Existem vários tipos de transmissão de engrenagens. Elas podem operar expostas aos ambientes ou serem fechadas em uma caixa. Possuem diversos tamanhos, sendo pequenas ou grandes e são produzidas com diversos materiais. As engrenagens ainda podem operar em ambientes frios, quentes, úmidos ou agressivos. Seja qual for o caso, o uso de óleo sintético para engrenagens é uma excelente escolha para eliminar a possibilidade de trabalho a seco e preservar o maquinário.
Recomendações de lubrificação com óleo para engrenagem
Conjuntos engrenados devem ser lubrificados de forma que todas as superfícies dos dentes sejam protegidas. Além disso, é recomendado utilizar um óleo para engrenagem adequado e a lubrificação deve ser mantida sempre no nível indicado pelo fabricante, pois caso contrário, o excesso de óleo provoca um “efeito turbina” e acaba gerando superaquecimento.
Da mesma forma, uma lubrificação deficiente pode causar trincas superficiais devido às vibrações do emperramento momentâneo e consequente deslizamento. Já a circulação excessiva do óleo de engrenagem pode causar o que se chama de “frenagem hidráulica”, que provoca perda de potência do conjunto.
Manutenção do óleo para caixa de engrenagem
A manutenção do óleo para caixa de engrenagem é fundamental para o bom funcionamento do sistema, já que a presença de impurezas ou corpos estranhos (limalha, por exemplo) no lubrificante industrial pode provocar desgaste abrasivo. Falhas na lubrificação ou a aplicação inadequada do óleo de engrenagem industrial podem causar sérias perdas financeiras e materiais e inclusive paradas não programadas da produção.
Vantagens do óleo sintético para engrenagens
O uso de um óleo sintético para engrenagens ajuda a reduzir os custos de energia e manutenção e proporciona maior vida útil do sistema, extensão dos intervalos de lubrificação e redução de consumo de lubrificante. O óleo para engrenagens industriais, de base sintética, proporciona melhor desempenho mesmo quando submetido a condições extremas de operação, pois possui aditivos especiais que melhoram o desempenho global do sistema.
Escolha do óleo para engrenagens industriais
Escolher o óleo lubrificante para engrenagens adequado é de fundamental importância para evitar o desgaste, a corrosão e o ruído do conjunto. Com os lubrificantes para engrenagens industriais sintéticos da Cadium, todas as aplicações de engrenagem tornam-se mais estáveis e seguras. O POLYSINTHE é um lubrificante sintético, produzido com polialfaolefinas, de alto desempenho, que atende a classificação HLP e CLP. Já a linha LAGRO possui óleo para engrenagens industriais sintético à base de ésteres vegetais, que proporciona atendimento integral da norma internacional DIN 51517 parte 3.