Os fluídos hidráulicos são a base do funcionamento dos sistemas hidráulicos. Sem o óleo para sistemas hidráulicos industriais a grande maioria das máquinas e equipamentos industriais deixaria de funcionar. O óleo para sistemas hidráulicos industriais é o único fluido que apresenta a capacidade de manter os sistemas hidráulicos funcionando corretamente, por possuir características de lubricidade, compressibilidade e resistência à corrosão.
Apesar de possuir uma grande relevância no processo fabril, normalmente a manutenção de um óleo para sistemas hidráulicos industriais é algo fácil de se fazer. O problema surge quando ocorre as falhas mecânicas, o manuseio incorreto do óleo hidráulico, ou fatores externos que perturbam a temperatura na qual o óleo mantém seu fluxo e a sua viscosidade.
Entendendo a importância da viscosidade do Óleo Hidráulico
Inicialmente devemos explicar que a viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais é a velocidade que o óleo fluí em um determinado tempo por um capilar ou tubo de comprimento definido. Imaginem um tubo de vidro similar a uma pipeta cheia de óleo.
Ao tirarmos o dedo do topo do vidro o óleo hidráulico escorrerá. O tempo que este óleo hidráulico demorará para escoar de um ponto na parte superior do tubo até um outro ponto na parte inferior é o que determina a sua viscosidade. Quando um óleo recebe a nomenclatura de óleo hidráulico 68, isso quer dizer que, de acordo uma metodologia (cSt: Centistokes), o óleo para sistemas hidráulicos industriais demorou aproximadamente 68 segundos para escorrer um ponto ao outro dentro do equipamento / tubo de medição.
Após esta explicação bem simples podemos dizer que a viscosidade mede a resistência de um fluido ao fluxo, ou seja, mede a velocidade e a facilidade com que um fluido flui. Cabe informar que a viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais é medida em temperaturas específicas, normalmente à 40ºC e 100ºC, para se saber qual é a resistência ao fluxo que o óleo possui com a variação das temperaturas. Quanto menor for esta variação, melhor será a formação da espessura do fluído e do seu poder lubrificante.
Dentro de um sistema hidráulico são aplicadas enormes quantidades de força. Se dentro do cilindro hidráulico colocássemos um óleo para sistemas hidráulicos industriais com elevada viscosidade, similar ao de um mel ou de uma graxa, a quantidade de força necessária para a haste do pistão se movimentar seria tão alta que poderia gerar a quebra do equipamento ou a combustão do sistema.
Por outro lado, se a viscosidade do óleo hidráulico utilizado for muito baixa, poderá não haver no sistema um volume de pressão suficiente para criar energia e movimentar o equipamento. Portanto, que fique claro para os leitores deste texto, que a viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais é extremamente importante para o processo e o equipamento, sendo que sempre se deve utilizar o óleo hidráulico com a viscosidade indicada pelo fabricante do equipamento.
Em geral, os óleos hidráulicos têm uma compressibilidade e estabilidade de viscosidade muito maiores. Em termos de temperatura isto significa que é necessária uma temperatura mais elevada para desestabilizar a viscosidade de um óleo para sistemas hidráulicos industriais.
Afinal como a temperatura afeta a viscosidade do Óleo Hidráulico?
A variação da temperatura afeta a vazão do óleo hidráulico, pois à medida que a temperatura aumenta, a viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais tende a diminuir, deixando-o “mais fino” (menos viscoso). Isso ocorre porque as moléculas do óleo hidráulico tendem a se mover com mais rapidez à medida que a temperatura aumenta. O contrário ocorre quando a temperatura fica mais baixa, pois as moléculas irão desacelerar, o que aumentará a viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais, deixando-o “mais grosso”, mais espesso (mais viscoso).
O que é pior para o Óleo Hidráulico: temperatura alta ou temperatura baixa?
