Antes de explicarmos a diferença entre óleo parafínico e naftênico, é importante entender um pouco mais sobre o que é um óleo mineral.
O óleo mineral é obtido através do processo de destilação e purificação do petróleo bruto. Este produto gerado é um óleo líquido transparente, geralmente composto por alcanos e parafina cíclica, sendo obtido em diversas viscosidades, sendo um produto que se destaca por possuir uma elevada capacidade de dissipar o calor.
O petróleo bruto é feito de depósitos de hidrocarbonetos e outros materiais orgânicos. Após a extração do petróleo bruto do leito rochoso, ele é processado em várias etapas, onde ocorre a remoção dos contaminantes naturais e dos hidrocarbonetos indesejáveis. O óleo básico mineral resultante pode ser descrito como óleo parafínico, óleo naftênico e óleo aromático.
Por ser um produto formado por milhares de moléculas diferentes gerando uma mistura complexa, o óleo mineral é classificado de acordo com o tipo de hidrocarboneto predominante a saber:
- Óleo mineral parafínico: composto predominantemente de n-alcanos;
- Óleo mineral naftênico: composto por cicloalcanos ou também chamado de hidrocarbonetos alifáticos cíclicos;
- Óleo básico aromático: composto de hidrocarbonetos aromáticos.
Neste texto vamos nos concentrar sobre a diferença entre óleo parafínico e naftênico, nos abstendo de descrever sobre as propriedades e aplicações do óleo básico aromático.
O que se deve saber sobre a diferença entre óleo parafínico e naftênico?
O óleo básico mineral é uma substância que pode ser considerada de baixo custo, pois há uma certa disponibilidade (na natureza), é um produto de se produzir em grandes quantidades, e por isso é de grande importância para a fabricação de lubrificantes.
Com referência aos derivados do petróleo, os dois tipos de óleos básicos mais mencionados são o óleo parafínico e o óleo naftênico, pois eles são componentes cruciais na fabricação de lubrificantes para uso em várias indústrias e segmentos de mercado. Apesar de aparentemente possuírem uma aparência semelhante, há diferenças fundamentais entre um óleo mineral parafínico e um óleo mineral naftênico, notadamente em sua estrutura química, nas propriedades físico-químicas e principalmente nas aplicações a que se destina cada tipo de óleo básico mineral. A seguir mencionamos as diferenças básicas entre o óleo básico parafínico e o óleo básico naftênico, destacando as características de cada produto e buscando a entender quando e por que cada óleo básico mineral é usado.
Óleo Mineral Naftênico: conhecendo um pouco mais este derivado do petróleo
O óleo mineral naftênico é caracterizado por geralmente apresentar um alto índice asfáltico, além de ser praticamente isento de parafinas.
Tal característica significa que é um produto que possui um fluxo constante a temperaturas muito baixas, sendo um produto adequado para a fabricação de lubrificantes para refrigeração. Para a obtenção do óleo básico naftênico é necessário submetê-lo a tratamentos físicos e químicos complexos, como a desparafinação, o branqueamento, a remoção de enxofre, tratamentos com ácidos e solventes, entre outros. Tudo processamento isso implica em um maior custo para a sua obtenção, o que eleva o preço desse tipo de óleo. Este é o fato que implica em que o óleo naftênico seja mais caro que um óleo parafínico, além do que, na natureza, a disponibilidade de óleo mineral naftênico é bem menor em relação à produção do óleo mineral parafínico.
O óleo naftênico é composto por cicloalcanos, que consistem em átomos de carbono dispostos em anéis. Isso torna o óleo mineral naftênico menos estável em altas temperaturas, mas oferece vantagens em termos de capacidade de dissolver certas substâncias com mais facilidade, o que é uma característica muito benéfica para algumas aplicações industriais. Por possuir um menor teor de cera (máximo de 45% de parafina dissolvida), o óleo básico naftênico apresenta uma maior afinidade para certos tipos de aplicações.
Óleo Mineral Parafínico: o que devemos saber sobre este produto?
O óleo mineral parafínico é composto de alcanos de cadeia linear e ramificada. Apesar do óleo básico parafínico ser altamente refinado, é um produto que tende a ter um alto teor de cera (parafina) em sua composição, o que pode afetar seu desempenho em determinadas condições.
O óleo parafínico é relativamente estável em altas temperaturas, mas, ao contrário do óleo naftênico, ele contém uma alta proporção de parafina dissolvida em sua composição (75% ou mais), o que significa que o óleo mineral parafínico tende a solidificar sob baixas temperaturas. Devido a presença dos hidrocarbonetos saturados em sua composição, o óleo básico parafínico possui um alto índice de anilina e um baixo poder de solvente.
Os compostos presentes no óleo parafínico contêm cadeias retas longas ou hidrocarbonetos ramificados, sendo que este tipo de estrutura confere uma maior estabilidade quando submetido à altas temperaturas, gerando uma menor volatilidade, tornando o óleo mineral parafínico um produto mais adequado para aplicações em altas temperaturas. Estes são alguns dos motivos da maioria dos lubrificantes industriais de base mineral serem formulados com óleo básico parafínico.
A comparação entre um Óleo Básico Parafínico e um Óleo Básico Naftênico
Caro leitor, este tema sobre a diferença entre óleo parafínico e naftênico é muito amplo. Para não deixar este texto muito extenso, optamos por continuar a explicação deste tema em um outro blog.
O convidamos para acessar o Blog da CADIUM e ler a segunda parte deste tema no link a seguir: https://cadium.com.br/blog/
Mas, se você está necessitando obter mais informações sobre o óleo mineral parafínico ou sobre o óleo mineral naftênico, ou precisa adquirir um destes óleos básicos, favor entrar em contato com a CADIUM, pois nossa equipe de colaboradores está prontamente a disposição para fornecer as informações de que necessita. Entre em contato com a CADIUM através do seguintes Canais de Comunicação:
e-mail: cadium@cadium.com.br;
WhatsApp: 11-97587-7837;
Telefone PABX: 11-4047-9292.
Aguardamos a sua consulta, obrigado por se interessar pelo nosso Blog e confiar na CADIUM e nos seus produtos.