Óleo branco para Masterbatch – O que é e para que serve?

A partir da segunda metade do século passado, ocorreu um grande aumento na fabricação de produtos à base de plásticos, e com a crescente exigência de produtos técnicos e de qualidade superior, observou-se que ocorria uma falha no processamento dos plásticos, pois os equipamentos não conseguiam realizar uma mistura homogênea entre os aditivos em pó e as resinas.

Para suprir esta falha, foi criado o masterbatch, também chamado erradamente no Brasil pelas denominações de master-batch e master batch. O masterbatch é uma resina, normalmente sólida, composta pela mistura de vários aditivos como os retardantes de chama, secantes, antioxidantes, deslizantes, protetores de U.V. (raio ultra violeta), os antimicrobianos, os de coloração e óleo mineral branco.

A maior utilidade desenvolvida para os Masterbatches é a de ser um concentrado de cor. Os Masterbatches podem ser utilizados em quase todas as resinas e na maioria dos processos de fabricação de termoplásticos. Estes concentrados de pigmentos em resina plásticas, são produzidos na forma de pastilhas, grãos ou pérolas, para posterior adição na fabricação de plásticos, com o objetivo de modificar as características de cores destes produtos.

Qual a diferença entre pigmento, corante e masterbatch?

O pigmento tem um poder de cobertura externa, e pode ser obtido de materiais sintéticos como os derivados do refino do petróleo, ou os orgânicos obtidos de plantas ou animais como o negro de fumo (um tipo de carvão muito fino), usado principalmente na fabricação de produtos de cor preta. Ou ainda de materiais inorgânicos, advindos de pedras e outros minerais como o dióxido de titânio, que é usado na fabricação de produtos de cor branca. O óleo mineral para pigmento é uma matéria-prima encontrada em alguns dos pigmentos para plástico e para tinta, notadamente na pasta pigmentada em óleo mineral.

Já o corante tem um poder de cobertura interna, deixando translucidas as peças. Muitas peças técnicas utilizam lubrificante para termoplástico em sua composição.

Na fabricação de masterbatch, o pigmento ou corante é misturado a uma resina juntamente com outros aditivos como auxiliar de fluxo, anti-oxidante, lubrificante externo e interno (que pode ser um óleo mineral para concentrado de cor) e estabilizantes. Normalmente o masterbatch é sólido e produzido na forma granular (pelet), pois isso facilita a dosagem e a homogeneização durante o processamento dos termofixos e termoplásticos nas extrusoras e injetoras.

Por que são adicionados óleo lubrificante de fluxo e aditivos ao Masterbatch?

A adição de óleo lubrificante de fluxo e aditivos ao masterbatch, também chamado de concentrado de pigmento, tem por finalidade:

  • Promover a biodegradação em solo dos polímeros normalmente feitos a partir do petróleo;
  • Aumentar a resistência térmica do termoplástico;
  • Elevar a resistência à propagação de chama;
  • Ajudar a reduzir a quantidade de bactéria na superfície e brinquedos;
  • Tem a capacidade de prolongar a durabilidade de alimentos armazenados em vasilhas plásticas;
  • Ampliar as propriedades mecânicas e de resistência ao rasgamento e ao impacto;
  • Facilitar a homogeneização e o seu poder tintorial; 
  • Melhorar as propriedades de estabilidade térmica e condutividade elétrica do produto final;
  • Aumentar a proteção à radiação ultravioleta.

Com isso podemos dizer que o masterbatch pode ser utilizado em diversos tipos de aplicações. Destacamos como as principais a extrusão onde são produzidos filmes e perfis plásticos. A de injeção, onde contempla o maior uso dos masterbaches, notadamente na fabricação de peças plásticas pelas indústrias eletroeletrônica e automotiva.

E a aplicação em rotomoldagem, que permite a produção de peças para implementos agrícolas até peças grande tamanho como as usadas em playground para criança. E o óleo branco para masterbatch tem grande aplicação no segmento de produção destes insumos termoplásticos e termofixos.

Está precisando de um óleo branco para concentrado de cor? Saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de óleo mineral para materbatch.  Entre em contato com a nossa equipe área comercial, pois temos o lubrificante ideal para a fabricação do seu produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *