Fluido de Corte em Vespasiano

Quais são os Tipos de Fluído de Corte Integral?

Um Fluído de Corte Integral deve possuir uma aditivação balanceada, para que a ausência de algum dos aditivos não contribua negativamente para piorar as qualidades desejáveis para a aplicação que o lubrificante é submetido, sendo que o Fluído de Corte Sintético é o que apresenta uma formulação mais equilibrada, possuindo um melhor rendimento operacional. Por melhor que seja formulado e aditivado o Fluído de Corte Integral, ele deve ser removido periodicamente para evitar o aumento de colônias de bactérias e de fungos e isso deve ser feito através da aplicação de operações de limpeza com a troca de sistemas de filtração, ou da centrifugação do Fluido de Corte, além da remoção dos cavacos e de impurezas diversas, sendo que esse processo deve ser aplicado no Fluído de Corte de Base Vegetal, no Fluído de Corte Sintético e com mais frequência no Fluído de Corte Mineral Integral. O ideal é que um Fluído de Corte Integral não emita odores desagradáveis, não gere espuma durante o processo e possua compatibilidade com o meio ambiente e o Fluído de Corte Vegetal e o Fluído de Corte Sintético são os Lubrificantes de Corte que melhor desempenham estas funções.

Para que Serve o Fluído de Corte para Alumínio?

O Fluído de Corte para Alumínio apresenta uma função muito importante no processo de usinagem: a de possuir excelentes propriedades refrigerantes. Como o alumínio possui uma alta condutividade térmica, a operação de usinagem e a escolha do Fluído de Corte para Alumínio é facilitada, pois ocorre uma rápida dissipação do calor gerado durante o processo, favorecendo o trabalho em altas velocidades. A elasticidade do alumínio é bem menor que do latão e de outras ligas de aço e para minimizar que as distorções ou os erros dimensionais ocorram, no processo de usinagem deste metal deve ser utilizado um Fluído de Corte para Alumínio adequado que contribua para elevar a pressão de trabalho sobre o metal.

Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Vespasiano para a sua Empresa

Fluído de Corte para Alumínio quais as Vantagens para o seu Uso?

O ponto de fusão do alumínio é baixo, entre 650ºC e 700ºC, o que pode levar à soldagem do alumínio junto à ferramenta de corte e para evitar este problema, um bom Fluído de Corte para Alumínio deve ser utilizado para reduzir o atrito gerado na operação além de auxiliar na refrigeração da peça. A usinagem do alumínio e o uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio apresenta um custo sempre inferior em relação à da usinagem dos aços e metais mais duros, por tanto, não se deve optar por um Fluído para Corte para Usinagem de baixa qualidade e de rendimento duvidoso. O uso de um bom Fluído de Corte para Alumínio gera um esforço menor para a realização da operação de usinagem, facilitando a realização de mudanças de velocidades e de manobras rápidas, que como resultado, propicia um melhor acabamento superficial.

Fluido de Corte e suas Aplicações

Funções observadas e desejadas no Fluído de Corte de Metais é a de remover os cavacos pela ação da lavagem, além de proteger contra a corrosão a peça, a ferramenta de corte e o maquinário. Saiba que função básica do Fluído de Corte Integral ou Fluído para Corte de Metais é a de refrigerar a operação. Quando um Fluído de Corte para Aço Inox é aplicado em um processo de usinagem se espera que as suas características de desempenho não se alterem quando exigido, que mantenha uma boa capacidade de absorver o calor e não manche.

Fluido de Corte Vantagens e Desvantagens?

Um fluído de corte de metal apresenta uma menor geração de volume líquido residual a ser descartado e relação ao Fluído de Corte solúvel, contribuindo para um menor custo de coleta e envio para a reciclagem do Óleo de Corte Usado. Uma das desvantagens do uso do Fluído de corte para metal em relação ao uso de um Fluído de Corte Solúvel, é que ele propicia uma menor decantação dos cavacos gerados na operação. Uma maior perda de Lubrificante de Corte por arraste é observada quando esta é operação é realizada com um Fluído para Corte integral.

Fluido de Corte Composição Química e a Insalubridade da Operação

Apesar do Fluído de Corte Integral de Base Sintética apresentar custos mais elevados, ele proporciona uma maior vida útil da ferramenta de corte em relação ao Fluído de Corte Mineral Integral, além de ser um produto mais alinhado com as atuais questões ambientais e não é agressivo ao ambiente de trabalho e ao operador. Um Fluído de Corte Usinagem tem que ter boas características físico-químicas, não manchando a peça a ser trabalhada, não possuindo odores desagradáveis, se mantendo estável durante a operação ou quando armazenado após o trabalho, e não ser agressivo à pele do operador. O Fluído de Corte Sintético integral não pode ser considerado insalubre pois possui uma composição química que o torna compatível com o equipamento e amigo do operador, sem causar alergias ou dermatites.