Óleo Protetivo

Óleo Protetivo Contra a Corrosão quando usar?

Proteger temporariamente as peças metálicas acabadas ou as ferramentas é umas das estratégias das indústrias para reduzir perdas devido à oxidação e uma das maneiras de se fazer isso, é utilizando um óleo protetivo contra a corrosão. A aplicação de um óleo protetivo industrial, também conhecido como óleo protetivo antioxidante, pode ajudar a prolongar a vida útil das peças e equipamentos metálicos, prevenindo contra a ação da ferrugem e da corrosão.

Através da variação do tipo e da quantidade de componentes voláteis e não-voláteis adicionados à fórmula do óleo protetivo para metal pode se conseguir películas de variados aspectos físicos e espessuras e vários tipos de protetivos como o óleo protetivo desaguante, o óleo protetivo secativo, o óleo protetivo verniz, o óleo protetivo ceroso, entre outros.

O óleo protetivo contra a corrosão é um revestimento que se molda à peça de forma a promover extrema resistência e durabilidade mesmo em ambientes agressivos, até quando armazenados ou transportados em áreas externas, sob temperaturas elevadas, chuvas ou maresia. É recomendada a utilização de um óleo protetivo anticorrosivo para a proteção temporária, de médio a longo prazo, quando uma peça ou superfície metálica será submetida à alguma fonte de oxidação e normalmente esse tipo de exposição ocorre nas etapas de transporte e de armazenamento das peças metálicas.

 O que é Óleo Protetivo?

Estatísticas informam que em torno de 2% da produção mundial de aço é corroída pela ação da oxidação do metal e é fácil de entender os prejuízos causados pela ferrugem e os custos adicionais necessários para reparar, substituir ou corrigir estas peças, sendo que para minimizar estes gastos, a indústria passou utilizar com mais frequência o óleo protetivo para metal.

Para diminuir os custos despendidos com a mão de obra para esta manutenção e pela paralisação da produção para a correção do problema de oxidação das peças , a indústria fabricante de lubrificante industrial desenvolveu o óleo protetivo industrial. O óleo protetivo é um fluído antioxidante que quando corretamente aplicado sobre as peças usinadas, auxilia para retardar o efeito da oxidação e corrosão sobre o metal.

Como existem vários tipos de processos de usinagem, com inúmeras peças não sendo finalizadas imediatamente e são enviadas para o armazenamento e posteriormente seguirem o processo de industrialização, para estas peças metálicas se faz uso da aplicação do óleo protetivo para metal.

Óleo para Proteção de Peças Usinadas, como escolher o melhor?

óleo para proteção de peças usinadas adequado para cada peça dependerá do tipo de proteção que se deseja. Para que um bom óleo protetivo industrial realize uma eficiente proteção temporária, uma característica importante é que ele deve ter facilitada a sua remoção.

Quando se necessita de uma proteção para longo prazo, dever ser aplicado na peça um fluído protetivo verniz, que apresenta uma maior dificuldade de remoção, mas garante a formação de uma película antioxidante mais resistente. O óleo protetivo anticorrosivo não deve interferir no aspecto visual das peças.

O óleo para proteção de peças deve formar um filme extremamente fino, mas que seja resistente à vibração e a dilatação térmica. O óleo protetivo antioxidante deve possuir uma viscosidade adequada que permita que este entre nas frestas e nas cavidades das peças.

Quais os tipos que há de Óleo Protetivo Contra a Ferrugem?

óleo protetivo secativo é um óleo protetivo contra a ferrugem formulado com solventes alifáticos, cuja ação se dá após a evaporação do solvente, onde fica depositado sobre a superfície onde ele é aplicado, uma fina película secativa, macia e aderente. O verniz protetivo para peças usinadas é formulado com resinas sintéticas, que ao ser aplicado sobre uma peça metálica, cria uma película seca e resistente e com uma secagem muito rápida.

O óleo protetivo ceroso é formulado com ácidos orgânicos, inibidores de corrosão e ésteres derivados da oxidação de subprodutos do petróleo, gerando uma película fina ou mais espessa, que garante uma proteção eficaz e duradoura de máquinas, chapas, tubos, peças, fios e artefatos de metal, inclusive aqueles expostos à chuva e em transportes marítimos.

O protetivo anticorrosivo oleoso consiste em um produto formulado com óleo mineral combinado com inibidores e formadores de filme, emulsões, solventes e com a mistura de água e ceras, que após aplicado nas peças, forma uma película oleosa resistente à corrosão e ferrugem, por isso este produto é chamado de óleo protetivo antioxidante.

