Óleo Parafínico em Sorriso

O que é um Óleo Básico Parafínico?

O Óleo Básico Parafínico é um hidrocarboneto que apresenta uma estrutura molecular em forma de corrente e devido a esta característica estrutura, é um produto que apresente menores alterações da viscosidade com o aumento da temperatura e por isso, é largamente utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos. Uma das formas para se descobrir a composição de um óleo básico mineral é realizando a análise do índice de viscosidade, onde um Óleo Básico Parafínico apresentará um resultado entre 80 e 120, sendo que um óleo básico naftênico apontará um resultado entre 50 e 60. Por apresentar uma alta estabilidade térmica e um elevado índice de viscosidade, o Óleo Básico Parafínico é muito empregado pelas indústrias de elastômeros e fabricante de borrachas como plastificante, o chamado óleo plastificante para borracha ou Óleo Parafínico para borracha.

Como é feita a Classificação dos Óleos Básicos?

Os óleos básicos parafínicos obtidos por diferentes refinarias não são quimicamente idênticos, o que gera problemas para o fabricante de lubrificante, e para padronizar os produtos gerados a API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants normatizaram os parâmetros de índice de viscosidade, teor de enxofre e teor de saturados, criando a classificação dos óleos básicos. A API – American Petroleum Institute junto com a ATIEL – Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants são duas das instituições que contribuiriam para realizar a classificação dos óleos básicos. Na classificação dos óleos básicos, os óleos básicos parafínicos obtidos pelo processo que possuem um menor número são os que apresentam maior quantidade de impurezas, sendo que à medida que o número do grupo aumenta, eleva a qualidade do óleo, sendo que os produtos obtidos pelos processos do grupo 4 e grupo 5 são considerados óleos sintéticos.

Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Sorriso

Fispq Óleo Mineral Parafínico

A FISPQ do Óleo Mineral Parafínico é um documento fundamental para de avaliar se está sendo fornecido um produto de qualidade e de acordo com a legislação vigente. A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma completa linha de óleos básicos parafínicos, disponível em diversos graus de viscosidades (linha ALPAR), que você poderá conhecer melhor acessando o nosso site: www.cadium.com.br. Se você está precisando de dados técnicos sobre ou a Fispq do Óleo Mineral Parafínico, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que a nossa equipe fornecerá as informações que você necessita.

Óleo Parafínico para Borracha

A adição do Óleo Parafínico para borracha transforma as propriedades físicas do elastômero propicia uma maior flexibilidade durante a sua utilização e um maior alongamento das fibras. O Óleo Parafínico para borracha é considerado um aditivo no processamento da borracha, sendo adicionado na mistura, não comprometendo a sua composição e resultando em uma melhora no processo e do acabamento do produto. Uma maior facilidade para realizar o processo de desmoldagem ocorre quando se emprega na formulação um Óleo Parafínico para borracha de elevada qualidade.

O que é um Óleo Básico do Grupo 1?

O Óleo Básico Parafínico obtido com a utilização de solvente no processo de refino recebem a classificação de óleo básico do grupo I. O óleo básico do grupo 1 é um derivado de petróleo com uma menor refinação e consequentemente um produto que apresenta uma maior quantidade de impurezas. Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos.

A Densidade do Óleo Parafínico pode ser utilizada para definir a origem do produto?

A densidade do Óleo Parafínico pode servir como parâmetro para se identificar a origem do produto, caso não se possua outras análises para realizar a comparação. Para uma análise feita à 20ºC nos óleos básicos de baixa e média viscosidade, a densidade de um Óleo Parafínico deverá se apresentar entre 0,830 e 0,860 g/l, enquanto a densidade de um óleo naftênico normalmente apresentará um resultado superior a 0,900 g/l. Comparando um óleo básico mineral de uma mesma viscosidade, normalmente a densidade do Óleo Parafínico é menor que a densidade de um óleo naftênico.