O Fluido de Corte e a sua importante função lubrificante

Vimos em publicação anterior, a importância que o fluido de corte proporciona ao processo através da sua função de refrigerar o sistema. Neste blog comentaremos a função lubrificante que o fluido de corte para aço inox desempenha no processo.

Devemos esclarecer, que por melhor que seja o acabamento superficial gerado por uma ferramenta de corte, sempre poderá ser observado em escala microscópica, a presença no metal de asperezas em forma de vales e picos.

Durante um processo de usinagem, as pequenas saliências que existem na ferramenta de corte entram em atrito com as saliências presentes nos cavacos, e à medida que ocorre o deslizamento destes sobre a ferramenta, se não houver o uso de um fluido de corte para alumínio de qualidade para lubrificar o sistema, fatalmente devido às altas temperaturas e pressões, poderá ocorrer a solda do metal.

Tal processo contínuo de formação destas asperezas soldadas, chamado de cisalhamento, resultará no desgaste da ferramenta de corte, notadamente na ponta onde ocorre a maior concentração de calor.

A continuidade do processo sem a utilização de um fluído de corte para torno de qualidade, resultará na formação de um maior atrito entre a ferramenta e o metal, com um consequente grande aumento da temperatura na zona de corte.

As arestas postiças no processo de usinagem e a influência do Fluído de Corte

A soldagem de pequenas partículas do cavaco na ponta da ferramenta de corte, contribui para a formação de arestas postiças. Grande parte destas arestas postiças de pequena dimensão poderão ser removidas durante os processos de afiação das ferramentas de corte.

Quando as arestas postiças se tornam excessivamente grandes ou em grande volume, tal formação acaba resultando no comprometimento do processo, com a geração de um superfície usinada de má qualidade.

Para evitar a incidência do problema acima relatado, no processo deve ser empregado o uso de um fluído de corte para aço inox de qualidade.

O fluído de corte para alumínio atua no processo, penetrando na zona de contato entre a superfície da ferramenta de corte e o cavaco. Tal ação resulta na redução do atrito gerado, no aumento do angulo de cisalhamento, gerando a formação de um cavaco com menor espessura. A consequência imediata do uso do fluido de corte para torno é a redução tanto do calor gerado no processo, quanto do consumo de energia que o equipamento necessita para realizar o processo.

Saiba que a não formação de arestas ajuda a expor as superfícies metálicas recém-criadas ao calor e às pressões geradas pelo atrito da ferramenta de corte, contribuindo assim para que estas possam reagir com os aditivos presentes no fluido de corte para brocas, formando uma fina película lubrificante sólida de baixa resistência ao cisalhamento entre as superfícies que estão sendo atritadas. A ação lubrificante do fluido de corte para aço inox contribui para que o cavaco deslize facilmente e livremente sobre a superfície da ferramenta de corte, e tal processo, gera um maior rendimento de usinagem e um prazo mais dilatado para a realização das afiações da ferramenta de corte.

O uso de um fluído de corte para alumínio de qualidade com ação lubrificante no processo, também contribui para que as velocidades de corte possam ser aumentadas, que como consequência relevante, gera uma maior produção de peças e uma redução significativa do custo operacional.

Comparativo entre as propriedades de um Fluído de Corte Integral e um Fluído de Corte Solúvel

Devemos lembrar que cada tipo de processo de usinagem, cada tipo de metal a ser processado, exige um tipo diferente de fluído de corte para torno. Neste texto, não iremos entrar nos detalhes de cada operação, se esta necessita de um fluído de corte integral ou de um fluído de corte solúvel em água. Apenas para ilustração e conhecimento do leitores, relacionamos abaixo a comparação entre as propriedades de um fluido de corte integral com um fluído de corte solúvel em água.

Propriedade do Fluído de Corte

Conhecendo um pouco mais sobre o Fluído de Corte

Informamos que em nosso blog no site da CADIUM estão publicados uma sequência de artigos sobre fluído de corte para aço inox com informações importantes em uma linguagem clara e minimamente técnica, para que qualquer tipo de leitor possa entender as qualidades e os benefícios do uso de um fluido de corte para alumínio de qualidade em um processo de usinagem. Acompanhem as nossas publicações nas mídias sociais ou acessem o nosso blog no site da CADIUM (www.cadium.com.br), e tenham acesso a diversos tipos de informações sobre este lubrificante.

Também informamos que para a aquisição de um fluído de corte para torno de qualidade, saiba que a CADIUM disponibiliza uma linha completa de lubrificantes tanto de base integral como de base solúvel ou emulsionável. Entre em contato com a CADIUM e venha conhecer a nossa linha de fluído de corte mineral, fluído de corte semissintético, fluído de corte sintético e fluído de corte vegetal. Estamos aguardando a sua consulta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *