tipo do fluido refrigerante que está no sistema e do que o fabricante do compressor de refrigeração estipula.
Destacamos a seguir os tipos de óleo refrigerante para compressor disponibilizados no mercado e para quais indicações são destinados o seu uso:
Óleo refrigerante para compressor PAG
PAG é a abreviatura de Polialquilenoglicol. O óleo refrigerante para compressor PAG é um lubrificante de base sintética usado em sistemas R134a e no mais recente R1234yf. O óleo refrigerante para compressor PAG é disponibilizado em diversas viscosidades, sendo as mais comuns as viscosidades ISO 46, 100 e 150. Infelizmente, o óleo refrigerante para compressor PAG é higroscópico, ou seja, é um lubrificante que atrai e retém a umidade.
Quando o óleo refrigerante para compressor PAG e a umidade se misturam, eles reagem, criando um ácido que pode corroer e danificar os componentes do sistema. Por esta razão, o óleo refrigerante para compressor PAG nunca deve ser usado para lubrificar anéis de vedação, vedações do eixo do compressor ou juntas da linha refrigerante. Mais importante, também nunca deve ser utilizado em veículos híbridos, pois o óleo refrigerante para compressor PAG é eletricamente condutivo.
Óleo refrigerante para compressor mineral
O óleo refrigerante para compressor mineral normalmente é formulado com óleo naftênico com teor excepcionalmente baixo de cera, sendo largamente utilizado em compressores de refrigeração, que necessitam de óleos irrestritos. O óleo refrigerante para compressor mineral é indicado para uso em compressores de refrigeração que utilizam fluídos refrigerantes com amônia, CFC (clorofluorcarbono) ou HCFC (hidroclorofluorcarbono).
O óleo refrigerante para compressor mineral tem uma condição de trabalho que suporta operações em baixas temperaturas de até -37 graus Celsius. O óleo refrigerante para compressor mineral é um lubrificante compatível com a grande maioria dos fluídos refrigerantes, com exceção do dióxido de enxofre, mas não é recomendado para uso com refrigerantes hidrofluorocarbonetos (HFC). E como o óleo refrigerante para compressor mineral não absorve a umidade, este fluído também é usado para lubrificar anéis de vedação.
Óleo refrigerante para compressor POE
POE é a sigla para Poliéster. O óleo refrigerante para compressor POE não funciona bem em altas temperaturas, condições elevadas de carga, além de ser um lubrificante que absorve umidade. A única exceção para uso do óleo refrigerante para compressor POE são os veículos híbridos com compressor acionado eletricamente. O óleo refrigerante para compressor POE tem propriedades isolantes maiores que o óleo refrigerante para compressor PAG e pode ajudar a proteger o sistema, evitando vazamentos elétricos. Usar um óleo refrigerante para compressor errado em veículos híbridos pode permitir que a corrente entre em curto-circuito através do compressor do ar-condicionado, gerando a possibilidade do risco de choque.
Óleo refrigerante para compressor PAO
PAO é a abreviatura de Polialfaolefina. Um óleo refrigerante para compressor PAO é um lubrificante disponível em várias viscosidades e compatível com muitos fluídos refrigerantes. O óleo refrigerante para compressor PAO possui uma aplicação universal, ou seja, não há restrições ao seu uso, sendo que às vezes este fluído é usado como substituto do óleo refrigerante para compressor PAG. O óleo refrigerante para compressor PAO é atualmente a melhor opção em termos de lubrificante sintético para o uso em compressores.
Devemos enfatizar que a escolha do tipo errado do óleo refrigerante para compressor pode afetar negativamente o desempenho e a longevidade do compressor de refrigeração. Na verdade, usar um óleo refrigerante para compressor errado neste tipo de equipamento é uma das maiores causas de falha encontradas em um compressor de refrigeração.
Para um desempenho ideal, é crucial utilizar também um óleo refrigerante para compressor de quantidade e na especificação correta e indicada pelo fabricante do equipamento. Se um compressor de refrigeração ficar sem lubrificação, isso irá resultar no aumento do atrito e no acúmulo de calor. Como consequência isso irá acelerar o desgaste dos seus principais componentes e irá colocar pressão desnecessária em todo o sistema, comprometendo o desempenho de refrigeração compressor.
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