O óleo protetivo desaguante que também é conhecido por óleo protetivo a base de água ou fluído protetivo desaguante, é um fluído utilizado na proteção de motores, compressores, feixes de mola e peças que são submetidas ao transporte marítimo, tendo uma grande aplicação em ambientes ácidos e agressivos, onde há a necessidade da remoção da água proveniente de processos anteriores de decapagem.

O óleo protetivo graxoso cria uma película graxosa que evita a colagem das peças usinadas, formando uma película que não se rompe caso ocorra à movimentação das partes em contato com o protetivo anticorrosivo.

Óleo Protetivo para Peças Usinadas quais os tipos disponíveis?

Óleo Protetivo Industrial onde encontrar?

Se você não tem informação suficiente para escolher qual é o melhor óleo protetivo industrial para proteger as suas peças ou está procurando o melhor preço do óleo protetivo para aço, a CADIUM LUBRIFICANTES está pronta para auxiliá-lo.

A CADIUM LUBRIFICANTES é um fabricante de óleo protetivo industrial e possui uma linha completa de lubrificante industrial, decapante industrial, desengraxante industrial, vaselina industrial entre vários outros produtos para a manutenção industrial. Saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma equipe de colaboradores treinada para identificar e oferecer o óleo protetivo para moldes ou o lubrificante industrial adequado à sua necessidade.

Se você está procurando saber onde comprar óleo protetivo industrial, lubrificantes industriais e outros produtos, saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES é uma Indústria Nacional com mais 25 anos de atuação na fabricação de produtos para a manutenção industrial. Entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, pois aqui é o lugar adequado onde encontrar o óleo protetivo para peças indicado para a sua necessidade.

Quais as características de um Óleo Protetivo Anticorrosivo?

Uma característica importante do óleo protetivo antioxidante é que a proteção que este faz ao metal é considerada temporária, pois o produto pode ser removido após sua aplicação. O óleo protetivo contra a corrosão tem grande aplicação em produtos de metal que são transportados por vias marítimas, pois é um produto altamente resistente às intempéries, à névoa salina e a contaminações ácidas ou alcalinas.

O grau de oxidação a que algumas peças serão submetidas de acordo com a adversidade climática presente, como chuvas ou maresia, faz com que para o óleo protetivo anticorrosivo apresentar uma maior proteção contra esta oxidação, que as peças pequenas devam ser submersas no óleo protetivo para chassis para um melhor garanti do processo.

Uma característica desejada para todo tipo de óleo protetivo para moldes é que ele apresente um alto desempenho e atinja uma alta área de cobertura. O óleo protetivo de metal deve possuir uma alta proteção contra a corrosão e tenha facilitada a sua remoção. Uma alta estabilidade ao envelhecimento é que um bom óleo protetivo para metais deve possuir.

Qual o preço do Óleo Protetivo Antioxidante?

Qual o preço do óleo protetivo antioxidante ou qual o preço do óleo protetivo industrial são frequentes perguntas que encontramos na internet e as respostas para estas perguntas quem poderá dar é um fabricante de óleo protetivo. Para se informar sobre o preço do óleo protetivo industrial é necessário que seja informado o volume, a embalagem desejada, o CNPJ ou CPF do consumidor e a cidade em que este está situado.

O preço do óleo protetivo pode variar de acordo com o tipo de produto que se necessita, pois há vários disponíveis no mercado como o óleo protetivo ceroso, o óleo protetivo a base de água, o óleo protetivo secativo ou óleo protetivo secante, o óleo protetivo sintético, o óleo protetivo vegetal, o óleo protetivo verniz, o óleo protetivo graxoso e o fluido protetivo oleoso.

Saiba que no mercado há vários nomes usuais utilizados quando se quer comprar um óleo protetivo industrial entre os quais destacamos o óleo protetivo para proteção de peças, óleo protetivo anticorrosivo, óleo protetivo antioxidante, óleo protetivo contra corrosão, óleo protetivo contra ferrugem, óleo protetivo para moldes, óleo protetivo para aço, óleo protetivo para chassis, óleo protetivo para metais, entre outros nomes.

O tipo de embalagem influencia no preço do óleo protetivo industrial sendo que hoje as embalagens mais comercializadas são o frasco de spray protetivo anticorrosivo, o óleo protetivo 5 litros, o óleo protetivo 20 litros e o óleo protetivo 200 litros tambor.

