O prolongamento da vida útil do óleo solúvel para usinagem tem como benefícios:
- a melhora nos resultados das operações de usinagem;
- contribui para a redução dos desperdícios e refugos;
- promove a melhora das condições do ambiente de trabalho;
- efetivamente reduz os custos operacionais.
Como deve ser feito o monitoramento das condições do Óleo Solúvel para Retífica?
A seguir descrevemos como devem ser aplicados os procedimentos para melhorar as condições do óleo solúvel para retífica, visando a ampliação da sua vida útil, a saber:
1 – Preparo da Máquina
- Nesta etapa, deve de ser realizada a perfeita limpeza e esterilização do equipamento, antes da colocação do óleo solúvel para usinagem, realizando o devido tratamento com o uso de desengraxantes indústrias e produtos de limpeza com elevada qualidade.
- Deve ser removido do equipamento todos os tipos de detritos, evitando qualquer contaminação do óleo solúvel para retífica.
2 – Procedimento de enchimento do maquinário
- Deve-se preparar a soluções do óleo solúvel para usinagem, de acordo com o que é recomendado pelo fabricante do óleo lubrificante.
- As preparações das soluções do óleo solúvel para retífica devem ser realizadas em recipiente limpo e apropriado, e sempre deve-se evitar que esta seja preparada no próprio equipamento.
3 – Processo de manutenção da concentração do óleo solúvel para usinagem
- Através do uso de um refratrômetro corrigir a concentração do óleo solúvel para usinagem previamente preparado.
4 – Manutenção do processo de limpeza durante o uso do óleo solúvel para retífica
- Proceder com a remoção dos cavacos e detritos gerados no processo de usinagem.
- Realizar a remoção e manter reduzida a presença de óleo lubrificante contaminante.
- Manter limpo e ativo o sistema de filtração do equipamento para que ocorra a perfeita remoção dos resíduos sólidos presentes no óleo solúvel para retífica.
Outras atitudes que contribuem para prolongar a vida útil do Óleo Solúvel para Usinagem
- APARÊNCIA: Quando a contaminação é pesada e modifica a aparência do óleo solúvel para usinagem, deve-se verificar a fonte de contaminação e eliminá-la se possível.
- ODOR: A presença de mau odor ou odor incomum pode ser resultado do aumento da atividade bacteriana. Verifique também a concentração do óleo solúvel para retífica e a necessidade da adição de fluído bactericida e fungicida.
- CONCENTRAÇÃO: Se a concentração do óleo solúvel para usinagem está muito elevada, adicione uma emulsão fraca no tanque do equipamento. Se a concentração estiver muito baixa, adicione uma emulsão forte do óleo solúvel para retífica.
- pH: Se o a emulsão do óleo solúvel para usinagem apresentar um pH muito elevado, verifique a contaminação por material de limpeza ou biocidas. Se o pH estiver muito baixo, considere a adição de um aditivo para aumentar o pH do óleo solúvel para retífica.
- ATIVIDADE BACTERIANA: Se estiver muito elevada, aumente a circulação e a aeração do óleo solúvel para usinagem, e considere a adição de biocidas.
- CORROSSÃO: Se ocorrer a presença de oxidação e corrosão nas peças usinadas e nos equipamentos, verifique a concentração do óleo solúvel para retífica e a origem e a qualidade da água. Considere a adição de um aditivo anticorrosivo.
- ÓLEO CONTAMINANTE: Ocorrendo a forte presença de outros óleos lubrificantes contaminando o óleo solúvel para retífica, elimine a origem e considere a instalação de uma unidade removedora de óleos contaminantes.
Óleo Solúvel para Retífica: o que mais devemos saber:
Para não encontrar dificuldades no seu processo produtivo e ter problemas na manutenção do óleo solúvel para usinagem, lembre-se:
- Não se deve negligenciar a forma correta da manutenção do óleo solúvel para retífica;
- Saiba que o óleo solúvel para usinagem não se cuida sozinho;
- Seja proativo e não espere os problemas aparecerem para só então tomar as ações corretivas.
Se você está necessitando de mais informações para melhor preservar a emulsão do seu óleo solúvel para usinagem, entre em contato com a CADIUM. Os nossos profissionais estarão prontamente a disposição para poder ajuda-lo. Entre em contato com através do e-mail cadium@cadium.com.br, ou pelos nossos telefones 11-4047-9292 (pabx) / 11-97130-3099 (WhatsApp).
2 Comentários