Como grande parte das máquinas, a maioria dos compressores de ar são lubrificados e para funcionarem adequadamente se requer que seja mantido um nível adequado de óleo para compressor de ar no equipamento. O óleo para compressores de ar é um produto usado para lubrificar componentes mecânicos do equipamento, com o objetivo de evitar qualquer danos causados pelo atrito entre as peças móveis, além de favorecer o processo de compressão do ar.
Existem dois tipos de óleo para compressor de ar: o óleo para compressor de ar de base mineral e o óleo para compressor de ar de base sintética. Esses lubrificantes são disponibilizados em diversos graus de viscosidades e apresentem uma aditivação específica para o atendimento da necessidade da operação de compressão de ar.
Entendendo os tipos de óleo para compressor de ar
O óleo para compressor de ar mineral é um lubrificante produzido a partir de derivados do refino de petróleo, sendo o tipo de lubrificante com maior disponibilidade no mercado e que apresenta um menor custo.
O óleo para compressor de ar sintético é lubrificante formulado à base de produtos químicos obtidos a partir da síntese petroquímica. Por possui uma constituição química mais uniforme, o óleo para compressor de ar sintético, permite que os compressores funcionem de forma mais silenciosa, protege o equipamentos do superaquecimento e com isso, é um lubrificante que pode ser usado em uma faixa de temperatura mais ampla em relação ao do que o óleo para compressor de ar mineral.
Normalmente, o óleo para compressor de ar mineral é o mais adequado para o uso em compressores de pequenas ou médias dimensões, ou que possuam um funcionamento esporádico ou não contínuo. Os compressores de uso residencial normalmente são lubrificados com o óleo para compressor de ar mineral.
Nos compressores de grande porte de uso exclusivamente industrial, normalmente são lubrificados com o óleo para compressor de ar sintético, pois é um lubrificante que fornece uma maior proteção contra superaquecimento e suporta maiores pressões de operações.
As vantagens do uso de um Óleo para Compressor de Qualidade
Os compressores de ar industriais e de usos residenciais requerem reparos e manutenção regulares para mantê-los em perfeitas condições. Na manutenção deste tipo de equipamento é necessário que se faça regularmente as trocas das peças essenciais, como as aberturas de admissão, as correias, os rolamentos do motor, os filtros e do óleo para compressor.
Óleo para Compressor Mineral
O óleo para compressor mineral também é conhecido como óleo para compressor padrão ou óleo para compressor tradicional.
É um lubrificante formulado com óleo básico derivado do refino do petróleo. O óleo para compressor mineral são os mais utilizado na lubrificação deste tipo de equipamento, pois possui um custo menor. Quimicamente o óleo para compressor mineral em relação ao óleo para compressor sintético é mais volátil e mais reativo e pode formar resíduos carbônicos ou borras no interior do equipamento.
O óleo para compressor mineral é um excelente lubrificante para ser utilizado em equipamento para aplicação de natureza mais leve ou de uso não frequente. Um óleo do compressor mineral normalmente precisa ser trocado a cada 100 a 200 horas de uso do equipamento, ou conforme especificado pelo fabricante.
Óleo para Compressor Sintético
Como a nomenclatura do produto menciona, o óleo para compressor sintético é um lubrificante composto de bases sintéticas obtidas através de processos e sínteses químicas e petroquímicas.
O óleo para compressor sintético é menos volátil que o óleo para compressor mineral, possuem uma composição química mais estável e uniforme, o que contribui para que o compressor trabalhe de uma forma mais silenciosa e suave, auxiliando os componentes internos do equipamento a permanecerem mais frios, ao mesmo tempo, este lubrificante oferece uma maior proteção contra a formação de depósitos, contribuindo para aumentar o desempenho do compressor.
O óleo para compressor sintético apesar de possuir um custo mais elevado em relação ao óleo para compressor mineral, é o lubrificante ideal para equipamentos de alto desempenho e de uso contínuo. Apesar do custo maior em relação ao óleo para compressor mineral, o óleo para compressor sintético possui uma vida útil muito maior, superando em 4 a 5 vezes o prazo de troca ou de vida útil do lubrificante mineral.
Por que se deve usar o óleo para compressor de ar correto no equipamento?
Antes de falamos sobre a importância do uso do óleo para compressor de ar devemos lembrar que a informação mais importante para a manutenção do equipamento é a de sempre se consultar regularmente o manual do compressor para se saber que o tipo de óleo para compressor de ar é recomendado pelo fabricante, se um óleo para compressor de ar mineral ou se deve ser usado um óleo para compressor de ar sintético.
Devemos informar que usar o óleo para compressor de ar correto no compressor traz muito mais vantagens do que apenas a sua função principal de lubrificar e proteger os componentes mecânicos e o próprio motor do compressor.