Como já mencionado, quando o óleo para sistemas hidráulicos industriais fica muito frio, as moléculas que o compõem ficam mais lentas e o óleo hidráulico fica mais espesso. Nesta condição será mais difícil para o óleo hidráulico fluir livremente pelo sistema, com isso, a sua capacidade de circulação seria reduzida. Como consequência, se tornará muito difícil para que os componentes do sistema hidráulico se movam adequadamente. Se o óleo para sistemas hidráulicos industriais ficar muito frio dentro do sistema, isso resultará na formação de cavitação, na falta de lubrificação e na falha das bombas, que culminará com grandes danos aos componentes do sistema hidráulico.
Para um óleo para sistemas hidráulicos industriais muito quente dentro do sistema, as moléculas se moverão mais rapidamente, deixando o óleo hidráulico mais fino, o que irá reduzir as suas propriedades lubrificantes e de compressão, tornando-o inútil ao processo. Como mencionamos anteriormente, se o óleo hidráulico não produzir resistência, haverá menos pressão no sistema e consequentemente isso reduzirá a sua capacidade de transferir energia ao sistema hidráulico. Sem energia fluida, não haverá força para o sistema se movimentar e o equipamento deixará de funcionar.
Em resumo, para o questionamento acima, fique atendo à temperatura do óleo para sistemas hidráulicos industriais do seu equipamento e sempre utilize o óleo hidráulico indicado pelo fabricante do equipamento.
Como evitar que o Óleo para Sistemas Hidráulicos Industriais sofra variações de temperatura que prejudiquem o seu desempenho?
Vários fatores podem contribuir para causar a mudança da temperatura do óleo para sistemas hidráulicos industriais, mas grande parte das mudanças são causadas por fatores ambientais (externos). Um equipamento operando por um longo período exposto ao calor ou ao frio, isso irá comprometer a qualidade do óleo hidráulico. O uso excessivo de um equipamento é outro fator que pode causar a alteração na viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais. Da mesma forma podemos dizer que, se uma máquina não estiver sendo usada e não for adequadamente armazenada haverá um boa possibilidade de que o seu óleo hidráulico engrosse.
Como saber se a viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais mudou?
Caso surja dificuldade para o equipamento arrancar ou se ele passa a se mover muito lentamente, é provável que a viscosidade do óleo para sistemas hidráulicos industriais tenha se elevado devido às temperaturas mais frias. Por outro lado, se a viscosidade do óleo hidráulico dentro do equipamento estiver muito baixa, poderá se notar um cheiro de queimado ou uma quantidade excessiva de calor proveniente do motor. E uma coisa é certa, em qualquer um destes cenários, as mudanças bruscas de temperaturas poderão causar vazamentos, o que será um sinal de que algo de errado ocorrerá com o equipamento ou com o óleo para sistemas hidráulicos industriais.
Aquisição do Óleo Hidráulico 68 ou do Óleo para Sistemas Hidráulicos Industriais
Se você necessita adquirir um óleo hidráulico 68 para o seu equipamento, ou quer mais informações sobre o óleo para sistemas hidráulicos industriais, sabia que a CADIUM possui uma linha completa de óleo lubrificante hidráulico. Acesse o link a seguir e confira: https://cadium.com.br/work-category/oleo-para-sistemas-hidraulicos/
Para mais informações técnicas ou comerciais sobre o óleo para sistemas hidráulicos industriais e o óleo hidráulico 68 entre em contato com a CADIUM através dos Canais de Comunicação abaixo. Você será prontamente atendido pela nossa equipe de Colaboradores.
- e-mail: cadium@cadium.com.br;
- WhatsApp: 11-97587-7837;
- Telefone PABX: 11-4047-9292.
Lembramos que a aquisição do óleo para sistemas hidráulicos industriais ou do óleo hidráulico 68 em pequenas quantidades poderá ser feita diretamente no site de e-commerce da CADIUM. Para mais informações acesse o link a seguir: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/oleo-hidraulico/