O que devemos saber sobre um Óleo Protetivo Secativo?

Um óleo protetivo secativo possui alto ponto de fulgor, proporcionando uma proteção de médio a longo prazo com a formação de um filme translúcido, muito durável e seco. O tempo de secagem do óleo protetivo secante é bastante variável, podendo ocorrer de 3 a 48 horas após a aplicação, dependendo da composição e das condições ambientais. Após o período de aplicação do óleo protetivo secativo é possível manusear a peça protegida, já com um toque seco.

A realização da aplicação do óleo secante protetivo para metais deve ser feita com o uso de um pincel, por imersão, nebulização ou spray. Uma das características importantes do óleo protetivo secante é que ele não é desaguante, pois não retira a umidade das peças ou das superfícies metálicas. O óleo protetivo secante fornece uma proteção considerada temporária, pois o produto pode ser removido após a sua aplicação.

O Óleo Protetivo Vegetal o que é e onde usar?

O óleo protetivo vegetal é um produto de última geração e considerado um dos melhores para a proteção contra a corrosão temporária tanto a curto com a longo prazo. O óleo protetivo vegetal é formulado com compostos atóxicos e aditivos anticorrosivos ultra modernos que torna o produto amigo do operador e do meio ambiente. O óleo protetivo vegetal em relação a outro óleo protetivo industrial, apresenta uma secagem rápida, formando uma película protetiva secativa de fácil remoção.

Tanto o óleo protetivo sintético como o óleo protetivo vegetal possuem uma formulação isenta de óleos minerais e de solventes atóxicos e atendem à Norma Regulamentadora NR15, mas o protetivo vegetal apresenta um melhor desempenho e uma elevada capacidade de cobertura. A formulação balanceada do óleo protetivo vegetal produz um protetivo com elevado ponto de fulgor e que não congela a baixa temperatura. Uma grande vantagem do uso óleo protetivo vegetal em relação a outros óleos protetivos para peças usinadas é que a película protetora formada não interfere no aspecto visual da peça.

O óleo protetivo vegetal é um produto recomendado para a proteção de peças que irão sofrer um posterior processo de desengraxe a quente, pois ele causa uma menor contaminação do desengraxante industrial.

Qual o benefício do uso do Óleo Protetivo Ceroso?

Um custo benefício vantajoso somado a uma facilidade de aplicação e possuindo um excelente resultado de proteção antioxidante, faz com que o uso do óleo protetivo ceroso a cada dia seja mais utilizado para a melhorar o processo de proteção interoperacional de tratamento das peças usinadas. O óleo protetivo anticorrosivo ceroso é muito importante e bastante utilizado para a preservação de metais na indústria.

No armazenamento e no estoque de produtos metálicos semiacabados, ou de peças prontas estampadas e usinadas, o uso do protetivo ceroso reduz perdas e melhora o desempenho do processo. O uso pela indústria de substâncias inibidoras de corrosão como o óleo protetivo sintético ceroso é essencial para quem necessita proteger os componentes de metal working. O óleo protetivo ceroso para moldes é o indicado para a proteção anticorrosiva de artefatos metálicos como máquinas, peças, chapas, tubos, fios, inclusive aqueles expostos às intempéries.

Por que usar um Óleo Protetivo Anticorrosivo?

O óleo protetivo antioxidante é recomendado para uso na proteção antiferruginosa das superfícies de várias peças metálicas como chapas, correntes, pinos, engrenagens, eixos, cabos, tubos, peças usinadas que necessitem ficar armazenadas por certo período entre as operações de produção.

O óleo protetivo sintético anticorrosivo pode ser aplicado para a proteção de peças usinadas expostas ao tempo e às intempéries. Um óleo protetivo contra a corrosão de boa qualidade pode ser empregado na proteção de peças metálicas ferrosas e não ferrosas. O óleo protetivo contra a ferrugem é muito utilizado em materiais metálicos que serão submetidos ao manuseio ou expostos em prateleiras.

O óleo protetivo para moldes deve ser aplicado para aumentar a resistência das peças metálicas contra a corrosão, mas ele não é um produto indicado para remover oxidações pré-existentes. Devido a sua facilidade de aplicação e de remoção o óleo protetivo anticorrosivo tem um excelente custo benefício e está cada vez mais sendo utilizado pelas indústrias metalúrgicas. Um bom óleo protetivo para aço é aquele que forma um filme resistente e que apresenta baixo escorrimento durante a aplicação.