Dissemos isso, pois óleo para compressor de ar contribui na absorção de calor gerado no processo de compressão do ar. O óleo para compressor de ar sintético atua absorvendo o calor proveniente da fase de compressão, além de conseguir operar em temperaturas mais baixas sem perder a sua lubricidade.
Saiba que o óleo para compressor de ar mineral possui em sua formulação um pacote de aditivos que contribui para retardar a formação de oxigênio no sistema além de minimizar o processo de acidificação.
A utilização de um óleo para compressor de ar sintético adequado contribui para melhorar o ciclo de vida do compressor, diminuindo a possibilidade de formação de avarias inesperadas no equipamento, além de propiciar uma maior proteção dos elementos internos durante os momentos estacionários.
A importância da manutenção do Compressor de ar e a troca regular do Óleo para Compressor de Ar
Para se manter um compressor de ar limpo devemos informar que o excesso de sujeira e detritos é uma das principais causas de falha prematura do equipamento. Os usuários e operadores de compressores de ar devem realizar uma manutenção preventiva do equipamento, observando o acúmulo de sujeira durante o uso e removendo-a o mais rápido possível.
A vibração é um problema comum que pode ocorrer em um compressor de ar e levá-lo a falhar. Normalmente a vibração é resultado de o compressor de ar não estar devidamente fixado, mas a ausência de lubrificação ou o uso de um óleo para compressor de ar sintético inadequado pode ser o causador de problemas de vibração no equipamento.
Caso a vibração não seja eliminada, isso poderá acabar por fazer com que as peças e componentes do compressor de ar se soltem, levando ao desalinhamento desta, ao desgaste excessivo dos rolamentos e vários outros problemas mecânicos mais graves.
Se ocorrer um aumento repentino na temperatura durante a operação de um compressor de ar, isso é um sinal de que o equipamento não está funcionando adequadamente. O uso de um óleo para compressor de ar mineral inadequado, a ausência de óleo para compressor de ar sintético ou um volume baixo do óleo para compressor de ar mineral no equipamento são grandes fatores que contribuem para causar o superaquecimento do compressor de ar.
Se o operador ou usuário do compressor de ar não conseguir regular a temperatura, o equipamento deverá ser desligado imediatamente, pois operá-lo em altas temperaturas por um longo período levará à falha do equipamento.
Como mencionamos, a falha em lubrificar adequadamente um compressor de ar levará ao desenvolvimento de atrito que causa o desgaste das peças.
Em geral, o óleo para compressor de ar sintético dentro de um compressor ar contribui para a lubrificação não só do pistão, mas de toda a estrutura que envolve do compressor, que inclui a biela, a cruzeta, o motor e os rolamentos principais. Também engloba os cilindros, incluindo as válvulas, anéis de compressão, bandas de piloto e gaxetas, por tanto, o óleo para compressor de ar mineral é um fator primordial para a manutenção da qualidade do compressor de ar.
Devemos também informar que na lubrificação de um compressor de ar normalmente são necessários menos de 2 litros de óleo para compressor de ar sintético, por tanto, a utilização de um óleo para compressor de ar mineral de baixa qualidade, ou a não realização das trocas regulares do óleo para compressor de ar sintético simplesmente é uma atitude que não vale o risco de se comprometer a qualidade e a vida útil do equipamento.
Qual a viscosidade do Óleo para Compressor de Ar?
Como já mencionamos, a indicação da manutenção do óleo para compressor de ar mineral e da viscosidade deste lubrificante, quem determina é o fabricante do equipamento e esta informação consta no manual do proprietário.
Podemos dizer que a grande maioria dos compressores de ar disponíveis no mercado são lubrificados com um óleo para compressor de ar sintético com viscosidades ISO que de acordo com tipo e constituição do equipamento podem ser de 68, 100, 150 ou 200.
E devemos lembrar que o uso de um óleo para compressor de ar mineral de elevada qualidade e de alta resistência, faz com que o lubrificante suporte condições severas de uso, contribui para ampliar o intervalo de manutenção, resultando em um desempenho superior do equipamento.
Óleo do compressor de ar: conhecendo as opções e as características deste tipo de lubrificante
Para manter o compressor nas melhores condições de funcionamento se deve utilizar o óleo para compressor correto. Só com a utilização de um óleo para compressor de qualidade e adequado é que se conseguirá com que o equipamento funcione de maneira agradável e suave.
O uso de um óleo para compressor de qualidade correto e especificado para o equipamento é algo muito importante, tanto na lubrificação de compressores rotativos de parafuso, como nos compressores alternativos de pistão. O óleo para compressor não atua no equipamento apenas para lubrificar o sistema.
