O que é um Óleo Isolante Elétrico?
O Óleo Isolante de Transformador apresenta funções importantes nos transformadores de energia onde destacamos a refrigeração do sistema e o isolamento elétrico. Os equipamentos usados para as conversões das tensões de correntes alternadas são chamados de transformadores de energia e isolar este sistema é utilizado o Óleo Mineral Isolante Parafínico ou o Óleo Mineral Isolante Naftênico. Podemos dizer que a função principal do Óleo Isolante de Transformador é a de refrigerar e de diminuir o calor gerado no interior do sistema.
FISPQ Óleo Isolante de Transformador
A CADIUM LUBRIFICANTES disponibiliza para o mercado dois tipos de Óleo Isolante de Transformador em Palma, o Óleo Isolante Parafínico e o Óleo Isolante Naftênico. Se você está precisando da FISPQ do Óleo Isolante Naftênico, ou do Óleo Isolante Parafínico, ou de outras informações técnicas do Óleo Isolante de Transformador em Palma, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que a nossa equipe técnica está capacitada para atendê-lo.
Conheça nossa Linha de Óleo Isolante para Transformador em Palma Parafínico e Naftênico
Tipo de Óleo Isolante para Transformador em Palma
O Óleo Isolante para Transformador em Palma mais utilizado no mercado é o Óleo Isolante Mineral derivado da destilação do petróleo. O Óleo Isolante para Transformador Parafínico é um Óleo Isolante Mineral que é utilizado em transformadores de até 145 kV de potência, e também é conhecido por Óleo Isolante para Transformador Tipo B, sendo que o Óleo Isolante para Transformador Naftênico é utilizado em transformadores de qualquer classe de tensão, sendo chamado de Óleo Isolante para Transformador Tipo A. Para a fabricação do Óleo Isolante para Transformador em Palma pode ser utilizado dois tipos de petróleos: o petróleo de base parafínica e o petróleo de base naftênica.
Análise de Óleo Isolante de Transformador
A análise do Óleo Isolante de Transformador é necessária para que se saiba sobre vida útil do lubrificante e a sua necessidade de troca. O Óleo Isolante para Transformador entra em contato com todos componentes internos do equipamento e devido a esta característica, ele tem que apresentar uma baixa reatividade química, para evitar que ocorra algum ataque ou degradação destes componentes, por isso quando da análise do Óleo de Transformador é fundamental observar se o lubrificante ainda se mantém neutro. A análise do Óleo Isolante de Transformador é uma forma de se detectar se está havendo a formação de borras no interior do equipamento, pois isso está ocorrendo, é uma indicação de que o Óleo Isolante de Transformador está sofrendo oxidação por não ter sido devidamente aditivado.
Óleo Isolante Transformador Tipo A Naftênico o que é?
O Óleo Isolante Transformador Tipo A Naftênico tem a característica ser um Óleo Isolante que apresenta uma elevada rigidez dielétrica, uma alta resistência à oxidação, uma boa proteção contra a corrosão, e é um Óleo Isolante que não contribui para a formação de borras ou depósitos. O Óleo Isolante Transformador Tipo A Naftênico tem a vantagem de ser um lubrificante que pode ser empregado em equipamentos e transformadores de qualquer classe de tensão. O Óleo Transformador Tipo A Naftênico em Palma de alta qualidade CADIUM LUBRIFICANTES que é comercializado com o nome de FLUECARD 9N.
O que um bom Óleo Isolante Mineral não pode possuir?
Um bom Óleo Isolante Mineral não deve possuir a presença de água em sua composição ou em suspensão, pois a umidade prejudica do sistema o que pode gerar até a gerar um curto circuito. Não devem existir partículas Sólidas suspensas no Óleo Isolante Mineral, inclusive as que não são condutoras de energia e nem sejam magnéticas, pois a presença de tais partículas poderá ocasionar a possibilidade da geração de descargas elétricas indevidas. Se houver gases dissolvidos no Óleo para Transformador de Energia, isso poderá contribuir para prejudicar a capacidade isolante do lubrificante e como consequência, poderá ocorrer à ionização do Óleo Isolante para Transformador e a formação de uma condução elétrica no interior do equipamento.