A importância do Óleo Branco na economia mundial

Nos países ocidentais, para o uso do óleo branco na fabricação de produtos medicinais, cosméticos ou alimentícios, as indústrias só podem utilizar este produto em suas formulações se ele estiver em conformidade com os requisitos de qualidade e pureza estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores e reguladores norte-americanos:

U.S.Pharmacopeia (USP) , U.S.National Formulary (NF), U.S.Food and Drug Administration (FDA), bem como o National Sanitary Foundation (NSF), que é um organismo internacional de controle de produtos de uso alimentício. Cabe esclarecer que apesar de divergir em alguns detalhes, os órgãos de qualidade europeus possuem padrões de controle semelhantes aos dos norte-americanos.

Alguns indicadores de qualidade do Óleo Branco

Um dos indicadores técnicos mais importantes para analisar a qualidade de um óleo mineral branco usp, é a distribuição percentual de hidrocarbonetos presentes no óleo: aromáticos (CA), naftênicos (CN), parafínicos (CP).

Como parâmetro de % de teor de hidrocarbonetos aromáticos (CA) presente no óleo branco, são aceitáveis os seguintes valores:

  • óleo mineral branco técnico com menos de 7%;
  • óleo mineral branco usp ou óleo mineral farmacêutico menos de 0,1%.

Cabe esclarecer que quanto menor for o teor de CA (compostos aromáticos) presente no óleo mineral branco usp, melhor e mais puro será o óleo, já que os hidrocarbonetos aromáticos são produtos tóxicos.

Outro indicador importante que define a qualidade do óleo branco é a cor (com base no método Saybolt ASTM**D-156). O indicador de cor para o óleo branco deve apresentar os seguintes resultados:

  • óleo mineral branco técnico: acima de +10
  • óleo mineral branco usp: não inferior a +30

Devemos informar que quanto maior for o número, mais limpo e transparente é o óleo branco. Um óleo mineral branco usp com cor +30, significa que o produto é totalmente incolor).

** São normas estabelecidas pela American Society for Testing and Materials (sigla ASTM), que em uma tradução literal seria Sociedade Americana de Testagem e Materiais.

Há outros métodos utilizados para medir a cor de um óleo, como o método ASTM D-1500. No entanto, este método não é muito preciso para medir a cor de óleos claros ou incolores, pois tanto para um óleo mineral branco técnico com cor Saybolt +20, como para um óleo mineral branco usp com cor Saybolt +30, em ambas as análises feitas pelo método ASTM D-1500, irá apresentar como resultado uma cor inferior a 0,5.

As vantagens do uso do Óleo Branco

O óleo mineral branco usp possui uma série de vantagens importantes em comparação com os óleos e gorduras animais e vegetais. O óleo mineral branco técnico é um produto quimicamente estável, não queima e não oxida na presença do ar, não sofre alteração da sua consistência, cor ou cheiro mesmo depois de longos prazos de armazenamento.

Por ter a característica de não reagir com muitos produtos químicos, o óleo mineral branco usp é um muito usado em insumos cosméticos e farmacêuticos. Devido à sua qualidade de não ser absorvido pela pele, o óleo branco tem o seu uso aconselhável nas preparações cosméticas destinadas a uso de curto prazo como cremes, bronzeadores, protetores solares, óleo para cabelo, entre outros produtos, pois é um produto absolutamente inofensivo e inerte.

Quimicamente falando, o óleo mineral branco técnico é uma substância obtida como resultado da destilação e do fracionamento petróleo. O óleo mineral branco usp consiste em uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos parafínicos saturados com cadeia carbônica variando de C10 a C15.

Externamente, o óleo branco é um produto líquido transparente, viscoso, sem cor, sem sabor e sem cheiro. A temperatura de sua autoignição do óleo mineral branco técnico é próxima de +290 °C, sendo que a de solidificação por volta de -8 °C. Com isso podemos dizer que o óleo mineral branco usp é um produto seguro para o uso mesmo quando submetido à temperaturas elevadas.

O óleo branco é um produto que não se dissolve em água e em álcoois. Em contato com o álcool isopropílico pode formar uma emulsão. Esta característica é uma das principais vantagens do óleo mineral branco usp: a sua resistência à lavagem com água e a ausência de reação de oxidação com o ar resulta na incapacidade do óleo branco de ficar rançoso, como normalmente ocorre com os óleos de origem vegetal.

Também é encontrada uma grande dificuldade para que o óleo mineral branco técnico seja saponificado sob a influência de algum álcalis. O óleo mineral branco usp é um produto que consegue ser facilmente misturado junto a vários tipos de óleos vegetais, a exceção do óleo de mamona. O mesmo ocorre se o óleo branco for misturado a outras substâncias orgânicas e inorgânicas.

Ou seja, o óleo mineral branco usp é um produto “coringa” para ser utilizado pela indústria química, cosmética, farmacêutica e alimentícia, pois pode ser adicionado em várias formulações sem causar incompatibilidade.

Éter, clorofórmio, gasolina, álcool etílico, dissulfeto de carbono são alguns dos produtos que são capazes de dissolver o óleo branco.

Óleo Mineral Branco USP onde comprar?

A CADIUM dispõem para os seus clientes uma ampla variedade de óleos brancos, tanto a linha ALCOR de óleo mineral branco técnico como a linha ALOGRO M é óleo mineral branco usp. Para conhecer um pouco mais sobre as caraterísticas deste óleos branco, acesse os links a seguir: 

Os nossos óleos brancos são disponibilizados em diversas viscosidades para o uso em diversos tipos de aplicações e formulações, e sempre fornecemos um produto de qualidade, de elevada pureza e a preços competitivos. Consulte a CADIUM.

Saiba que a CADIUM também disponibiliza um site de e-commerce para os fornecimento fracionado de nossos produtos. Consulte o nosso site no link a seguir: https://loja.cadium.com.br/.

Se este texto foi lhe foi útil, informamos que semanalmente a CADIUM publica nas mídias sociais um novo texto sobre óleos brancos e assuntos correlatos. Se inscreva, acompanhe a CADIUM e tenha acesso a estas publicações.

www.cadium.com.br/blog/

  • facebook.com/cadiumlubrificantes
  • linkedin.com/company/cadiumlubrificantes
  • Twitter: @CadiumLub

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *