Óleo de Estampagem

Qual é o melhor Óleo de Estampagem indicado para Conformação a Frio?

A conformação a frio ou a operação de repuxo de metais, é um processo de estampagem realizado em chapas espeças, com o objetivo da formação de produtos robustos e com complexidade geométrica, onde se necessita que o material apresente elevada resistência à fadiga, ao desgaste e a esforços excessivos, sendo que para a obtenção destes produtos, é usado no processo o óleo de estampagem.

A operação de conformação a frio de metais é uma forma eficiente e de baixo custo utilizada na produção de peças, por isso, as indústrias de vários segmentos utilizam o serviço de repuxo, mas para que o ocorra a o melhor rendimento nessas operações, tem que ser utilizado o óleo de estampagem.

Nos processos de conformação a frio, a chapa plana é submetida a transformações que a fazem adquirir uma nova forma geométrica, plana ou oca e isso só é possível por causa da plasticidade mecânica dos metais e do uso de um bom óleo de estampagem.

Para que serve um Óleo para Conformação a Frio?

No processo de conformação a frio, também chamado de processo de repuxo ou de embutimento, é um processo onde uma chapa metálica é posicionada sob um molde oco e esta é submetida a pressão de um equipamento para que adquira uma forma volumétrica oca e a operação feita com o uso de um óleo para conformação a frio.

O processo de conformação a frio é muito utilizado para a fabricação dos utensílios domésticos como bacias, panelas, canecas, entre outros, e para a obtenção destes produtos é necessária a utilização do óleo para conformação a frio no processo de usinagem por estampagem.

Rodas de automóveis, embreagens, rotores, compressores, tanques de combustíveis, botijões de gás e uma infinidade de outros itens são alguns dos produtos que são obtidos através do processo de estampagem de metal que só pode ser viabilizado com o uso de um bom óleo para conformação de a frio, o também chamado óleo para estampagem.

Quais as características de um bom Óleo Solúvel para Estampagem?

O óleo para estampagem ou o óleo solúvel para estampagem é utilizado no processo de repuxo de metais, também chamado de processo de conformação a frio, e visa diminuir a resistência do atrito da prensa sobre a chapa de metal, aumentando a sua capacidade de deslizamento, reduzindo os esforços desnecessários e o desgaste prematuro do estampo e isso só pode ser obtido com o uso de um bom óleo de estampagem.

óleo para repuxo ou o óleo solúvel para estampagem é utilizado no processo para ajudar o metal a deslizar para o interior da cavidade da matriz, contribuindo assim para evitar que trincas, rugas ou fissuras sejam formadas.

No processo e estampagem, no processo de conformação a frio ou no processo e repuxo, notadamente na conformação de chapas espessas, a utilização de um óleo para repuxo ou de um bom óleo solúvel para estampagem tem grande influência no processo de usinagem, pois ele contribui para preservar as características dimensionais da peça, além de melhorar o acabamento e evitar estrangulamentos no processo que danifique a espessura do metal.

Por que utilizar um Óleo de Estampagem?

Todos sabem que um bom regime de lubrificação é a melhor forma de minimizar os efeitos do atrito em um processo de estampagem ou em um processo de conformação a frio, e o uso de um óleo de estampagem, também chamado de óleo para repuxo, é fundamental para o aumento da vida útil do ferramental e do equipamento.

O óleo de estampagem é utilizado para melhorar o acabamento superficial das peças conformadas além de evitar trincas e rugas sejam formadas, algo que não se observa quando a operação é feita sem o uso do óleo de repuxo.

Um bom óleo de estampagem auxilia a prolongar a vida útil do ferramental, possui uma excelente capacidade de refrigeração, uma secagem rápida, além de possuir uma aditivação antioxidante que evita a corrosão das peças e formação de manchas no metal.

O que ocorre com o uso de um Óleo para Estampagem inadequado?

Ao se utilizar um óleo para estampagem ou um óleo para estamparia inadequado, poderá ocorrer uma falha na formação no filme lubrificante que atua na interface entre a peça metálica e a ferramenta, aumentado assim o atrito e o desgaste nestas áreas de contato, o que poderá comprometer a qualidade da peça estampada.

A utilização no processo de conformação a frio de um óleo para estampagem com uma viscosidade muito baixa, poderá ocasionar o seu escorrimento e consequentemente poderá gerar a formação de minúsculas irregularidades na superfície do metal, devido a imperfeita separação das superfícies, operação que um bom de óleo de repuxo realiza facilmente.

Durante o processo de estampagem a frio o atrito gera o aquecimento do metal e do equipamento e a utilização de um óleo para estampagem inadequado ou a não utilização deste lubrificante, resulta na impossibilidade deste de refrigerar a ferramenta, contribuindo assim para o aumento do seu desgaste.

Como deve ser um bom Óleo de Estampagem?

No processo de conformação e estampagemóleo de estampagem fica sujeito às condições extremas de pressão e temperatura e com isso, e para que ele tenha preservado a sua capacidade de lubrificação, ele deve possuir a sua densidade e a sua viscosidade adequada ao processo de estampagem.

O óleo de estampagem ou o óleo de repuxo deve possuir em sua formulação aditivos de extrema pressão, que é um produto químico fundamental para a lubrificação de equipamentos e máquinas que operam em altas temperaturas e pressões de contato e que também necessitem de uma lubrificação que amplie o deslizamento entre as superfícies.

