O fumacê é uma estratégia adotada pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais para controlar as populações de mosquitos, sendo um processo que consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico diluído em um óleo mineral para termonebulização, como o objetivo de eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.
Você sabia que o termo fumacê está enraizado em nosso cotidiano, mas é um processo que a muito tempo não mais é utilizado?
A aplicação do fumacê com o uso do óleo mineral fungicida no combate à dengue foi restringida por algumas Secretarias Estaduais de Saúde. Tal técnica consistia na queima do óleo mineral para fumacê, gerando uma névoa de fumaça. Atualmente a aplicação é feita com o uso de um aparelho termonebulizador, que lança ao ar micropartículas do óleo mineral para nebulização, que de tão minúsculas que são estas partículas, gera uma névoa de microgotas que flutuam no ar gerando uma aparência de fumaça, e por isso, este processo ainda é confundido e chamado de aplicação por fumacê.
Dados técnicos informam que eficácia da aplicação do óleo mineral para combate à dengue através do equipamento de fumacê atingia uma eficácia de apenas 40% sobre a área aplicada. Já no processo de aplicação por termonebulização esta eficácia chega aos 90%.
A nebulização é um processo que age diretamente no foco do mosquito que está amoitado nos cantos e nos acúmulos de água e a aplicação do inseticida em conjunto com um óleo mineral para termonebulização não causa transtornos ao meio ambiente e nem riscos à saúde das pessoas, apesar de também ser um produto tóxico. Independente de aplicação do produto através da nebulização, a população deve evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor em suas residências, não deixando expostos recipientes que possam juntar água e serem criadores da lava do mosquito.
O óleo mineral para termonebulização e a importância da escolha do produto correto
Atualmente há muita controvérsia sobre a eficiência da utilização do processo de nebulização dos inseticidas diluídos no óleo mineral para termonebulização, o famoso óleo para fumacê.
Cabe informar que geralmente a dose de inseticida ou agrotóxico misturada ao óleo para nebulização é muito baixa para gerar algum problema de toxidade nas pessoas e nos animais. Apesar da quantidade de inseticida aplicada por metro quadrado ser muito baixa, por estamos falando de um produto químico que possui certa toxidade, o que deve ser evitado é a aplicação constante e repetitiva do inseticida, pois o acúmulo deste no corpo humano pode causar problemas no sistema nervoso.
Estudos científicos mostraram que a quantidade de inseticida que uma pessoa estaria exposta (pela pele e por inalação), mesmo se fosse uma criança que estivesse fazendo uma atividade física, apenas de calção e sem camisa, é mínima, e estes estudos consideraram o risco insignificante de que haja uma contaminação do inseticida misturado ao óleo para fumacê. Então os maiores cuidados com a aplicação do fumacê, deve ocorrer durante os primeiros 30 minutos após a aplicação, período no qual o produto poderá ser absorvido pela respiração e chegar até à corrente sanguínea.
Apesar de comentários depreciativos, ainda hoje a aplicação do óleo para termonebulização no combate à dengue é um processo de grande importância, tanto no controle em áreas urbanas com em áreas rurais, e não só em períodos epidêmicos.
Para evitar potenciais problemas de contaminação e toxidade, a aplicação do inseticida no processo de nebulização deve ser realizada em conjunto com um óleo mineral para termonebulização de elevada eficiência, alta pureza e mínima toxidade. A melhor opção de óleo para matar mosquito da dengue, é a utilização de um óleo branco hidrogenado, que é um produto inodoro, incolor, e apresenta mínima toxidade, tanto que é um produto que pode inclusive ser utilizado em aplicações onde há o contato indireto com alimentos. Este óleo é disponibilizado pela CADIUM e é comercializado com o nome do ALCOR 0812 C.
Conhecendo as características do Óleo Mineral para Fumacê da CADIUM
O ALCOR 0812 C é a melhor opção disponível para a aplicação como óleo para fumacê para matar mosquito da dengue, devido às seguintes características:
- é um óleo para fumacê de elevada pureza que apresenta baixo risco toxicológico para os seres humanos e os animais;
- propicia a formação de uma névoa densa, uniforme e em grande quantidade;
- óleo para nebulização que permite a perfeita diluição do inseticida, permitindo a sua utilização em diversos tipos de concentrações;
- produto compatível com os equipamentos de termonebulização utilizados no mercado nacional;
- óleo mineral para fumacê que apresenta elevado desempenho sem deixar efeito residual do inseticida;
- possui uma baixa viscosidade, o que facilita a diluição do inseticida e a pulverização pelo termonebulizador;
- óleo nebulização combate dengue que possui rápida degradação quando em contato com a água ou com o solo
- Produto que potencializa o uso do inseticida reduzindo o custo por aplicação no combate da dengue.
É errado afirmar de que a aplicação do fumacê não funciona, faz mal à saúde ou que o seu efeito é contrário ao esperado. Se o fumacê fizesse mal à saúde pública, o processo de nebulização com óleo para fumacê não seria adotado pelo Governo no programa de combate à Dengue, ainda mais nos momentos de emergência, quando precisamos das ações mais efetivas possíveis
Para a obtenção de mais informações sobre o óleo mineral para nebulização ALCOR 0812 C, entre em contato com a CADIUM. A nossa equipe de colaboradores estará disponível para o fornecimento dos dados técnicos e comerciais sobre o nosso produto. E se você está interessado em conhecer um pouco mais sobre o óleo para fumacê ALCOR 0812 C, acesse o blog da CADIUM em nosso site, https://cadium.com.br/blog/ , onde você encontrará diversos textos sobre este produto e se surpreenderá com a qualidade e a versatilidade de suas aplicações. Consulte a CADIUM.