Entendendo a viscosidade ideal do óleo para compressor de ar para cada tipo de equipamento

Antes de entrarmos no assunto do texto, devemos deixar claro que a definição do tipo de óleo para compressor de ar que cada equipamento deve usar e a determinação da viscosidade mais adequada é uma prerrogativa do fabricante do equipamento. É o fabricante que informa no manual do equipamento, qual é a viscosidade e o tipo de óleo compressor ar comprimido que se deve usar. Por tanto, sempre consulte o manual do equipamento para se obter mais informações sobre o óleo compressor ar-condicionado adequado para o equipamento.

Quanto à viscosidade do óleo compressor automotivo, devemos informar que esta é um fator crucial a ser considerado na manutenção do equipamento, pois ela influencia diretamente na eficiência da lubrificação e no desempenho do compressor. A viscosidade correta do óleo para motor do compressor de ar garante que ele mantenha as suas propriedades lubrificantes em diferentes faixas de temperatura de operação.

Devemos informar que o uso de um óleo de compressor de ar-condicionado menos viscoso, ou seja, que se apresente “mais fino” ou que possua uma viscosidade menor que o indicado, pode não gerar pressão suficiente para a lubrificação do sistema. Já um óleo compressor ar comprimido “mais grosso”, ou seja, mais viscoso, também pode prejudicar o sistema de partida do equipamento, pois as partes altas do motor vão demorar mais para receber o lubrificante e ao longo de muito tempo de uso isso com certeza irá resultar em um desgaste prematuro da peças e de todo o equipamento.

Qual é a viscosidade do óleo para compressor de ar mais utilizada para cada equipamento?

Podemos dizer que as viscosidades mais comuns para o óleo compressor ar automotivo são classificadas de acordo com a norma ISO VG (Viscosidade Industrial Padrão em Graus), sendo que as mais frequentemente utilizadas nos compressores de ar são as ISO VG 32 (óleo para compressor AW 32), ISO VG 46 (óleo para compressor AW 46), a ISO VG 68 (óleo para compressor AW 68), ISO VG 100 (óleo para compressor AW100) e a ISO VG 150 (óleo para compressor AW 150). 

Entendendo cada viscosidade do óleo para motor de compressor de ar

  • Óleo para compressor ISO VG 32 (óleo para compressor AW 32): Esta viscosidade de 32 cSt à 40ºC é adequada para compressores que operam em condições mais frias ou com altas velocidades de rotação. A lubrificação com o óleo compressor automotivo com esta viscosidade é comumente empregada em compressores menores e em ambientes com temperaturas mais baixas.
  • Óleo para compressor ISO VG 46 (óleo para compressor AW 46): O óleo para compressor de ar com esta viscosidade é uma escolha padrão para muitos compressores de ar, pois oferece um bom equilíbrio entre lubrificação e fluxo, sendo a mais adequada para uma ampla gama de aplicações industriais e condições de operações.
  • Óleo para compressor ISO VG 68 (óleo para compressor AW 68): Encontramos o óleo para compressor de ar-condicionado com viscosidade mais espessa sendo utilizado em compressores que operam em ambientes de alta temperatura ou sob cargas pesadas, pois geralmente são equipamentos maiores ou que requerem uma lubrificação extra.
  • Óleo para compressor ISO VG 100 (óleo para compressor AW 100): O óleo para motor de compressor de ar com 100 cSt de viscosidade é indicado para a proteção do compressor de ar alternativo de pistão contra o desgaste e a oxidação, reduzindo o atrito entre as partes móveis de equipamentos que operem em condições de trabalho pesado, pois suporta os inconvenientes das mudanças causadas pelas diferenças de temperaturas do processo fabril.
  • Óleo para compressor ISO VG 150 (óleo para compressor AW 150): É um óleo para compressor de ar recomendado para uso em sistemas de alta rotação, como os compressores de ar alternativos (pistão), pois possui boas características de resistência a cargas e ao desgaste, protegendo as partes móveis da bomba e outros componentes do sistema.

Conhecendo um pouco os tipos de óleos de compressor disponíveis no mercado

A escolha do óleo para motor do compressor de ar vai além da análise do seu preço. Há diversos fatores que devem ser considerados para se garantir que o óleo para compressor de ar comprimido escolhido atenda às necessidades do equipamento.

Um dos principais fatores que já mencionamos é o de se seguir as especificações e orientações do fabricante do equipamento, pois são informações recomendadas baseadas em testes. Devemos informar que um óleo para compressor alternativo não deve ser utilizado em outros equipamentos. Da mesma forma que um óleo para compressor de refrigeração ou um óleo para compressor de ar-condicionado não deve ser utilizado na lubrificação de um compressor de ar comprimido.

Para a escolha do óleo compressor ar comprimido é importante se analisar o tipo de ambiente e a intensidade da operação. Os locais com altas temperaturas ou com a presença de elevada umidade, podem exigir um óleo para compressor de ar mais resistente à oxidação e à corrosão. Cabe informar que a frequência e a intensidade de uso do compressor influenciam na escolha do óleo compressor ar-condicionado.

Normalmente um óleo para compressor de ar sintético à base de polialfaolefinas (PAOs) é recomendado para uso em compressores de ar de parafuso rotativo e de palheta rotativa onde os intervalos de troca do lubrificante para compressor são de 6 a 8.000 horas em condições normais de operação.

Já o óleo para compressor de ar à base de poliéster (POE), é projetado para obter o desempenho máximo em compressores de ar do tipo parafuso e palheta rotativos, sendo facilmente biodegradável e com intervalos de trocas de aproximadamente 10.000 horas de uso. Este tipo de lubrificante para compressor é mais indicado para equipamentos com parafusos rotativos, palhetas rotativas, compressores de ar alternativos, bombas de vácuo, sopradores, centrífugas e uma infinidade de outras aplicações de alta temperatura.

O óleo para compressor formulado a base de derivados do petróleo são os mais comuns e utilizados no mercado, sendo encontrados na lubrificação de compressores alternativos de pistão e de refrigeração. É um lubrificante para compressor que apresenta o menor custo, mas possui o inconveniente de exigir uma menor prazo de troca, suportando em torno de 1.000 h de trabalho em funcionamento.

O óleo para motor de compressor de ar semissintético é um lubrificante para compressor para aplicações com ar ou gás que necessita de uma ótima estabilidade em altas temperaturas para a proteção dos equipamentos. O óleo de compressor de ar-condicionado semissintético possui um alto ponto de ebulição, o que reduz a sua evaporação e minimiza a sua queima em processos de operações severas. É um lubrificante para compressor que normalmente possui uma vida útil de trabalho de 4.000 horas.

A aquisição de um óleo compressor ar-condicionado de qualidade

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A CADIUM possui uma completa linha de óleo para compressor formulada com matérias-primas de alta qualidade, combinadas com aditivos exclusivos, projetados para oferecer um desempenho insuperável em todos os tipos de compressores.

Saiba que a linha de óleo para motor de compressor de ar da CADIUM atende e excede as especificações de desempenho da maioria dos fabricantes de compressores, sendo uma alternativa eficaz para todos os tipos de compressores de ar de pistão alternativo, palheta rotativa, parafuso rotativo e de refrigeração.

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Condições de fornecimento do óleo para compressor da CADIUM

O óleo de compressor de ar-condicionado da CADIUM é disponibilizado em diversas viscosidades nas seguintes embalagens:

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