Óleo de encimagem: o que é e qual sua importância na indústria?

Dentre os diversos produtos químicos utilizados pela indústria têxtil, como os umectantes, emulsificantes, dispersantes, surfactantes e amaciantes, o óleo para encimagem possui um papel fundamental nas operações de processamento. Ele é um elemento essencial tanto na proteção das fibras quanto na formação de uma camada superficial necessária à manufatura do compósito. Saiba mais lendo o artigo.

O que é óleo de ensimagem ou encimagem?

O termo mais correto é óleo de encimagem (finish) apesar de muitas vezes ser referido como óleo de “ensimagem”. É um produto aplicável ao filamento ou às fibras têxteis no momento de sua formação. Ele visa proteger a superfície durante seu processo de manipulação e controlar as características do material.

O óleo de encimagem contém substâncias que fornecem lubrificação e adesão à superfície contudo, ao contrário de um acabamento, não possui agentes de acoplagem. Antes da fabricação final em algum composto, o lubrificante geralmente é removido por lavagem e aquecimento e, assim, um acabamento é aplicado.

Como o óleo de encimagem é aplicado na indústria têxtil?

Durante o processo de fabricação de fibras, especialmente às de poliéster, o óleo de encimagem é aplicado com o objetivo de reduzir o atrito com os equipamentos. Sua adição é feita antes da frisagem (processo que dá volume e maciez ao fio) para que haja maior contato com a fibra.

Qual a importância do óleo de encimagem no processo de produção?

Nas etapas de produção têxtil, especialmente das fibras de poliamida e poliéster, ocorre grande atrito da matéria-prima com os equipamentos (fibra/metal) e entre os fios (fibra/fibra). Isso pode provocar alterações nas características finais do produto.

Para diminuir este atrito é adicionado no processo de produção um lubrificante, conhecido por óleo de encimagem, que controla a energia estática e melhora algumas características da fibra. Para cada tipo de fio existe um produto específico que deve ser aplicado, porém, obrigatoriamente, ele deve ser lavável.

Em grande parte das vezes, um tipo de óleo de encimagem adicionado no processo de fiação das fibras de poliéster é baseado em éster poliglicólico de ácido graxo com aditivos especiais. Sua principal função é de neutralizar as cargas estáticas, reduzir o coeficiente de atrito e elevar a coesão fibra a fibra.

Sem a aplicação do óleo para encimagem poderia haver acúmulo de cargas estáticas nas fibras, que provocam a repulsão e eriçamento das fibrilas. Essa situação pode levar a quebra ou rompimento dos fios no processo.

Outro tipo de óleo de encimagem que pode ser aplicado é aquele com propriedades de lubrificação dos fios sintéticos e alta estabilidade térmica. Ele evita o aquecimento por atrito, prevenindo, da mesma forma, o rompimento do fio e as paradas no processo produtivo para reparos.

Óleo de encimagem da Cadium

A Cadium Óleo Lubrificantes possui uma linha completa de óleos têxteis de alta performance, sendo produtos totalmente laváveis e com formulação balanceada, sem adição de nonilfenol na sua composição. São produtos inodoros e seguros para os operadores.

O nosso óleo de encimagem possui alto índice de hidrogenação, elevada estabilidade térmica e alto poder de lubricidade, sendo ideal para utilização em processos têxteis de fiações naturais ou sintéticas.

Comercializamos o produto no nosso E-commerce nas seguintes embalagens:

  • Óleo de encimagem 1 Litro;
  • Óleo de encimagem 5 Litros;
  • Óleo de encimagem 20 Litros.

Faça sua compra agora clicando no link: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/lubrificante-textil/

Entre em contato e saiba mais sobre esse produto.

 

https://www.youtube.com/watch?v=focP16-RA8U

 

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *