Você sabia que a remoção dos materiais orgânicos e a lavagem das instalações comerciais reduzem em 90% da carga microbiológica, sendo que uma desinfecção alcança apenas 10% de redução?
A matéria orgânica presente em muitas instalações rurais como currais, aviários, estábulos e outros ambientes, interfere na atividade dos produtos químicos utilizados na desinfecção, por isso, antes da realização deste procedimento, é necessário que as superfícies estejam devidamente limpas e com o uso de um desengraxante agrícola de qualidade para a facilitação do serviço e a obtenção da higienização necessária.
É normal observamos em muitas instalações, notadamente para acelerar o processo, pessoas realizando apenas a desinfecção das instalações, sem realizar previamente a limpeza, e dispensado um item muito importante ao processo: o uso de um bom desengraxante biodegradável agrícola.
Deve ser estabelecido um programa simples de limpeza, que seja fácil para todos entenderem e seguirem passo a passo, sendo que as diferentes operações devem ser executadas na sequência e no tempo correto, sem apressar o procedimento.
Primeiro deve ser cuidadosamente removido todo o material orgânico presente nas instalações, para só então começar o processo de lavagem do galpão e equipamentos com o uso do desengraxante agrícola biodegradável. Se algum equipamento não puder ser limpo com água, remova o mesmo e faça limpeza com um desengraxante à base de solvente atóxico.
O que mais devemos saber sobre a Limpeza e Desinfecção de Instalações Rurais?
É importante realizar a limpeza da parte externa das entradas de ar e das cortinas para evitar a entrada da ventilação contaminada com poeira para dentro do galpão. Estes equipamentos devem ser limpos com um desengraxante alcalino, fazendo com que a sua espuma fique agindo sobre as superfícies por um tempo específico, para posteriormente ser enxaguada com água sob alta pressão, e de preferência, trabalhando em direção única, de cima para baixo, para evitar uma nova contaminação.
O procedimento de limpeza com o uso do desengraxante agrícola deve incluir todas as salas que tenham contato direto ou indireto com os galpões, como áreas de serviço e de armazenamento.
A importância do uso correto do Desengraxante Agrícola na Limpeza de Instalações Rurais
As razões mais comuns de falhasna limpeza de instalações rurais, está na utilização do desengraxante biodegradável agrícola incorreto para a limpeza das instalações. Um desengraxante agrícola não adequado, pode não reduzir adequadamente a contaminação microbiana, e outros fatores que contribuem para agravar o problema é funcionários sem o treinamento adequado para a aplicação do produto, a utilização de equipamentos inadequados para a aplicação do desengraxante agrícola, bem como a não observância dos prazos para a desinfecção adequada de cada ambiente. Procedimentos específicos e prazos de execução de limpeza de cada galpão ou equipamento devem ser elaborados antecipadamente, sendo que a sua execução deve ser realizada rigorosamente, para evitar que ocorram problemas de reinfecção. E quando o galpão ou os equipamentos estiverem limpos, mantenha-os limpos, instruindo para que os funcionários utilizem botas e luvas exclusivas para o trabalho dentro deste ambiente, diferente da usadas no exterior do galpão.
Cabe informar que existe uma correlação direta entre a limpeza e os resultados obtidos. Por tanto, um processo de limpeza de instalações rurais não pode ser negligenciado, e o uso de produtos de qualidade como um desengraxante biodegradável agrícola de elevado desempenho deve ser empregado para que o controle da contaminação por microrganismos seja mantido em níveis mínimos e aceitáveis, para não comprometer o resultado final esperado.
Saiba que a CADIUM possui uma linha completa de desengraxantes e produtos para a manutenção e a aplicação no segmento do agronegócio, produzindo o desengraxante biodegradável e o desengraxante ecológico à base de solvente para o atendimento das mais complexas operações de limpeza, sendo produtos que atendem às legislações ambientais e trabalhistas, não sendo agressivos ao trabalhador e nem ao meio ambiente. Consulte a CADIUM.