Conhecendo as características de um Óleo para Compressor de Qualidade
A seguir descrevemos algumas das funções desempenhadas pelo óleo para compressor de qualidade e as características importantes deste lubrificante além da sua ação lubrificante.
Aditivação Antiespumante
Saiba que a espuma é produzida quando bolhas de ar sobem à superfície do óleo para compressor. A presença de ar no sistema pode provocar o aumento da oxidação das peças internas do compressor. Um óleo para compressor de qualidade mais bem formulado reduz a formação de espuma, contribuindo para ajudar a reduzir o consumo de energia e o estresse oxidativo. Este efeito prolonga a vida útil do compressor e do próprio óleo para compressor.
Viscosidade melhorada
Um óleo para compressor de qualidade bem formulado apresenta uma melhor resistência às mudanças de temperatura, permitindo que o lubrificante se mantenha inalterada as suas propriedades lubrificantes, mesmo com as mudanças de temperaturas do processo. O óleo para compressor mantém estável a sua viscosidade mesmo em baixas temperaturas, fornecendo uma proteção contínua durante o inverno ou em ambientes frios.
Resistência à oxidação
Os aditivos existentes em um óleo para compressor de qualidade contribuem para prevenir formação de compostos ácidos no sistema e consequentemente melhora a resistência à corrosão dos componentes do compressor. Um óleo para compressor de qualidade devidamente aditivado protege o compressor contra ferrugem e a degradação, prolongando sua vida útil além de melhorar seu desempenho.
Propriedade Desmulsificante
A contaminação com água é algo possível de se ocorrer em grande parte dos compressores. Para proteger o equipamento deste problema, um óleo para compressor de qualidade possui uma aditivação que protege o compressor da emulsão de água, separando a água de forma eficaz.
Os benefícios do uso de um Óleo para compressor
Como a maioria das máquinas e equipamentos, o compressor é um equipamento que necessita de uma manutenção regular e inclusive com a necessidade da troca periódica do óleo para compressor. A seguir mencionamos alguns dos benefícios do uso de um óleo para compressor de qualidade.
Remoção do calor gerado pela compressão
O óleo para compressor atua no sistema como um vedante para se evitar vazamento de ar, algo que, se não evitado, contribuiria para diminuir a eficiência do compressor.
Absorção de calor
Usar um óleo para compressor de qualidade correto ajuda a manter a unidade mais fria. Um óleo para compressor adequado contribui para a absorção do calor do ar comprimido, fazendo com que se evite o superaquecimento do equipamento. O óleo para compressor ajuda o equipamento a operar com baixas temperaturas, absorvendo o calor gerado pela compressão do ar.
Melhora da vida útil do compressor
Um óleo para compressor de qualidade possui uma carga de aditivação que atua protegendo os componentes do equipamento, além de prolongar a vida útil da máquina e do próprio lubrificante. Esses aditivos permitem que o óleo para compressor lubrifique corretamente o compressor sob com várias condições de operação.
Melhoria da eficiência do Compressor
O uso de um óleo para compressor de qualidade aumenta a eficiência operacional do equipamento, reduzindo o desgaste e o atrito entre as partes móveis.
Resfriamento das partes móveis do Compressor
O óleo para compressor tem como função importante a de resfriar partes importantes do equipamento.
Menor custo de manutenção
O uso de um óleo para compressor de qualidade e especificado contribui para facilitar a manutenção do equipamento, pois todas as peças serão bem lubrificadas, reduzindo a possibilidade de danos causados pelo desgaste regular. A utilização correta do óleo para compressor e a sua troca regular resultará em uma menor necessidade de substituição das peças, reduzindo assim os custos de manutenção.
Redução do consumo de energia
Quando um compressor de ar é suficientemente lubrificado com um óleo para compressor de qualidade, o calor gerado pelo sistema é removido, permitindo que o equipamento libere mais ar por quilowatt de potência.
A aquisição de um Óleo para Compressor de Qualidade
Com mais de 30 anos atuando no Mercado Nacional, possuindo uma ampla linha de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção industrial, a CADIUM possui uma completa linha de óleo para compressor especialmente desenvolvido para os mais diversos tipos de compressores.
Saiba que a CADIUM possui uma completa linha de óleo para compressor de ar em diversos graus e viscosidades. Confira a linha de óleo para compressor da CADIUM acessando os links a seguir: https://cadium.com.br/work-category/oleo-para-compressor/
Para a solicitação de informações técnicas ou comerciais sobre o óleo para compressor de ar entre em contato com a CADIUM através dos Canais de Comunicação a seguir:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Saiba que a aquisição do óleo para compressor de ar em pequenas quantidades poderá ser feita no site de e-commerce da CADIUM. Para mais informações acesse o link a seguir: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/lubrificante-para-compressor/