A parafina para velas é um produto não tóxico que apresenta baixos teores de compostos poliaromáticos em sua composição, que devido à sua inércia química (pouca reatividade com outros produtos químicos), somado à sua baixa solubilidade, é um produto que pode ser considerado não passível de causar danos ao meio ambiente e para quem for manipulá-lo.
A parafina para velas é composta por uma mistura de hidrocarbonetos saturados lineares ou ramificados, constituindo-se de um produto sólido à temperatura ambiente, que apresenta um ponto de fusão relativamente baixo. A parafina pura para fabricar velas é um produto proveniente da destilação do petróleo, apresentando uma cor branca ou levemente amarelada, possuindo uma excelente estabilidade química e excelentes propriedades de queima.
Apesar da parafina lentilhada para vela possuir um relativo baixo ponto de fulgor (condição em que o produto pega fogo em contato com uma chama), esta temperatura é minimamente adequada para propiciar um manuseio seguro do produto. Mesmo possuindo um baixo ponto de fusão, temperatura em que a parafina para vela se transforma do estado sólido para o líquido, a baixa presença de óleo mineral em sua composição contribui para que o produto apresente uma grande facilidade de queima, tornando-o ideal para a fabricação de velas artesanais.
Conhecendo a Parafina Lentilhada ideal para a fabricação de velas
As características acima descritas pertencem à parafina macro, também conhecida por outras denominações como parafina macro cristalina, parafina macro 140/145, parafina macro cristal, parafina pura para fabricar velas ou parafina macro lentilhada.
A parafina para vela ou parafina macro é um produto insolúvel em água, muito utilizada para a fabricação de velas comuns e velas artesanais. Saiba que a parafina para velas aromáticas também é utilizada na fabricação de produtos de limpeza, de filmes fotográficos, na produção de vaselinas e lubrificantes antioxidantes, sendo também utilizada na fabricação de papeis impermeáveis, tintas, colas, giz de cera, impermeabilizantes de madeiras e lonas, entre outras aplicações. A parafina macro 140/145 ou parafina lentilhada para velas é largamente utilizada na produção de emulsão de parafina, produto com largo emprego no tratamento da madeira, para gerar resistência à água e aumentar a sua durabilidade, notadamente em compensados e laminados. A indústria têxtil também faz uso da parafina para velas aromáticas para dar um melhor acabamento aos fios, aumentar a durabilidade do tecido e contribuir para fixar o brilho e as cores. A parafina lentilhada para velas é a mesma parafina macro cristalina utilizada pelos surfistas para recobrir as pranchas de surf.
Informações importante de uso para a Parafina para Velas
A parafina para vela é um produto sólido que na maioria das aplicações, necessita ser aquecido e fundido para ser utilizado em sua forma líquida e aquecida, notadamente quando se deseja fazer velas comuns ou artesanais. A parafina macro cristalina ou parafina para velas possui um ponto de fusão relativamente baixo, variando de 50º a 70ºC.
É um produto disponibilizado na forma de barra ou tablete (parafina macro 140/145 em tablete), na forma de escamas, ou em grãos / lentilhas (parafina 140/145 lentilhada), sendo que estas últimas formas possuem características que propiciam um processo de derretimento mais rápido e uniforme, facilitando a produção de velas artesanais. O aquecimento do recipiente em que será derretida a parafina para vela poderá ser feito por chama direta, indiretamente por vapor, ou por elementos elétricos de aquecimento. Uma vez que a parafina macro cristalina esteja derretida, deve-se passar para a etapa seguinte de montagem / aplicação do produto.
O que devemos saber sobre o uso da Parafina Macro cristalina e a produção de velas?
Como alguns pavios não atingem o calor de queima suficiente para derreter alguns tipos de parafina pura para fabricar vela, é indicado que se faça um teste de queima antes de realizar a produção de um grande volume de velas.
Deve-se escolher o recipiente ou a forma de molde correta para conter a parafina macro para vela derretida, para que este permita o uso com facilidade, de um isqueiro ou fósforo para acender o pavio.
Antes de ocorrer a carregamento com a parafina macro cristalina lentilhada, os recipientes e moldes precisam estar limpos, com a superfície interna polida, para assim facilitar a ejeção da vela acabada.
Deve-se tomar cuidado para que o processo de resfriamento ocorra de forma correta, pois mudanças bruscas de temperatura no ambiente, poderá causar a retração da parafina macro lentilhada e gerar buracos no meio da vela.
Ao se trabalhar com parafina macro cristalina observe se o ambiente está sem crianças ou animais domésticos, que esteja bem ventilado e longe de outros objetos que possam pegar fogo.
Saiba que se aquecida além do ponto de fusão, a parafina para vela pega fogo, por tanto, na fabricação doméstica de velas artesanais recomenda-se que o aquecimento seja feito sempre em banho maria, e ficando atendo ao processo de fusão.
É recomendado que se use um termômetro, para não deixar que a temperatura da parafina lentilhada para vela exceda os 90ºC.
Realize o despejo da parafina pura para fabricar velas nos moldes em uma temperatura entre os 75ºC e os 80ºC.
Onde comprar a Parafina para Vela de alta qualidade?
Se você necessita adquirir uma parafina para vela de alta qualidade, ou precisa de mais informações sobre o processo de produção de velas comuns e artesanais, entre em contato com a CADIUM.
A nossa equipe de colaboradores estará prontamente disposta para melhor atendê-lo. Saiba que para a aquisição fracionada da parafina para velas aromáticas, a CADIUM disponibiliza um site de e-commerce, onde você poderá adquirir tanto a parafina macro cristalina para velas CARWAX PR, como a parafina micro cristalina para velas, a CARWAX CT, em três tipos de embalagens:
Não deixe de consultar a CADIUM. Aguardamos o seu contato.
16 Comentários