Quais os tipos de Óleo Para Repuxo estão disponibilizados no mercado?

Para o processo de conformação a frio encontramos no mercado diversos tipos de óleo para repuxo, a saber: óleo de base vegetal para estampagem, óleo sintético para estampagem, óleo integral para estampagem de base mineral, óleo solúvel para estampagem, além do óleo de estampagem evaporativo que é formulado a base de solventes.

O óleo solúvel para estampagem é formulado com o uso de diversas bases, sendo a mais comum o óleo solúvel mineral para estampagem que é formulado a base de óleo mineral derivado do petróleo, mas há também o óleo solúvel biodegradável para estampagem que é produzido a base de ésteres e compostos vegetais, sendo isento de óleos minerais.

óleo mineral solúvel para estampagem é o lubrificante mais utilizado nos processos de conformação a frio e possui a vantagem de aceitar diversos tipos de diluição, de acordo com a severidade da operação, mas o óleo sintético solúvel de estampagem e o óleo vegetal solúvel para estampagem não são tóxicos e nem inflamáveis,o que facilita a operação de descarte do óleo lubrificante usado.

Óleo para Conformação, Repuxo, Estampagem e Laminação, qual é a denominação correta para este Lubrificante?

Para a operação de conformação a frio de metais, o lubrificante utilizado no processo tem as seguintes denominações mais utilizadas: óleo para estampagem, óleo de estampagem, fluído para estampagem, óleo solúvel para estampagem e óleo para estamparia.

Como a operação de conformação a frio é uma operação onde ocorre o estiramento do metal, então não é errado identificar o lubrificante do processo de estampagem com os nomes de óleo para conformação,óleo de conformação, óleo para repuxo ou óleo de repuxo.

A laminação é um processo de usinagem a frio onde o metal é submetido à uma grande pressão para a obtenção de um formato plano laminar, e como o óleo de estampagem pode ser utilizado em alguns destes processos, é usual encontrar quem chame o óleo para estampagem de óleo para laminação de metais ou óleo de laminação de metais.

Fluído para Repuxo e Estampo é indicado para quais tipos de operações?

Nos processos de repuxo profundo onde o estiramento é necessário, é mais frequente a utilização de um óleo de repuxo integral, chamado de óleo integral para estampagem, que não é solúvel em água e possui uma aditivação que inibe a oxidação nos metais e nos equipamentos utilizados no processo.

Em operações de repuxo em metais ferrosos e não ferrosos, e principalmente em operação de repuxo de alumínio, estas são feitas como emprego de um óleo solúvel para estampagem, que é um óleo lavável e diluível em água.

O óleo sintético para estampagem pode ser utilizado na grande maioria das operações de conformação à frio, pois apresenta uma maior durabilidade, estabilidade e resistência à oxidação, mantendo-se por mais tempo na viscosidade ideal de operação, sem perder o seu poder de lubrificação e possuindo um grande rendimento, pois uma única aplicação do fluído para repuxo permite diversas operações de estampagem.

Onde encontrar o melhor Óleo para Estampagem e Repuxo?

Se você está necessitando comprar um bom óleo para estampagem e repuxo, saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de óleo para estampagem para o atendimento dos mais severos processos de estamparia em metais ferrosos e não ferroso.

A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma equipe técnica e comercial capacitada para lhe oferecer o melhor óleo para estampagem e repuxo.

Óleo sintético para conformação, óleo mineral para operação severa de repuxo, óleo para conformação de base vegetal, óleo de estampagem evaporativo a base de solvente, são alguns dos óleos para estampagem que a CADIUM LUBRIFICANTES possui em linha, junto com um gama de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção, desenvolvidos para o atendimento das mais complexas necessidades de nossos clientes: aguardamos o seu contato.

. Óleo sintético para conformação, óleo mineral para operação severa de repuxo, óleo para conformação de base vegetal, óleo de estampagem evaporativo a base de solvente, são alguns dos óleos para estampagem que a CADIUM LUBRIFICANTES possui em linha, junto com um gama de lubrificantes industriais e produtos para a manutenção, desenvolvidos para o atendimento das mais complexas necessidades de nossos clientes: aguardamos o seu contato.

Óleo para Estamparia Repuxo e Corte onde comprar?

A CADIUM LUBRIFICANTES é uma empresa com 25 anos de atuação no mercado Nacional, fabricando lubrificantes de alto desempenho para o atendimento dos mais complexos processos de lubrificação, possuindo uma linha completa de óleo para estampagem que abaixo destacamos:

Se você está precisando de informações técnicas ou da FISPQ do óleo para estampagem, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, pois a nossa equipe está capacitada para fornecer o suporte comercial e técnico adequado à sua necessidade.

Qual o preço do Óleo de Repuxo?

Na CADIUM LUBRIFICANTES você poderá encontrar o óleo de repuxo e o óleo para estampagem mais adequado para a sua operação de conformação a frio.

O óleo para estampagem e o óleo para repuxo da CADIUM LUBRIRICANTES possuem um alto desempenho, preços competitivos e estão disponíveis em diversos tipos de embalagens.

A CADIUM LUBRIFICANTES comercializa o óleo para estampagem para todo o Brasil, possuindo um estoque elevado e uma logística de despacho rápida de sua compra, tanto para o fornecimento de pequenos ou de grandes volumes.