Saiba que a lubrificação de um cabo de aço industrial é tão ou mais importante quanto a lubrificação de um equipamento.
Durante o uso do cabo de aço industrial é gerado um atrito deste com o equipamento, as polias e os tambores por onde ele passa, o que causa o aumento da temperatura. Cria-se então a necessidade da utilização de um bom óleo lubrificante para cabo de aço industrial que seja resistente as variações de temperatura e propicie uma proteção prolongada tanto do cabo como do maquinário, diminuindo assim a fadiga gerada pelo atrito.
Uma das principais causas do rompimento de um cabo de aço industrial é o desgaste do material, e quanto menor ou mais inadequada é a lubrificação de um cabo de aço, são maiores os esforços e a resistência ao movimento dos fios de aço uns sobre os outros e com isso a vida útil do cabo de aço industrial é diminuída. Isso gera perda de área metálica provocada pelo atrito interno e externo e consequentemente leva ao seu rompimento.
Saiba também que durante o processo de fabricação do cabo de aço industrial ele é lubrificado com um óleo lubrificante para cabo de aço especialmente formulado para esta aplicação. O óleo lubrificante para cabo de aço desempenha um papel importante durante o processo da produção do cabo de aço industrial, pois além de lubrificar interna e externamente, o óleo para cabo de aço tem ação protetiva e contribui para evitar a oxidação durante o seu processo de transporte e estocagem até o início do seu uso.
Mas apesar do cabo de aço industrial possuir uma lubrificação industrial inicial, se faz necessária à sua lubrificação periódica durante o seu processo de uso.
Como prolongar a vida útil de um Cabo de Aço Industrial?
A melhor maneira de prolongar a vida útil de um cabo de aço industrial é realizando a manutenção periódica e utilizando um bom óleo lubrificante para cabo de aço industrial.
Mas outras atitudes devem ser adotadas para melhorar o processo, como:
- Instalar um sistema eficiente para realizar o gotejamento, a pulverização ou a imersão do cabo em um óleo lubrificante para cabos, e de preferência que isso ocorra na região em que os cabos entram em contato com as polias ou tambores;
- Antes do início da lubrificação com o óleo para cabo de aço, deve-se limpar os cabos, removendo as crostas de partículas abrasivas e metálicas acumuladas, além retirar o lubrificante antigo;
- Eliminar focos que possam causar umidade sobre o cabo de aço. Apesar que o uso de um bom óleo para cabo de aço pode minimizar este problema, a infiltração de água no interior do cabo sempre deve ser evitada.
Então, por que realizar a Lubrificação de Cabo de Aço?
Muitas pessoas e empresas não dão muita atenção à lubrificação dos cabos de aço e por economia passam a utilizar qualquer tipo óleo lubrificante para cabo de aço e por vezes até óleo queimado. Deve ser informado que o óleo queimado perdeu grande parte de sua aditivação durante o seu uso, e por tanto possui pouca ação aderente e protetiva e pior, normalmente ele possui muitos compostos ácidos em sua composição, o que acaba acelerando o processo de oxidação do cabo de aço. Também pode apresentar muitas partículas sólidas em suspensão, o que a pode aumentar o desgaste do cabo de aço devido a esta maior abrasão.
Para evitar problemas de acidentes com rompimentos de cabos de aço, é preciso pensar a longo prazo, evitando-se economizar na compra do óleo lubrificante para cabo de aço e no gasto com a mão de obra para a sua manutenção. Ninguém quer ver um guindaste no porto derrubando um contêiner devido a uma economia de manutenção em um cabo de aço que acabou se rompendo.
Como escolher um bom Óleo Lubrificante para Cabo de Aço?
É desejável que um bom óleo lubrificante para cabo de aço possua as seguintes características:
- Possuir boa adesividade e aderência para que óleo para cabo de aço não seja facilmente removido;
- Não ter sua viscosidade e características físicas alteradas durante o processo;
- O óleo para lubrificar cabo de aço deve possuir proteção anticossiva para evitar a oxidação do cabo de aço;
- O óleo lubrificante para cabo de aço industrial também deve possuir uma viscosidade adequada que permita uma boa penetração entre os demais fios e arames do conjunto;
- O lubrificante especial para cabo de aço tem que ser neutro, pois não pode atacar nem o cabo e nem o equipamento.
É importante informar que o óleo lubrificante de cabo de aço se mantenha por longo tempo dentro dos fios e arames internos do cabo de aço, lubrificando-o, função esta que é difícil de ser conseguida quando na manutenção se opta pela utilização de uma graxa para a lubrificação.
Há lubrificante para cabo de aço mineral formulado com óleo básico mineral, que por possuir um menor custo tem uma maior aplicação neste tipo de lubrificação. Mas há também o lubrificante para cabo de aço sintético formulado com produtos químicos sintéticos a base de ésteres e outros aditivos, tornando-o um produto mais adequado para o atendimento das novas exigências ambientais e trabalhistas, além de possuir um desempenho superior ao do óleo lubrificante para corrente de base mineral, o que resulta em um melhor custo-benefício, com a redução dos gastos com a manutenção e a ampliação da vida útil do cabo de aço e equipamentos.
Onde comprar um Lubrificante para Cabo de Aço de qualidade?
Se o seu problema é saber como lubrificar cabo de aço, a sua resposta está logo ao final deste blog.
Através do telefone, do e-mail ou chat você poderá entrar em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que além de possuir uma linha completa de lubrificantes industriais, possui uma equipe técnica capacitada para indicar o melhor óleo lubrificante para cabo de aço para o atendimento da sua necessidade de lubrificação dos cabos de aço.
Estamos esperando o seu contato.